As pin-ups contemporâneas: dos moldes da moda ao modo de vida.Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrô
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALTPCL |
Resumo: | À luz da análise do discurso francesa, na sua interlocução com a teoria bakhtiniana e com a semiótica francesa (standard e tensiva), acrescidas de um referencial teórico ligado, mais especificamente, à moda, analisamos, no presente trabalho, quatro blogs brasileiros atuais com temática retrô, a fim de examinar como se elaboram os ethé daquelas que, na contemporaneidade, autodenominam-se pin-ups modernas, bem como os estereótipos e as ideologias que atravessam as imagens que elas constroem de si. Grosso modo, nossa pesquisa revelou que, ainda que se inspirem nas pin-ups clássicas, as pin-ups contemporâneas, por estarem situadas em outro momento, não retomam completamente o paradigma do passado. Assim, se, por um lado, podemos observar uma certa banalização do termo pin-up, que é incorporado por algumas blogueiras como um simples modismo, por outro, vemos blogueiras que, ainda que imprimam certas mudanças ao paradigma da pin-up clássica, fazem-no sem romper com o lema da sensualidade, sem vulgaridade, inerente a esse paradigma. Em outras palavras, ainda que ampliem a esfera semântica do termo, em função das necessidades instauradas no presente, essas últimas não deixam de ser fiéis a certos preceitos, encarnando, além das roupas, dos penteados e dos acessórios, todo um estilo de vida pretérito. Nesse caso, constatamos que tanto a referência aos estereótipos de pin-ups famosas, como Marilyn Monroe, quanto a influência de representantes femininas anônimas (tais como tias e avós), mostraram-se igualmente relevantes na construção do éthos dessas mulheres. Por meio do exame dos eixos temático-figurativos dos discursos/blogs selecionados para esta pesquisa, conseguimos vislumbrar algumas transformações de cunho ideológico ocorridas através dessa ponte entre o passado e o presente. Ideais ligados ao feminismo, à emancipação da mulher e à luta contra os padrões de beleza vigentes tomaram forma por meio de discursos reiterados que encontraram no blog o seu espaço de divulgação. Muitas vezes, o passado e as questões a ele ligadas foram retomados, a fim de se discutirem problemáticas daquele tempo ainda vigentes, como aquelas relacionadas aos preconceitos de cor e de gênero. A pesquisa nos permitiu, portanto, constatar que a absorção de modos e modas pretéritos na contemporaneidade, apesar de já fazer parte de um repertório de já-ditos, acaba por desencadear movimentos da ordem do acontecimento, que rompem com a rotina, provocando reflexões valiosas a respeito do tempo e de suas implicações . |
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Glaucia Muniz Proenca LaraDaniervelin Renata Marques PereiraSonia Caldas PessoaAline Saddi ChavesTailze Melo FerreiraTania Maria de Oliveira Gomes2019-08-14T19:46:26Z2019-08-14T19:46:26Z2017-03-31http://hdl.handle.net/1843/RMSA-ALTPCLÀ luz da análise do discurso francesa, na sua interlocução com a teoria bakhtiniana e com a semiótica francesa (standard e tensiva), acrescidas de um referencial teórico ligado, mais especificamente, à moda, analisamos, no presente trabalho, quatro blogs brasileiros atuais com temática retrô, a fim de examinar como se elaboram os ethé daquelas que, na contemporaneidade, autodenominam-se pin-ups modernas, bem como os estereótipos e as ideologias que atravessam as imagens que elas constroem de si. Grosso modo, nossa pesquisa revelou que, ainda que se inspirem nas pin-ups clássicas, as pin-ups contemporâneas, por estarem situadas em outro momento, não retomam completamente o paradigma do passado. Assim, se, por um lado, podemos observar uma certa banalização do termo pin-up, que é incorporado por algumas blogueiras como um simples modismo, por outro, vemos blogueiras que, ainda que imprimam certas mudanças ao paradigma da pin-up clássica, fazem-no sem romper com o lema da sensualidade, sem vulgaridade, inerente a esse paradigma. Em outras palavras, ainda que ampliem a esfera semântica do termo, em função das necessidades instauradas no presente, essas últimas não deixam de ser fiéis a certos preceitos, encarnando, além das roupas, dos penteados e dos acessórios, todo um estilo de vida pretérito. Nesse caso, constatamos que tanto a referência aos estereótipos de pin-ups famosas, como Marilyn Monroe, quanto a influência de representantes femininas anônimas (tais como tias e avós), mostraram-se igualmente relevantes na construção do éthos dessas mulheres. Por meio do exame dos eixos temático-figurativos dos discursos/blogs selecionados para esta pesquisa, conseguimos vislumbrar algumas transformações de cunho ideológico ocorridas através dessa ponte entre o passado e o presente. Ideais ligados ao feminismo, à emancipação da mulher e à luta contra os padrões de beleza vigentes tomaram forma por meio de discursos reiterados que encontraram no blog o seu espaço de divulgação. Muitas vezes, o passado e as questões a ele ligadas foram retomados, a fim de se discutirem problemáticas daquele tempo ainda vigentes, como aquelas relacionadas aos preconceitos de cor e de gênero. A pesquisa nos permitiu, portanto, constatar que a absorção de modos e modas pretéritos na contemporaneidade, apesar de já fazer parte de um repertório de já-ditos, acaba por desencadear movimentos da ordem do acontecimento, que rompem com a rotina, provocando reflexões valiosas a respeito do tempo e de suas implicações .À la lumière de lanalyse française du discours dans son interlocution avec la théorie deBakhtine et la sémiotique française (standard et tensive) augmentées dun référentielthéorique lié plus spécifiquement à la mode, nous analysons dans ce travail quatre blogsbrésiliens actuels de thématique rétro afin dexaminer comment sélaborent les ethé decelles qui à lépoque contemporaine sauto-dénomment des pin-up modernes, toutcomme les stéréotypes et les idéologies qui traversent les images quelles construisentdelles-mêmes. En substance, notre recherche a révélé que, même si elles sinspirent despin-up classiques, les pin-up contemporaines ne reprennent pas complètement leparadigme du passé vu quelles se situent à une autre époque. Donc, si dune part nouspouvons observer une certaine banalisation du terme pin-up, intégré par certainsblogueurs comme une simple mode, dautre part, nous voyons des blogueurs qui, mêmesils apportent certains changements au paradigme de la pin-up classique, ils le font sansrompre avec le stigmate de la sensualité, sans vulgarité, inhérente à ce paradigme. Endautres termes, quoiquils élargissent la sphère sémantique du terme en fonction desexigences introduites dans ce domaine, ces dernières nen restent pas moins fidèles àcertains principes incarnant, outre les vêtements, les coiffures et les accessoires, tout unstyle de vie passé. Dans ce cas, nous constatons que tant la référence faite auxstéréotypes de pin-up célèbres, comme Marilyn Monroe, que linfluence desreprésentantes féminines anonymes (telles que les tantes et les grands-mères) sontégalement significatives dans la construction de léthos de ces femmes. Grâce àlexamen des axes thématiques-figuratifs des discours/blogs sélectionnés pour cetterecherche, nous pouvons entrevoir quelques transformations de nature idéologique quise sont produites par ce pont entre le passé et le présent. Les idéaux liés au féminisme, àlémancipation de la femme et à la lutte contre les modèles de beauté en vigueur ont prisforme par des discours réitérés qui ont trouvé dans le blog leur espace de divulgation.Souvent le passé et les questions qui y sont liées ont été repris afin de discuter lesproblématiques de lépoque toujours actuelles, comme celles concernant les préjugés decouleur et de genre. Cette recherche nous a donc permis de constater que lassimilationdes styles et des modes passées à lépoque contemporaine, même faisant déjà partiedun répertoire de déjà-dit, finit par déchaîner des mouvements de lordre delévénement qui rompent avec la routine, provoquant des réflexions précieusesconcernant le temps et ses implications.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAnálise do discursoBlogsSemióticaRetóricaEthoséthosideologiaestereótiposmodaAs pin-ups contemporâneas: dos moldes da moda ao modo de vida.Um estudo sobre éthos, estereótipos e ideologia em blogs com temática retrôinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALas_pin_ups_contempor_neas_dos_moldes_da_moda_ao_modo_de_vida._um_estudo__sobre__thos__estere_tipos_e_ideologia_em_blogs_co_1.pdfapplication/pdf7704976https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALTPCL/1/as_pin_ups_contempor_neas_dos_moldes_da_moda_ao_modo_de_vida._um_estudo__sobre__thos__estere_tipos_e_ideologia_em_blogs_co_1.pdf2e7c0081c730c91d5068e918cc5c912bMD51TEXTas_pin_ups_contempor_neas_dos_moldes_da_moda_ao_modo_de_vida._um_estudo__sobre__thos__estere_tipos_e_ideologia_em_blogs_co_1.pdf.txtas_pin_ups_contempor_neas_dos_moldes_da_moda_ao_modo_de_vida._um_estudo__sobre__thos__estere_tipos_e_ideologia_em_blogs_co_1.pdf.txtExtracted texttext/plain639729https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RMSA-ALTPCL/2/as_pin_ups_contempor_neas_dos_moldes_da_moda_ao_modo_de_vida._um_estudo__sobre__thos__estere_tipos_e_ideologia_em_blogs_co_1.pdf.txtea58a1372e05aaea9986a00fccf6e267MD521843/RMSA-ALTPCL2019-11-14 13:17:11.264oai:repositorio.ufmg.br:1843/RMSA-ALTPCLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:17:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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