Restauração cromática digital de fotografias em filme a partir da cartela Kodak Q-13: estudo de caso do acervo do Projeto Portinari

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre Cruz Leao
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8HWFZE
Resumo: A documentação fotográfica de bens culturais tem sido utilizada desde o seu surgimento no início do século XIX, através de processos de base química, sendo inicialmente monocromática e colorida a partir do início do século XX, chegando atualmente aos processos de base eletrônica. Com o propósito de se obter na fotografia o máximo de informações cromáticas e tonais semelhantes ao objeto original, tem sido adotado o uso de cartelas de referência junto à cena/objeto, cuja função é permitir ajustes após o registro fotográfico. Essas cartelas podem colaborar inclusive na identificação do esmaecimento, ou seja, perda cromática à qual as fotografias de base química estão sujeitas. Na documentação fotográfica realizada pelo Projeto Portinari das obras do artista Portinari, objeto de estudo dessa pesquisa, realizada nas décadas de 1970 e1980, foram utilizadas as cartelas de referência cromática Kodak Q-13, colorida e em tons de cinza, produzidas pela Kodak ou por outra empresa autorizada. Essas cartelas foram, a princípio, desenvolvidas para avaliação e correção cromática para fotografias de base química e não para processamento digital. Nessa pesquisa, o principal objetivo é desenvolvimento de metodologia capaz de restaurar as cores e tons da fotografia através de processamento digital de imagem, cuja referência cromática seja as cartelas Kodak Q-13. Para isso, foi realizado o estudo colorimétrico de três diferentes anos de fabricação das cartelas coloridas e em tons de cinza, bem como foram utilizados dois diferentes equipamentos de colorimetria, a fim de certificar os valores cromáticos gerados. Os resultados colorimétricos indicaram melhor consistência para a cartela em tons de cinza em relação à colorida. Os resultados obtidos a partir dos experimentos realizados e das metodologias desenvolvidas indicam que é possível realizar a restauração cromática das imagens fotográficas, cujas cartelas de referência sejam a Kodak Q-13. Por fim, restaurar e/ou conservar acervos fotográficos pode colaborar com o patrimônio cultural, sendo essa colaboração de diversas formas: como fonte histórica, como referência para restauradores, identificação de autenticidade, outras.
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Na documentação fotográfica realizada pelo Projeto Portinari das obras do artista Portinari, objeto de estudo dessa pesquisa, realizada nas décadas de 1970 e1980, foram utilizadas as cartelas de referência cromática Kodak Q-13, colorida e em tons de cinza, produzidas pela Kodak ou por outra empresa autorizada. Essas cartelas foram, a princípio, desenvolvidas para avaliação e correção cromática para fotografias de base química e não para processamento digital. Nessa pesquisa, o principal objetivo é desenvolvimento de metodologia capaz de restaurar as cores e tons da fotografia através de processamento digital de imagem, cuja referência cromática seja as cartelas Kodak Q-13. Para isso, foi realizado o estudo colorimétrico de três diferentes anos de fabricação das cartelas coloridas e em tons de cinza, bem como foram utilizados dois diferentes equipamentos de colorimetria, a fim de certificar os valores cromáticos gerados. Os resultados colorimétricos indicaram melhor consistência para a cartela em tons de cinza em relação à colorida. Os resultados obtidos a partir dos experimentos realizados e das metodologias desenvolvidas indicam que é possível realizar a restauração cromática das imagens fotográficas, cujas cartelas de referência sejam a Kodak Q-13. Por fim, restaurar e/ou conservar acervos fotográficos pode colaborar com o patrimônio cultural, sendo essa colaboração de diversas formas: como fonte histórica, como referência para restauradores, identificação de autenticidade, outras.Photographic documentation of cultural property has been used since its inception in the early nineteenth century, through processes of chemical basis, being initially monochrome and color since the early twentieth century, now coming to the processes of electronic basis. With the aim of getting from the picture as much chromatic and tone information similar to the original object, the use of reference color targets with the scene/object has been adopted, whose function is to allow adjustments after the photographic record. These cards canalso collaborate in the identification of fading, in other words, chromatic loss to which color photographs of chemical basis are subject. In the photographic documentation of the works of the artist Portinari, held by the Portinari Project, object of this research study, conducted in the 1970s and 1980s, the Kodak Q- 13 reference color targets were used, color separation guide and gray scale, produced by Kodak or another authorized company. These targets were at first developed to evaluate and correct chemical basis color photographs and not for digital processing. The main objective in this research is a methodologydevelopment that can restore the colors and tones of photography through digital image processing, which Kodak Q-13 are the reference color targets. For this purpose it was made the colorimetric study of three different years of manufacturing of color and gray scale targets, and used two different colorimetric equipments to guarantee the generated color values. Results indicate better color matching consistency for the gray scale target than the color one. Results obtained from the experiments and developed methodologies show that it is possible to accomplish color restoration of the photographic images, which used Kodak Q-13 reference targets. Finally, restore and/or maintain photographic collections can collaborate with cultural heritage, and this collaboration can be in several ways: as a historical source, as a reference forrestores, authenticity identification, others.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCromaticaPatrimônio cultural ProteçãoFotografia colorida Técnicas digitaisFotografia FilmesProjeto Portinari Documentação Conservação e restauraçãoProcessamento de imagens Técnicas digitaisImagens fotograficas Conservação e restauraçãorestauração cromáticagerenciamento de coresdocumentaçãoCandido PortinariProjeto Portinaridigitalizaçãocartelas Kodak Q-13Restauração cromática digital de fotografias em filme a partir da cartela Kodak Q-13: estudo de caso do acervo do Projeto Portinariinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_a_leao_2011_restauracao_cromatica_digital_fotografia_filmes.pdfapplication/pdf23245392https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8HWFZE/1/tese_a_leao_2011_restauracao_cromatica_digital_fotografia_filmes.pdfe77d7e8165ce40b390a9409fc772ebfaMD51TEXTtese_a_leao_2011_restauracao_cromatica_digital_fotografia_filmes.pdf.txttese_a_leao_2011_restauracao_cromatica_digital_fotografia_filmes.pdf.txtExtracted texttext/plain402534https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8HWFZE/2/tese_a_leao_2011_restauracao_cromatica_digital_fotografia_filmes.pdf.txtc9f0b2f439a5bed502d21ca547b2036bMD521843/JSSS-8HWFZE2019-11-14 17:59:52.85oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8HWFZERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:59:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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