Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/50811 https://orcid.org/0000-0001-9232-4309 https://orcid.org/0000-0003-0670-9021 https://orcid.org/0000-0002-7614-695X https://orcid.org/0000-0002-6031-6977 https://orcid.org/0000-0002-0602-1991 https://orcid.org/0000-0001-6374-9295 |
Resumo: | Introdução: A pandemia do novo coronavírus se espalhou rapidamente e gerou milhares de infecções e mortes pelo mundo. Com intuito de contribuir com a disseminação de informações sobre prevenção, o objetivo deste estudo foi desenvolver um jogo sério mobile para divulgar medidas preventivas para adolescentes. Métodos: Foi desenvolvido um jogo em formato de quiz com 49 questões, utilizando tecnologia PWA. Os dados para avaliação foram obtidos a partir dos relatórios produzidos pelo Google Analytics. Resultados: Foram calculadas taxas de erros por perguntas agrupadas por semana e observou-se tendência significativa de redução e aumento na taxa de erros em 5 questões. Conclusão: É possível contribuir com a disseminação de informações confiáveis de forma lúdica, buscando a promoção de mudanças com relação a cuidados pessoais e coletivos, além de obter dados que possam contribuir com a avaliação do conhecimento dos jogadores sobre a COVID-19. |
id |
UFMG_e0318c8d0da63c6ad77833e4ea88fbd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/50811 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2023-03-10T21:24:13Z2023-03-10T21:24:13Z20201718202178-28571http://hdl.handle.net/1843/50811https://orcid.org/0000-0001-9232-4309https://orcid.org/0000-0003-0670-9021https://orcid.org/0000-0001-9232-4309https://orcid.org/0000-0002-7614-695Xhttps://orcid.org/0000-0002-6031-6977https://orcid.org/0000-0002-0602-1991https://orcid.org/0000-0001-6374-9295Introdução: A pandemia do novo coronavírus se espalhou rapidamente e gerou milhares de infecções e mortes pelo mundo. Com intuito de contribuir com a disseminação de informações sobre prevenção, o objetivo deste estudo foi desenvolver um jogo sério mobile para divulgar medidas preventivas para adolescentes. Métodos: Foi desenvolvido um jogo em formato de quiz com 49 questões, utilizando tecnologia PWA. Os dados para avaliação foram obtidos a partir dos relatórios produzidos pelo Google Analytics. Resultados: Foram calculadas taxas de erros por perguntas agrupadas por semana e observou-se tendência significativa de redução e aumento na taxa de erros em 5 questões. Conclusão: É possível contribuir com a disseminação de informações confiáveis de forma lúdica, buscando a promoção de mudanças com relação a cuidados pessoais e coletivos, além de obter dados que possam contribuir com a avaliação do conhecimento dos jogadores sobre a COVID-19.Introduction: The new coronavirus pandemic spread rapidly and generated thousands of infections and deaths around the world. In order to contribute to the dissemination of information about prevention, the objective of this study was to develop a serious mobile game to disseminate preventive measures for adolescents. Methods: A quiz game with 49 questions was developed using PWA technology. Data for evaluation were obtained from reports produced by Google Analytics. Results: Error rates were calculated for questions grouped by week and a significant trend of reduction and increase in the error rate was observed in 5 questions. Conclusion: It is possible to contribute to the dissemination of reliable information in a playful way, seeking to promote changes in relation to personal and collective care, in addition to obtaining data that can contribute to the assessment of players' knowledge about COVID-19.Outra AgênciaporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilARQ - DEPARTAMENTO DE TEC ARQUITETURA E URBANISMOMED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIACongresso Brasileiro de Informática em SaúdeSaúde públicaCOVID-19 (Doença)Jogos eletrônicosJogos educativosGamificaçãoJogo sérioCOVID-19E-learningGamificaçãoMobile appDesenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19Development and evaluation of a serious game to prevent COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://sbis.org.br/cbis-2020/Rayner Guilherme de SouzaJuliano de Souza GasparIsaias José Ramos de OliveiraIgor Carvalho Lima OliveiraEura Martins LageFernando José da SilvaÉrico Franco MineiroJuan Rodrigues Oliveira GusmãoCamila Fernanda Donadoni De SouzaZilma Silveira Nogueira Reisapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50811/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALDesenvolvimento e avaliação de um Jogo Sério para prevenção contra a COVID-19.pdfDesenvolvimento e avaliação de um Jogo Sério para prevenção contra a COVID-19.pdfapplication/pdf394218https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50811/2/Desenvolvimento%20e%20avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20Jogo%20S%c3%a9rio%20para%20preven%c3%a7%c3%a3o%20contra%20a%20COVID-19.pdfabc13c89ad5e782302f4c116b41b310aMD521843/508112023-03-10 18:26:51.659oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-10T21:26:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19 |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Development and evaluation of a serious game to prevent COVID-19 |
title |
Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19 |
spellingShingle |
Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19 Rayner Guilherme de Souza Jogo sério COVID-19 E-learning Gamificação Mobile app Saúde pública COVID-19 (Doença) Jogos eletrônicos Jogos educativos Gamificação |
title_short |
Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19 |
title_full |
Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19 |
title_fullStr |
Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19 |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19 |
title_sort |
Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19 |
author |
Rayner Guilherme de Souza |
author_facet |
Rayner Guilherme de Souza Juliano de Souza Gaspar Isaias José Ramos de Oliveira Igor Carvalho Lima Oliveira Eura Martins Lage Fernando José da Silva Érico Franco Mineiro Juan Rodrigues Oliveira Gusmão Camila Fernanda Donadoni De Souza Zilma Silveira Nogueira Reis |
author_role |
author |
author2 |
Juliano de Souza Gaspar Isaias José Ramos de Oliveira Igor Carvalho Lima Oliveira Eura Martins Lage Fernando José da Silva Érico Franco Mineiro Juan Rodrigues Oliveira Gusmão Camila Fernanda Donadoni De Souza Zilma Silveira Nogueira Reis |
author2_role |
author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rayner Guilherme de Souza Juliano de Souza Gaspar Isaias José Ramos de Oliveira Igor Carvalho Lima Oliveira Eura Martins Lage Fernando José da Silva Érico Franco Mineiro Juan Rodrigues Oliveira Gusmão Camila Fernanda Donadoni De Souza Zilma Silveira Nogueira Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogo sério COVID-19 E-learning Gamificação Mobile app |
topic |
Jogo sério COVID-19 E-learning Gamificação Mobile app Saúde pública COVID-19 (Doença) Jogos eletrônicos Jogos educativos Gamificação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Saúde pública COVID-19 (Doença) Jogos eletrônicos Jogos educativos Gamificação |
description |
Introdução: A pandemia do novo coronavírus se espalhou rapidamente e gerou milhares de infecções e mortes pelo mundo. Com intuito de contribuir com a disseminação de informações sobre prevenção, o objetivo deste estudo foi desenvolver um jogo sério mobile para divulgar medidas preventivas para adolescentes. Métodos: Foi desenvolvido um jogo em formato de quiz com 49 questões, utilizando tecnologia PWA. Os dados para avaliação foram obtidos a partir dos relatórios produzidos pelo Google Analytics. Resultados: Foram calculadas taxas de erros por perguntas agrupadas por semana e observou-se tendência significativa de redução e aumento na taxa de erros em 5 questões. Conclusão: É possível contribuir com a disseminação de informações confiáveis de forma lúdica, buscando a promoção de mudanças com relação a cuidados pessoais e coletivos, além de obter dados que possam contribuir com a avaliação do conhecimento dos jogadores sobre a COVID-19. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-10T21:24:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-10T21:24:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/50811 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-2857 |
dc.identifier.sici.pt_BR.fl_str_mv |
1 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9232-4309 https://orcid.org/0000-0003-0670-9021 https://orcid.org/0000-0001-9232-4309 https://orcid.org/0000-0002-7614-695X https://orcid.org/0000-0002-6031-6977 https://orcid.org/0000-0002-0602-1991 https://orcid.org/0000-0001-6374-9295 |
identifier_str_mv |
2178-2857 1 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/50811 https://orcid.org/0000-0001-9232-4309 https://orcid.org/0000-0003-0670-9021 https://orcid.org/0000-0002-7614-695X https://orcid.org/0000-0002-6031-6977 https://orcid.org/0000-0002-0602-1991 https://orcid.org/0000-0001-6374-9295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv |
Congresso Brasileiro de Informática em Saúde |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ARQ - DEPARTAMENTO DE TEC ARQUITETURA E URBANISMO MED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50811/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50811/2/Desenvolvimento%20e%20avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20Jogo%20S%c3%a9rio%20para%20preven%c3%a7%c3%a3o%20contra%20a%20COVID-19.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 abc13c89ad5e782302f4c116b41b310a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589271115792384 |