Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rayner Guilherme de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Juliano de Souza Gaspar, Isaias José Ramos de Oliveira, Igor Carvalho Lima Oliveira, Eura Martins Lage, Fernando José da Silva, Érico Franco Mineiro, Juan Rodrigues Oliveira Gusmão, Camila Fernanda Donadoni De Souza, Zilma Silveira Nogueira Reis
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50811
https://orcid.org/0000-0001-9232-4309
https://orcid.org/0000-0003-0670-9021
https://orcid.org/0000-0002-7614-695X
https://orcid.org/0000-0002-6031-6977
https://orcid.org/0000-0002-0602-1991
https://orcid.org/0000-0001-6374-9295
Resumo: Introdução: A pandemia do novo coronavírus se espalhou rapidamente e gerou milhares de infecções e mortes pelo mundo. Com intuito de contribuir com a disseminação de informações sobre prevenção, o objetivo deste estudo foi desenvolver um jogo sério mobile para divulgar medidas preventivas para adolescentes. Métodos: Foi desenvolvido um jogo em formato de quiz com 49 questões, utilizando tecnologia PWA. Os dados para avaliação foram obtidos a partir dos relatórios produzidos pelo Google Analytics. Resultados: Foram calculadas taxas de erros por perguntas agrupadas por semana e observou-se tendência significativa de redução e aumento na taxa de erros em 5 questões. Conclusão: É possível contribuir com a disseminação de informações confiáveis de forma lúdica, buscando a promoção de mudanças com relação a cuidados pessoais e coletivos, além de obter dados que possam contribuir com a avaliação do conhecimento dos jogadores sobre a COVID-19.
id UFMG_e0318c8d0da63c6ad77833e4ea88fbd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50811
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-03-10T21:24:13Z2023-03-10T21:24:13Z20201718202178-28571http://hdl.handle.net/1843/50811https://orcid.org/0000-0001-9232-4309https://orcid.org/0000-0003-0670-9021https://orcid.org/0000-0001-9232-4309https://orcid.org/0000-0002-7614-695Xhttps://orcid.org/0000-0002-6031-6977https://orcid.org/0000-0002-0602-1991https://orcid.org/0000-0001-6374-9295Introdução: A pandemia do novo coronavírus se espalhou rapidamente e gerou milhares de infecções e mortes pelo mundo. Com intuito de contribuir com a disseminação de informações sobre prevenção, o objetivo deste estudo foi desenvolver um jogo sério mobile para divulgar medidas preventivas para adolescentes. Métodos: Foi desenvolvido um jogo em formato de quiz com 49 questões, utilizando tecnologia PWA. Os dados para avaliação foram obtidos a partir dos relatórios produzidos pelo Google Analytics. Resultados: Foram calculadas taxas de erros por perguntas agrupadas por semana e observou-se tendência significativa de redução e aumento na taxa de erros em 5 questões. Conclusão: É possível contribuir com a disseminação de informações confiáveis de forma lúdica, buscando a promoção de mudanças com relação a cuidados pessoais e coletivos, além de obter dados que possam contribuir com a avaliação do conhecimento dos jogadores sobre a COVID-19.Introduction: The new coronavirus pandemic spread rapidly and generated thousands of infections and deaths around the world. In order to contribute to the dissemination of information about prevention, the objective of this study was to develop a serious mobile game to disseminate preventive measures for adolescents. Methods: A quiz game with 49 questions was developed using PWA technology. Data for evaluation were obtained from reports produced by Google Analytics. Results: Error rates were calculated for questions grouped by week and a significant trend of reduction and increase in the error rate was observed in 5 questions. Conclusion: It is possible to contribute to the dissemination of reliable information in a playful way, seeking to promote changes in relation to personal and collective care, in addition to obtaining data that can contribute to the assessment of players' knowledge about COVID-19.Outra AgênciaporUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilARQ - DEPARTAMENTO DE TEC ARQUITETURA E URBANISMOMED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIACongresso Brasileiro de Informática em SaúdeSaúde públicaCOVID-19 (Doença)Jogos eletrônicosJogos educativosGamificaçãoJogo sérioCOVID-19E-learningGamificaçãoMobile appDesenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19Development and evaluation of a serious game to prevent COVID-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://sbis.org.br/cbis-2020/Rayner Guilherme de SouzaJuliano de Souza GasparIsaias José Ramos de OliveiraIgor Carvalho Lima OliveiraEura Martins LageFernando José da SilvaÉrico Franco MineiroJuan Rodrigues Oliveira GusmãoCamila Fernanda Donadoni De SouzaZilma Silveira Nogueira Reisapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50811/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALDesenvolvimento e avaliação de um Jogo Sério para prevenção contra a COVID-19.pdfDesenvolvimento e avaliação de um Jogo Sério para prevenção contra a COVID-19.pdfapplication/pdf394218https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50811/2/Desenvolvimento%20e%20avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20Jogo%20S%c3%a9rio%20para%20preven%c3%a7%c3%a3o%20contra%20a%20COVID-19.pdfabc13c89ad5e782302f4c116b41b310aMD521843/508112023-03-10 18:26:51.659oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-03-10T21:26:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Development and evaluation of a serious game to prevent COVID-19
title Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19
spellingShingle Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19
Rayner Guilherme de Souza
Jogo sério
COVID-19
E-learning
Gamificação
Mobile app
Saúde pública
COVID-19 (Doença)
Jogos eletrônicos
Jogos educativos
Gamificação
title_short Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19
title_full Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19
title_fullStr Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19
title_full_unstemmed Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19
title_sort Desenvolvimento e avaliação de um jogo sério para prevenção contra a COVID-19
author Rayner Guilherme de Souza
author_facet Rayner Guilherme de Souza
Juliano de Souza Gaspar
Isaias José Ramos de Oliveira
Igor Carvalho Lima Oliveira
Eura Martins Lage
Fernando José da Silva
Érico Franco Mineiro
Juan Rodrigues Oliveira Gusmão
Camila Fernanda Donadoni De Souza
Zilma Silveira Nogueira Reis
author_role author
author2 Juliano de Souza Gaspar
Isaias José Ramos de Oliveira
Igor Carvalho Lima Oliveira
Eura Martins Lage
Fernando José da Silva
Érico Franco Mineiro
Juan Rodrigues Oliveira Gusmão
Camila Fernanda Donadoni De Souza
Zilma Silveira Nogueira Reis
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rayner Guilherme de Souza
Juliano de Souza Gaspar
Isaias José Ramos de Oliveira
Igor Carvalho Lima Oliveira
Eura Martins Lage
Fernando José da Silva
Érico Franco Mineiro
Juan Rodrigues Oliveira Gusmão
Camila Fernanda Donadoni De Souza
Zilma Silveira Nogueira Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo sério
COVID-19
E-learning
Gamificação
Mobile app
topic Jogo sério
COVID-19
E-learning
Gamificação
Mobile app
Saúde pública
COVID-19 (Doença)
Jogos eletrônicos
Jogos educativos
Gamificação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Saúde pública
COVID-19 (Doença)
Jogos eletrônicos
Jogos educativos
Gamificação
description Introdução: A pandemia do novo coronavírus se espalhou rapidamente e gerou milhares de infecções e mortes pelo mundo. Com intuito de contribuir com a disseminação de informações sobre prevenção, o objetivo deste estudo foi desenvolver um jogo sério mobile para divulgar medidas preventivas para adolescentes. Métodos: Foi desenvolvido um jogo em formato de quiz com 49 questões, utilizando tecnologia PWA. Os dados para avaliação foram obtidos a partir dos relatórios produzidos pelo Google Analytics. Resultados: Foram calculadas taxas de erros por perguntas agrupadas por semana e observou-se tendência significativa de redução e aumento na taxa de erros em 5 questões. Conclusão: É possível contribuir com a disseminação de informações confiáveis de forma lúdica, buscando a promoção de mudanças com relação a cuidados pessoais e coletivos, além de obter dados que possam contribuir com a avaliação do conhecimento dos jogadores sobre a COVID-19.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T21:24:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-10T21:24:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/50811
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-2857
dc.identifier.sici.pt_BR.fl_str_mv 1
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0001-9232-4309
https://orcid.org/0000-0003-0670-9021
https://orcid.org/0000-0001-9232-4309
https://orcid.org/0000-0002-7614-695X
https://orcid.org/0000-0002-6031-6977
https://orcid.org/0000-0002-0602-1991
https://orcid.org/0000-0001-6374-9295
identifier_str_mv 2178-2857
1
url http://hdl.handle.net/1843/50811
https://orcid.org/0000-0001-9232-4309
https://orcid.org/0000-0003-0670-9021
https://orcid.org/0000-0002-7614-695X
https://orcid.org/0000-0002-6031-6977
https://orcid.org/0000-0002-0602-1991
https://orcid.org/0000-0001-6374-9295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ARQ - DEPARTAMENTO DE TEC ARQUITETURA E URBANISMO
MED - DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA OBSTETRÍCIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50811/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50811/2/Desenvolvimento%20e%20avalia%c3%a7%c3%a3o%20de%20um%20Jogo%20S%c3%a9rio%20para%20preven%c3%a7%c3%a3o%20contra%20a%20COVID-19.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
abc13c89ad5e782302f4c116b41b310a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589271115792384