The principle of complementarity between verbal and visual languages in media images: a systemic-functional approach
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.20396/cel.v64i00.8663896 http://hdl.handle.net/1843/61685 https://orcid.org/0000-0003-3104-7090 |
Resumo: | Vários estudos têm buscado entender como e em qual nível se dá a complementaridade entre texto escrito e imagens, principalmente, em anúncios midiáticos. O objetivo principal é entender como as mensagens escritas e as imagens interagem e se complementam na formação de um todo coerente na busca de persuadir os leitores à adesão de certos produtos ou serviços anunciados. Neste sentido as análises irão partir dos microelementos até atingir os macroaspectos, onde as formas linguísticas e os atos de imagem agem em conjunto para transmissão de aspectos ideológicos e hegemônicos. Além disso, as análises contam com as teorias de Halliday (1978; 1994), Kress e van Leeuwen (1996; 2002; 2006), Royce (2007). Pelo fato de as análises recaírem sobre anúncios publicitários, os estudos de Fairclough (1995) sobre as tendências da mídia atual também se mostram relevantes para este artigo. Os resultados apontam que os aspectos ideacionais, interpessoais e composicionais de anúncios midiáticos se complementam na formação de um todo coerente capaz de persuadir o leitor a adquirir um determinado produto ou influenciar comportamentos. |
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The principle of complementarity between verbal and visual languages in media images: a systemic-functional approachO princípio da complementaridade entre linguagem verbal e visual em imagens midiáticas uma abordagem sistêmico-funcionalComplementarityAdvertsPublicityMultimodalityMediaSystemic functional linguisticsLinguísticaPublicidadeAnúnciosVários estudos têm buscado entender como e em qual nível se dá a complementaridade entre texto escrito e imagens, principalmente, em anúncios midiáticos. O objetivo principal é entender como as mensagens escritas e as imagens interagem e se complementam na formação de um todo coerente na busca de persuadir os leitores à adesão de certos produtos ou serviços anunciados. Neste sentido as análises irão partir dos microelementos até atingir os macroaspectos, onde as formas linguísticas e os atos de imagem agem em conjunto para transmissão de aspectos ideológicos e hegemônicos. Além disso, as análises contam com as teorias de Halliday (1978; 1994), Kress e van Leeuwen (1996; 2002; 2006), Royce (2007). Pelo fato de as análises recaírem sobre anúncios publicitários, os estudos de Fairclough (1995) sobre as tendências da mídia atual também se mostram relevantes para este artigo. Os resultados apontam que os aspectos ideacionais, interpessoais e composicionais de anúncios midiáticos se complementam na formação de um todo coerente capaz de persuadir o leitor a adquirir um determinado produto ou influenciar comportamentos.Several studies have sought to understand how and at which levels the complementarity between written text and images occurs, especially in media advertising. The main purpose of this article is to understand how written messages and images interact and complement each other in forming a coherent whole in order to persuade readers to acquire certain products or services. Through this perspective, the analysis starts from the micro elements until it reaches the macro aspects, where the linguistic forms and image acts work in tandem to transmit ideological and hegemonic messages. The analysis draws on the theories of Halliday (1978, 1994), Kress and van Leeuwen (1996, 2002, 2006) and Royce (2007). As advertisements are the subject matter, Fairclough's (1995) studies on media trends are also relevant to this article. The results indicate that the ideational, interpersonal, and compositional aspects of media advertisements complement each other in the formation of a coherent whole capable of persuading readers to acquire a given products or influence their behavior.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASUFMG2023-12-04T19:55:15Z2023-12-04T19:55:15Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdfhttps://doi.org/10.20396/cel.v64i00.866389624470686http://hdl.handle.net/1843/61685https://orcid.org/0000-0003-3104-7090engCadernos de Estudos LinguísticosLeonardo Antonio Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-12-04T19:55:15Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/61685Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-12-04T19:55:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Vários estudos têm buscado entender como e em qual nível se dá a complementaridade entre texto escrito e imagens, principalmente, em anúncios midiáticos. O objetivo principal é entender como as mensagens escritas e as imagens interagem e se complementam na formação de um todo coerente na busca de persuadir os leitores à adesão de certos produtos ou serviços anunciados. Neste sentido as análises irão partir dos microelementos até atingir os macroaspectos, onde as formas linguísticas e os atos de imagem agem em conjunto para transmissão de aspectos ideológicos e hegemônicos. Além disso, as análises contam com as teorias de Halliday (1978; 1994), Kress e van Leeuwen (1996; 2002; 2006), Royce (2007). Pelo fato de as análises recaírem sobre anúncios publicitários, os estudos de Fairclough (1995) sobre as tendências da mídia atual também se mostram relevantes para este artigo. Os resultados apontam que os aspectos ideacionais, interpessoais e composicionais de anúncios midiáticos se complementam na formação de um todo coerente capaz de persuadir o leitor a adquirir um determinado produto ou influenciar comportamentos. |
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