Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHE6J |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é mostrar como o corpo-voz entendido como totalidade expressiva do ator e a musicalidade são essenciais na recepção dos códigos advindos da cultura estrangeira no teatro físico proposto pelo grupo checo Farm in the Cave. No decorrer do trabalho, analiso os procedimentos de criação recorrentes nos espetáculos (entre os anos 2002 e 2010), que foram criados a partir do contato com diferentes contextos culturais. Evidencio ainda o processo de criação do espetáculo The Theatre, ressaltando os elementos usados na composição cênica, inspirados em padrões de movimento e musicais de manifestações culturais e rituais brasileiros, visando identificar as imagens ressaltadas na encenação e os laços culturais estabelecidos à luz de teorias interculturais no teatro. |
id |
UFMG_e0b994b8b2fdad114a98f71f47563a35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9EHE6J |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maurilio Andrade RochaFernando Antonio MencarelliMariana de Lima e MunizJuliana Macedo Carneiro2019-08-11T11:17:03Z2019-08-11T11:17:03Z2013-09-10http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHE6JO objetivo desta dissertação é mostrar como o corpo-voz entendido como totalidade expressiva do ator e a musicalidade são essenciais na recepção dos códigos advindos da cultura estrangeira no teatro físico proposto pelo grupo checo Farm in the Cave. No decorrer do trabalho, analiso os procedimentos de criação recorrentes nos espetáculos (entre os anos 2002 e 2010), que foram criados a partir do contato com diferentes contextos culturais. Evidencio ainda o processo de criação do espetáculo The Theatre, ressaltando os elementos usados na composição cênica, inspirados em padrões de movimento e musicais de manifestações culturais e rituais brasileiros, visando identificar as imagens ressaltadas na encenação e os laços culturais estabelecidos à luz de teorias interculturais no teatro.This dissertation aims at showing how the body-voice understood as the expressive totality of the actor and musicality are essential to the reception of codes that arise from foreign culture in the physical theater proposed by czech group Farm in the Cave. Through this work I analyze the recurring creative procedures in the spectacles (between 2002 and 2010) that were created from the contact with different cultural contexts. I analyze further the creative process of the play The Theatre, featuring the elements used in stage composition inspired by movement and musical patterns from brazilian rituals and cultural manifestations, seeking to identify which images they choose to highlight in staging and the cultural links that are established in the light of intercultural theories on theater.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtes cênicasVozMovimento (Encenação)Linguagem corporalMúsica e teatroTeatroRepresentação teatralMusicalidadeCorporalidadeInterculturalidadeEncenaçãoTeatro físicoCorporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_corporalidade_musicalidade..._juliana_macedo_carneiro.pdfapplication/pdf2355537https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHE6J/1/disserta__o_corporalidade_musicalidade..._juliana_macedo_carneiro.pdf3a18ddd036b6de50d82f21c51566a92eMD51TEXTdisserta__o_corporalidade_musicalidade..._juliana_macedo_carneiro.pdf.txtdisserta__o_corporalidade_musicalidade..._juliana_macedo_carneiro.pdf.txtExtracted texttext/plain298998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHE6J/2/disserta__o_corporalidade_musicalidade..._juliana_macedo_carneiro.pdf.txt22baf510ca0271b4ca02739c85c11b27MD521843/JSSS-9EHE6J2019-11-14 05:59:59.721oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-9EHE6JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:59:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatre |
title |
Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatre |
spellingShingle |
Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatre Juliana Macedo Carneiro Musicalidade Corporalidade Interculturalidade Encenação Teatro físico Artes cênicas Voz Movimento (Encenação) Linguagem corporal Música e teatro Teatro Representação teatral |
title_short |
Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatre |
title_full |
Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatre |
title_fullStr |
Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatre |
title_full_unstemmed |
Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatre |
title_sort |
Corporalidade e musicalidade na poética do estrangeiro do Farm in the cave: inspirações brasileiras no espetáculo The theatre |
author |
Juliana Macedo Carneiro |
author_facet |
Juliana Macedo Carneiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maurilio Andrade Rocha |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernando Antonio Mencarelli |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mariana de Lima e Muniz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Juliana Macedo Carneiro |
contributor_str_mv |
Maurilio Andrade Rocha Fernando Antonio Mencarelli Mariana de Lima e Muniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Musicalidade Corporalidade Interculturalidade Encenação Teatro físico |
topic |
Musicalidade Corporalidade Interculturalidade Encenação Teatro físico Artes cênicas Voz Movimento (Encenação) Linguagem corporal Música e teatro Teatro Representação teatral |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes cênicas Voz Movimento (Encenação) Linguagem corporal Música e teatro Teatro Representação teatral |
description |
O objetivo desta dissertação é mostrar como o corpo-voz entendido como totalidade expressiva do ator e a musicalidade são essenciais na recepção dos códigos advindos da cultura estrangeira no teatro físico proposto pelo grupo checo Farm in the Cave. No decorrer do trabalho, analiso os procedimentos de criação recorrentes nos espetáculos (entre os anos 2002 e 2010), que foram criados a partir do contato com diferentes contextos culturais. Evidencio ainda o processo de criação do espetáculo The Theatre, ressaltando os elementos usados na composição cênica, inspirados em padrões de movimento e musicais de manifestações culturais e rituais brasileiros, visando identificar as imagens ressaltadas na encenação e os laços culturais estabelecidos à luz de teorias interculturais no teatro. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T11:17:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T11:17:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHE6J |
url |
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-9EHE6J |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHE6J/1/disserta__o_corporalidade_musicalidade..._juliana_macedo_carneiro.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-9EHE6J/2/disserta__o_corporalidade_musicalidade..._juliana_macedo_carneiro.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a18ddd036b6de50d82f21c51566a92e 22baf510ca0271b4ca02739c85c11b27 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589459226132480 |