spelling |
2023-11-08T14:04:53Z2023-11-08T14:04:53Z201663158187https://doi.org/10.24883/IberoamericanIC.v6i3.1772236210Xhttp://hdl.handle.net/1843/60642A identificação e análise das variáveis de decisão capazes de determinar uma aquisição, bem como a inovação de processos aplicada as atividades de Compras das organizações, podem significar a diferença entre o sucesso e o fracasso em ambientes altamente competitivos. Neste contexto, este estudo tem como objetivo identificar quais asvariáveis determinantes da decisão de compras em uma indústria metalúrgica no Brasil, bem como identificar a utilização de Inovação de Processos nas atividades de compras que contribua para o aumento de competitividade da organização. Para tanto, por meiode uma abordagem qualitativa com fins exploratórios, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelas decisões em compras na empresa pesquisada, atrelada à realização de pesquisa documental e pesquisa de campo pautada na observação não participante das atividades executadas no setor de Compras da empresa. Em seguida, os dados coletados foram analisados por meio de “Combinação Padrão” proposta por Yin (2010). Em síntese, das dezessete variáveis de decisão determinantes de compras preconizadas pela literatura especializada utilizada neste estudo, a metodologia aplicada permitiu identificar dezesseis delas em efetiva utilização. Constatou-se também a ocorrência de Inovação de Processo nas atividades de compras da empresa conforme recomenda a OCDE (2005) através do manual de Oslo.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISRevista Inteligência CompetitivaComprasDesenvolvimento organizacionalAdministração de empresasDecisão de compras nas organizaçõesVariáveis determinantes de comprasInovação de processosVariáveis determinantes de compras e inovação de processos: estudo de uma indústria brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://www.inteligenciacompetitivarev.com.br/ojs/index.php/rev/article/view/177/pdf_72Darlen Andrade CostaPoueri do Carmo MarioLuiz Rodrigo Cunha Mourainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60642/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALVARIÁVEIS DETERMINANTES DE COMPRAS E INOVAÇÃO DE PROCESSOS.pdfVARIÁVEIS DETERMINANTES DE COMPRAS E INOVAÇÃO DE PROCESSOS.pdfapplication/pdf4695749https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60642/2/VARI%c3%81VEIS%20DETERMINANTES%20DE%20COMPRAS%20E%20INOVA%c3%87%c3%83O%20DE%20PROCESSOS.pdf3be210bb1e74efee6a46ad011e1638b0MD521843/606422023-11-08 11:04:54.959oai:repositorio.ufmg.br:1843/60642Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-08T14:04:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|