A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26 |
Resumo: | Nesta tese, realizou-se um estudo a propósito de dois textos dramáticos (Colacho Hermanos y Presidentes de América, 1934, e La Piedra Cansada, 1937) e um ensaio crítico sobre teatro (Notas sobre uma nova estética teatral, 1934) produzidos pelo escritor César Vallejo, além de cinco montagens do Teatro de Grupo Yuyachkani (Adiós Ayacucho, 1990, Santiago de Yuyachkani, 2000, Hecho en el Perú (vitrinas para un museo de la memoria), 2001, Sin título técnica mixta, 2004 e El último ensayo - repertório, 2009). As dramaturgias textuais e espetaculares escolhidas como corpus da pesquisa correspondem ao anseio de demonstrar de que maneira se propôs e se colocou em prática, no contexto dos séculos XX e XXI, um teatro que põe em cena o sujeito andino, compreendendo aí aspectos culturais relacionados ao seu modo de viver e conceber o mundo, a sua cosmogonia, suas práticas coreográficas e suas formas de escritura não literárias que se manifestam, até hoje, nos espaços limiares dos rituais e das festas populares, próprias da região andina. A pesquisa seguiu uma metodologia comparada e interdisciplinar, cuja finalidade foi pôr em evidência fazeres teatrais que nascem a partir do contato e dos conflitos interculturais. Desse modo, procurou-se estabelecer relações entre o teatro e a memória histórica e coletiva do Peru, destacando-se alguns eventos do passado pré-hispânico, colonial e republicano, especialmente, episódios recentes relacionados com a Guerra do Pacífico (1879-1883) e com o Conflito Armado Interno (1980-2000). Ressalta-se de que maneira, nos trabalhos teatrais estudados, a memória do sujeito andino - e sua participação e imersão nesses fatos históricos - é levada à cena, de modo articulado com o presente e com temáticas transversais como a dos Direitos Humanos |
id |
UFMG_e0f52f39939564f1ec953f26052e3d83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9EGK26 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Sara Del Carmen Rojo de La RosaLeda Maria MartinsMarcos Antonio AlexandreSilvina Liliana CarrizoNarciso Larangeira Telles da SilvaCarla Damêane Pereira de Souza2019-08-11T13:37:23Z2019-08-11T13:37:23Z2013-12-16http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26Nesta tese, realizou-se um estudo a propósito de dois textos dramáticos (Colacho Hermanos y Presidentes de América, 1934, e La Piedra Cansada, 1937) e um ensaio crítico sobre teatro (Notas sobre uma nova estética teatral, 1934) produzidos pelo escritor César Vallejo, além de cinco montagens do Teatro de Grupo Yuyachkani (Adiós Ayacucho, 1990, Santiago de Yuyachkani, 2000, Hecho en el Perú (vitrinas para un museo de la memoria), 2001, Sin título técnica mixta, 2004 e El último ensayo - repertório, 2009). As dramaturgias textuais e espetaculares escolhidas como corpus da pesquisa correspondem ao anseio de demonstrar de que maneira se propôs e se colocou em prática, no contexto dos séculos XX e XXI, um teatro que põe em cena o sujeito andino, compreendendo aí aspectos culturais relacionados ao seu modo de viver e conceber o mundo, a sua cosmogonia, suas práticas coreográficas e suas formas de escritura não literárias que se manifestam, até hoje, nos espaços limiares dos rituais e das festas populares, próprias da região andina. A pesquisa seguiu uma metodologia comparada e interdisciplinar, cuja finalidade foi pôr em evidência fazeres teatrais que nascem a partir do contato e dos conflitos interculturais. Desse modo, procurou-se estabelecer relações entre o teatro e a memória histórica e coletiva do Peru, destacando-se alguns eventos do passado pré-hispânico, colonial e republicano, especialmente, episódios recentes relacionados com a Guerra do Pacífico (1879-1883) e com o Conflito Armado Interno (1980-2000). Ressalta-se de que maneira, nos trabalhos teatrais estudados, a memória do sujeito andino - e sua participação e imersão nesses fatos históricos - é levada à cena, de modo articulado com o presente e com temáticas transversais como a dos Direitos HumanosUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCosmogonia andinaLiteratura e a guerraPacifico, Guerra do,1879 1884Literatura e históriaYuyachkani (Grupo teatral)Vallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretaçãoTeatro peruano História e críticaMemória na literaturaTeatro EspetacularLiteratura DramáticaCosmogonia AndinaA encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkaniinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdfapplication/pdf4257101https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9EGK26/1/tese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdfc90a1666c0e450e938f188a002353871MD51TEXTtese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf.txttese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf.txtExtracted texttext/plain906240https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9EGK26/2/tese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf.txtd94666b459ec958cd47fb3bee66bd3f4MD521843/ECAP-9EGK262019-11-14 04:59:26.511oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9EGK26Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:59:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani |
title |
A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani |
spellingShingle |
A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani Carla Damêane Pereira de Souza Teatro Espetacular Literatura Dramática Cosmogonia Andina Cosmogonia andina Literatura e a guerra Pacifico, Guerra do,1879 1884 Literatura e história Yuyachkani (Grupo teatral) Vallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretação Teatro peruano História e crítica Memória na literatura |
title_short |
A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani |
title_full |
A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani |
title_fullStr |
A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani |
title_full_unstemmed |
A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani |
title_sort |
A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani |
author |
Carla Damêane Pereira de Souza |
author_facet |
Carla Damêane Pereira de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Leda Maria Martins |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Marcos Antonio Alexandre |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Silvina Liliana Carrizo |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Narciso Larangeira Telles da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carla Damêane Pereira de Souza |
contributor_str_mv |
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa Leda Maria Martins Marcos Antonio Alexandre Silvina Liliana Carrizo Narciso Larangeira Telles da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Espetacular Literatura Dramática Cosmogonia Andina |
topic |
Teatro Espetacular Literatura Dramática Cosmogonia Andina Cosmogonia andina Literatura e a guerra Pacifico, Guerra do,1879 1884 Literatura e história Yuyachkani (Grupo teatral) Vallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretação Teatro peruano História e crítica Memória na literatura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Cosmogonia andina Literatura e a guerra Pacifico, Guerra do,1879 1884 Literatura e história Yuyachkani (Grupo teatral) Vallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretação Teatro peruano História e crítica Memória na literatura |
description |
Nesta tese, realizou-se um estudo a propósito de dois textos dramáticos (Colacho Hermanos y Presidentes de América, 1934, e La Piedra Cansada, 1937) e um ensaio crítico sobre teatro (Notas sobre uma nova estética teatral, 1934) produzidos pelo escritor César Vallejo, além de cinco montagens do Teatro de Grupo Yuyachkani (Adiós Ayacucho, 1990, Santiago de Yuyachkani, 2000, Hecho en el Perú (vitrinas para un museo de la memoria), 2001, Sin título técnica mixta, 2004 e El último ensayo - repertório, 2009). As dramaturgias textuais e espetaculares escolhidas como corpus da pesquisa correspondem ao anseio de demonstrar de que maneira se propôs e se colocou em prática, no contexto dos séculos XX e XXI, um teatro que põe em cena o sujeito andino, compreendendo aí aspectos culturais relacionados ao seu modo de viver e conceber o mundo, a sua cosmogonia, suas práticas coreográficas e suas formas de escritura não literárias que se manifestam, até hoje, nos espaços limiares dos rituais e das festas populares, próprias da região andina. A pesquisa seguiu uma metodologia comparada e interdisciplinar, cuja finalidade foi pôr em evidência fazeres teatrais que nascem a partir do contato e dos conflitos interculturais. Desse modo, procurou-se estabelecer relações entre o teatro e a memória histórica e coletiva do Peru, destacando-se alguns eventos do passado pré-hispânico, colonial e republicano, especialmente, episódios recentes relacionados com a Guerra do Pacífico (1879-1883) e com o Conflito Armado Interno (1980-2000). Ressalta-se de que maneira, nos trabalhos teatrais estudados, a memória do sujeito andino - e sua participação e imersão nesses fatos históricos - é levada à cena, de modo articulado com o presente e com temáticas transversais como a dos Direitos Humanos |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-12-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T13:37:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T13:37:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9EGK26/1/tese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9EGK26/2/tese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c90a1666c0e450e938f188a002353871 d94666b459ec958cd47fb3bee66bd3f4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589181184671744 |