A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carla Damêane Pereira de Souza
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26
Resumo: Nesta tese, realizou-se um estudo a propósito de dois textos dramáticos (Colacho Hermanos y Presidentes de América, 1934, e La Piedra Cansada, 1937) e um ensaio crítico sobre teatro (Notas sobre uma nova estética teatral, 1934) produzidos pelo escritor César Vallejo, além de cinco montagens do Teatro de Grupo Yuyachkani (Adiós Ayacucho, 1990, Santiago de Yuyachkani, 2000, Hecho en el Perú (vitrinas para un museo de la memoria), 2001, Sin título técnica mixta, 2004 e El último ensayo - repertório, 2009). As dramaturgias textuais e espetaculares escolhidas como corpus da pesquisa correspondem ao anseio de demonstrar de que maneira se propôs e se colocou em prática, no contexto dos séculos XX e XXI, um teatro que põe em cena o sujeito andino, compreendendo aí aspectos culturais relacionados ao seu modo de viver e conceber o mundo, a sua cosmogonia, suas práticas coreográficas e suas formas de escritura não literárias que se manifestam, até hoje, nos espaços limiares dos rituais e das festas populares, próprias da região andina. A pesquisa seguiu uma metodologia comparada e interdisciplinar, cuja finalidade foi pôr em evidência fazeres teatrais que nascem a partir do contato e dos conflitos interculturais. Desse modo, procurou-se estabelecer relações entre o teatro e a memória histórica e coletiva do Peru, destacando-se alguns eventos do passado pré-hispânico, colonial e republicano, especialmente, episódios recentes relacionados com a Guerra do Pacífico (1879-1883) e com o Conflito Armado Interno (1980-2000). Ressalta-se de que maneira, nos trabalhos teatrais estudados, a memória do sujeito andino - e sua participação e imersão nesses fatos históricos - é levada à cena, de modo articulado com o presente e com temáticas transversais como a dos Direitos Humanos
id UFMG_e0f52f39939564f1ec953f26052e3d83
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9EGK26
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sara Del Carmen Rojo de La RosaLeda Maria MartinsMarcos Antonio AlexandreSilvina Liliana CarrizoNarciso Larangeira Telles da SilvaCarla Damêane Pereira de Souza2019-08-11T13:37:23Z2019-08-11T13:37:23Z2013-12-16http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26Nesta tese, realizou-se um estudo a propósito de dois textos dramáticos (Colacho Hermanos y Presidentes de América, 1934, e La Piedra Cansada, 1937) e um ensaio crítico sobre teatro (Notas sobre uma nova estética teatral, 1934) produzidos pelo escritor César Vallejo, além de cinco montagens do Teatro de Grupo Yuyachkani (Adiós Ayacucho, 1990, Santiago de Yuyachkani, 2000, Hecho en el Perú (vitrinas para un museo de la memoria), 2001, Sin título técnica mixta, 2004 e El último ensayo - repertório, 2009). As dramaturgias textuais e espetaculares escolhidas como corpus da pesquisa correspondem ao anseio de demonstrar de que maneira se propôs e se colocou em prática, no contexto dos séculos XX e XXI, um teatro que põe em cena o sujeito andino, compreendendo aí aspectos culturais relacionados ao seu modo de viver e conceber o mundo, a sua cosmogonia, suas práticas coreográficas e suas formas de escritura não literárias que se manifestam, até hoje, nos espaços limiares dos rituais e das festas populares, próprias da região andina. A pesquisa seguiu uma metodologia comparada e interdisciplinar, cuja finalidade foi pôr em evidência fazeres teatrais que nascem a partir do contato e dos conflitos interculturais. Desse modo, procurou-se estabelecer relações entre o teatro e a memória histórica e coletiva do Peru, destacando-se alguns eventos do passado pré-hispânico, colonial e republicano, especialmente, episódios recentes relacionados com a Guerra do Pacífico (1879-1883) e com o Conflito Armado Interno (1980-2000). Ressalta-se de que maneira, nos trabalhos teatrais estudados, a memória do sujeito andino - e sua participação e imersão nesses fatos históricos - é levada à cena, de modo articulado com o presente e com temáticas transversais como a dos Direitos HumanosUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCosmogonia andinaLiteratura e a guerraPacifico, Guerra do,1879 1884Literatura e históriaYuyachkani (Grupo teatral)Vallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretaçãoTeatro peruano História e críticaMemória na literaturaTeatro EspetacularLiteratura DramáticaCosmogonia AndinaA encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkaniinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdfapplication/pdf4257101https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9EGK26/1/tese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdfc90a1666c0e450e938f188a002353871MD51TEXTtese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf.txttese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf.txtExtracted texttext/plain906240https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9EGK26/2/tese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf.txtd94666b459ec958cd47fb3bee66bd3f4MD521843/ECAP-9EGK262019-11-14 04:59:26.511oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9EGK26Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:59:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani
title A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani
spellingShingle A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani
Carla Damêane Pereira de Souza
Teatro Espetacular
Literatura Dramática
Cosmogonia Andina
Cosmogonia andina
Literatura e a guerra
Pacifico, Guerra do,1879 1884
Literatura e história
Yuyachkani (Grupo teatral)
Vallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretação
Teatro peruano História e crítica
Memória na literatura
title_short A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani
title_full A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani
title_fullStr A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani
title_full_unstemmed A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani
title_sort A encenação do sujeito e da cosmogonia andina no teatro peruano memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani: memória histórica e ativismo político em César Vallejo e Yuyachkani
author Carla Damêane Pereira de Souza
author_facet Carla Damêane Pereira de Souza
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leda Maria Martins
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcos Antonio Alexandre
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Silvina Liliana Carrizo
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Narciso Larangeira Telles da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Carla Damêane Pereira de Souza
contributor_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Leda Maria Martins
Marcos Antonio Alexandre
Silvina Liliana Carrizo
Narciso Larangeira Telles da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro Espetacular
Literatura Dramática
Cosmogonia Andina
topic Teatro Espetacular
Literatura Dramática
Cosmogonia Andina
Cosmogonia andina
Literatura e a guerra
Pacifico, Guerra do,1879 1884
Literatura e história
Yuyachkani (Grupo teatral)
Vallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretação
Teatro peruano História e crítica
Memória na literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Cosmogonia andina
Literatura e a guerra
Pacifico, Guerra do,1879 1884
Literatura e história
Yuyachkani (Grupo teatral)
Vallejo, Cesar, 1892-1938 Critica e interpretação
Teatro peruano História e crítica
Memória na literatura
description Nesta tese, realizou-se um estudo a propósito de dois textos dramáticos (Colacho Hermanos y Presidentes de América, 1934, e La Piedra Cansada, 1937) e um ensaio crítico sobre teatro (Notas sobre uma nova estética teatral, 1934) produzidos pelo escritor César Vallejo, além de cinco montagens do Teatro de Grupo Yuyachkani (Adiós Ayacucho, 1990, Santiago de Yuyachkani, 2000, Hecho en el Perú (vitrinas para un museo de la memoria), 2001, Sin título técnica mixta, 2004 e El último ensayo - repertório, 2009). As dramaturgias textuais e espetaculares escolhidas como corpus da pesquisa correspondem ao anseio de demonstrar de que maneira se propôs e se colocou em prática, no contexto dos séculos XX e XXI, um teatro que põe em cena o sujeito andino, compreendendo aí aspectos culturais relacionados ao seu modo de viver e conceber o mundo, a sua cosmogonia, suas práticas coreográficas e suas formas de escritura não literárias que se manifestam, até hoje, nos espaços limiares dos rituais e das festas populares, próprias da região andina. A pesquisa seguiu uma metodologia comparada e interdisciplinar, cuja finalidade foi pôr em evidência fazeres teatrais que nascem a partir do contato e dos conflitos interculturais. Desse modo, procurou-se estabelecer relações entre o teatro e a memória histórica e coletiva do Peru, destacando-se alguns eventos do passado pré-hispânico, colonial e republicano, especialmente, episódios recentes relacionados com a Guerra do Pacífico (1879-1883) e com o Conflito Armado Interno (1980-2000). Ressalta-se de que maneira, nos trabalhos teatrais estudados, a memória do sujeito andino - e sua participação e imersão nesses fatos históricos - é levada à cena, de modo articulado com o presente e com temáticas transversais como a dos Direitos Humanos
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T13:37:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T13:37:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9EGK26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9EGK26/1/tese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9EGK26/2/tese_carla_dameane_a_encena__o_do_sujeito_e_da_cosmogonia_andina_no_teatro__peruano_mem_ria_hist_r.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c90a1666c0e450e938f188a002353871
d94666b459ec958cd47fb3bee66bd3f4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589181184671744