A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiana Andrade Bernardes Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/37206
Resumo: O paradigma predominante nos estudos turísticos acabou por fundar o conceito de turismo como a viagem organizada a partir de uma operação comercial. A mercantilização da viagem, por sua vez, gera conseqüências no modo como se experimenta o espaço e na forma como é concebido e ordenado para fins turísticos. Nesses termos, o espaço urbano ou rural é tomado como especializado – o que induz à padronização dos espaços múltiplos, através de uma urbanização turística geradora de conflitos nos lugares. Portanto, interessa a reflexão crítica de natureza teórica que recusa a crença em um suposto determinismo — independente da presença dos sujeitos – entre viagem e consumo de atrativos e equipamentos turísticos. O presente texto encaminha reflexão acerca de conflitos atuais nos lugares, assim como considera outros modos de experimentação do espaço através da viagem-travessia.
id UFMG_e10ae9b398367b89f3126da57f8593fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37206
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2021-08-03T13:52:33Z2021-08-03T13:52:33Z2017-101269326943http://hdl.handle.net/1843/37206O paradigma predominante nos estudos turísticos acabou por fundar o conceito de turismo como a viagem organizada a partir de uma operação comercial. A mercantilização da viagem, por sua vez, gera conseqüências no modo como se experimenta o espaço e na forma como é concebido e ordenado para fins turísticos. Nesses termos, o espaço urbano ou rural é tomado como especializado – o que induz à padronização dos espaços múltiplos, através de uma urbanização turística geradora de conflitos nos lugares. Portanto, interessa a reflexão crítica de natureza teórica que recusa a crença em um suposto determinismo — independente da presença dos sujeitos – entre viagem e consumo de atrativos e equipamentos turísticos. O presente texto encaminha reflexão acerca de conflitos atuais nos lugares, assim como considera outros modos de experimentação do espaço através da viagem-travessia.The predominant paradigm in touristic studies leads us to create the concept of tourism as a organized trip from commercial operation. The commodification of trip, as its turn, generates effects in the manner how one experiences the space and in the manner how it is conceived and ordered for touristic purposes. On these terms, rural or urban space is taken as specialized – which induces to a standardization of multiple spaces conducted by a touristic urbanization which generates conflicts on the places. Therefore, a theoretical and critical thinking that refuses the belief in a supposed determinism becomes interesting – independent of subjects attendance – among trip and consumption of tourist attractions and tourist equipments. The present text conduct to a reflection about the current conflicts and considers other ways for the space experimentation thought the crossing-trip.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIAAnais do XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em GeografiaTurismoUrbanizaçãoViagemEspaços múltiplosConhecimento e urbanização turísticaViagemA produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://www.enanpege.ggf.br/2017Fabiana Andrade Bernardes Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA produção de espaços turísticos e a comercialização dos lugares.pdfA produção de espaços turísticos e a comercialização dos lugares.pdfapplication/pdf524798https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37206/2/A%20produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20espa%c3%a7os%20tur%c3%adsticos%20e%20a%20comercializa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20lugares.pdfa3cb9693e5d5a65995714ca91f0163c7MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37206/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/372062021-08-03 10:52:33.713oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-03T13:52:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares
title A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares
spellingShingle A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares
Fabiana Andrade Bernardes Almeida
Espaços múltiplos
Conhecimento e urbanização turística
Viagem
Turismo
Urbanização
Viagem
title_short A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares
title_full A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares
title_fullStr A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares
title_full_unstemmed A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares
title_sort A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares
author Fabiana Andrade Bernardes Almeida
author_facet Fabiana Andrade Bernardes Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiana Andrade Bernardes Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços múltiplos
Conhecimento e urbanização turística
Viagem
topic Espaços múltiplos
Conhecimento e urbanização turística
Viagem
Turismo
Urbanização
Viagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Turismo
Urbanização
Viagem
description O paradigma predominante nos estudos turísticos acabou por fundar o conceito de turismo como a viagem organizada a partir de uma operação comercial. A mercantilização da viagem, por sua vez, gera conseqüências no modo como se experimenta o espaço e na forma como é concebido e ordenado para fins turísticos. Nesses termos, o espaço urbano ou rural é tomado como especializado – o que induz à padronização dos espaços múltiplos, através de uma urbanização turística geradora de conflitos nos lugares. Portanto, interessa a reflexão crítica de natureza teórica que recusa a crença em um suposto determinismo — independente da presença dos sujeitos – entre viagem e consumo de atrativos e equipamentos turísticos. O presente texto encaminha reflexão acerca de conflitos atuais nos lugares, assim como considera outros modos de experimentação do espaço através da viagem-travessia.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-03T13:52:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-03T13:52:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37206
url http://hdl.handle.net/1843/37206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Anais do XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37206/2/A%20produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20espa%c3%a7os%20tur%c3%adsticos%20e%20a%20comercializa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20lugares.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37206/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a3cb9693e5d5a65995714ca91f0163c7
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589288312438784