A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/37206 |
Resumo: | O paradigma predominante nos estudos turísticos acabou por fundar o conceito de turismo como a viagem organizada a partir de uma operação comercial. A mercantilização da viagem, por sua vez, gera conseqüências no modo como se experimenta o espaço e na forma como é concebido e ordenado para fins turísticos. Nesses termos, o espaço urbano ou rural é tomado como especializado – o que induz à padronização dos espaços múltiplos, através de uma urbanização turística geradora de conflitos nos lugares. Portanto, interessa a reflexão crítica de natureza teórica que recusa a crença em um suposto determinismo — independente da presença dos sujeitos – entre viagem e consumo de atrativos e equipamentos turísticos. O presente texto encaminha reflexão acerca de conflitos atuais nos lugares, assim como considera outros modos de experimentação do espaço através da viagem-travessia. |
id |
UFMG_e10ae9b398367b89f3126da57f8593fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/37206 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2021-08-03T13:52:33Z2021-08-03T13:52:33Z2017-101269326943http://hdl.handle.net/1843/37206O paradigma predominante nos estudos turísticos acabou por fundar o conceito de turismo como a viagem organizada a partir de uma operação comercial. A mercantilização da viagem, por sua vez, gera conseqüências no modo como se experimenta o espaço e na forma como é concebido e ordenado para fins turísticos. Nesses termos, o espaço urbano ou rural é tomado como especializado – o que induz à padronização dos espaços múltiplos, através de uma urbanização turística geradora de conflitos nos lugares. Portanto, interessa a reflexão crítica de natureza teórica que recusa a crença em um suposto determinismo — independente da presença dos sujeitos – entre viagem e consumo de atrativos e equipamentos turísticos. O presente texto encaminha reflexão acerca de conflitos atuais nos lugares, assim como considera outros modos de experimentação do espaço através da viagem-travessia.The predominant paradigm in touristic studies leads us to create the concept of tourism as a organized trip from commercial operation. The commodification of trip, as its turn, generates effects in the manner how one experiences the space and in the manner how it is conceived and ordered for touristic purposes. On these terms, rural or urban space is taken as specialized – which induces to a standardization of multiple spaces conducted by a touristic urbanization which generates conflicts on the places. Therefore, a theoretical and critical thinking that refuses the belief in a supposed determinism becomes interesting – independent of subjects attendance – among trip and consumption of tourist attractions and tourist equipments. The present text conduct to a reflection about the current conflicts and considers other ways for the space experimentation thought the crossing-trip.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilIGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIAAnais do XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em GeografiaTurismoUrbanizaçãoViagemEspaços múltiplosConhecimento e urbanização turísticaViagemA produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://www.enanpege.ggf.br/2017Fabiana Andrade Bernardes Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALA produção de espaços turísticos e a comercialização dos lugares.pdfA produção de espaços turísticos e a comercialização dos lugares.pdfapplication/pdf524798https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37206/2/A%20produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20espa%c3%a7os%20tur%c3%adsticos%20e%20a%20comercializa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20lugares.pdfa3cb9693e5d5a65995714ca91f0163c7MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37206/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/372062021-08-03 10:52:33.713oai:repositorio.ufmg.br:1843/37206TElDRU7vv71BIERFIERJU1RSSUJVSe+/ve+/vU8gTu+/vU8tRVhDTFVTSVZBIERPIFJFUE9TSVTvv71SSU8gSU5TVElUVUNJT05BTCBEQSBVRk1HCiAKCkNvbSBhIGFwcmVzZW50Ye+/ve+/vW8gZGVzdGEgbGljZW7vv71hLCB2b2Pvv70gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlIGFvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbu+/vW8gZXhjbHVzaXZvIGUgaXJyZXZvZ++/vXZlbCBkZSByZXByb2R1emlyIGUvb3UgZGlzdHJpYnVpciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cu+/vW5pY28gZSBlbSBxdWFscXVlciBtZWlvLCBpbmNsdWluZG8gb3MgZm9ybWF0b3Mg77+9dWRpbyBvdSB277+9ZGVvLgoKVm9j77+9IGRlY2xhcmEgcXVlIGNvbmhlY2UgYSBwb2zvv710aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2Pvv70gY29uY29yZGEgcXVlIG8gUmVwb3NpdO+/vXJpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSwgc2VtIGFsdGVyYXIgbyBjb250Ze+/vWRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byBwYXJhIHF1YWxxdWVyIG1laW8gb3UgZm9ybWF0byBwYXJhIGZpbnMgZGUgcHJlc2VydmHvv73vv71vLgoKVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTvv71yaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUgbWFudGVyIG1haXMgZGUgdW1hIGPvv71waWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIHBhcmEgZmlucyBkZSBzZWd1cmFu77+9YSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZh77+977+9by4KClZvY++/vSBkZWNsYXJhIHF1ZSBhIHN1YSBwdWJsaWNh77+977+9byDvv70gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgdm9j77+9IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vu77+9YS4gVm9j77+9IHRhbWLvv71tIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVw77+9c2l0byBkZSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gbu+/vW8sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd177+9bS4KCkNhc28gYSBzdWEgcHVibGljYe+/ve+/vW8gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvY++/vSBu77+9byBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2Pvv70gZGVjbGFyYSBxdWUgb2J0ZXZlIGEgcGVybWlzc++/vW8gaXJyZXN0cml0YSBkbyBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgcGFyYSBjb25jZWRlciBhbyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7vv71hLCBlIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGRlIHByb3ByaWVkYWRlIGRlIHRlcmNlaXJvcyBlc3Tvv70gY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250Ze+/vWRvIGRhIHB1YmxpY2Hvv73vv71vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFBVQkxJQ0Hvv73vv71PIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ++/vU5JTyBPVSBBUE9JTyBERSBVTUEgQUfvv71OQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0Pvv70gREVDTEFSQSBRVUUgUkVTUEVJVE9VIFRPRE9TIEUgUVVBSVNRVUVSIERJUkVJVE9TIERFIFJFVklT77+9TyBDT01PIFRBTULvv71NIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0Hvv73vv71FUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLgoKTyBSZXBvc2l077+9cmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNh77+977+9bywgZSBu77+9byBmYXLvv70gcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJh77+977+9bywgYWzvv71tIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7vv71hLgo=Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-03T13:52:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares |
title |
A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares |
spellingShingle |
A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares Fabiana Andrade Bernardes Almeida Espaços múltiplos Conhecimento e urbanização turística Viagem Turismo Urbanização Viagem |
title_short |
A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares |
title_full |
A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares |
title_fullStr |
A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares |
title_full_unstemmed |
A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares |
title_sort |
A produção de espaços turísticos e a mercantilização dos lugares |
author |
Fabiana Andrade Bernardes Almeida |
author_facet |
Fabiana Andrade Bernardes Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabiana Andrade Bernardes Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espaços múltiplos Conhecimento e urbanização turística Viagem |
topic |
Espaços múltiplos Conhecimento e urbanização turística Viagem Turismo Urbanização Viagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Turismo Urbanização Viagem |
description |
O paradigma predominante nos estudos turísticos acabou por fundar o conceito de turismo como a viagem organizada a partir de uma operação comercial. A mercantilização da viagem, por sua vez, gera conseqüências no modo como se experimenta o espaço e na forma como é concebido e ordenado para fins turísticos. Nesses termos, o espaço urbano ou rural é tomado como especializado – o que induz à padronização dos espaços múltiplos, através de uma urbanização turística geradora de conflitos nos lugares. Portanto, interessa a reflexão crítica de natureza teórica que recusa a crença em um suposto determinismo — independente da presença dos sujeitos – entre viagem e consumo de atrativos e equipamentos turísticos. O presente texto encaminha reflexão acerca de conflitos atuais nos lugares, assim como considera outros modos de experimentação do espaço através da viagem-travessia. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-03T13:52:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-03T13:52:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/37206 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/37206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Anais do XII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37206/2/A%20produ%c3%a7%c3%a3o%20de%20espa%c3%a7os%20tur%c3%adsticos%20e%20a%20comercializa%c3%a7%c3%a3o%20dos%20lugares.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37206/1/License.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a3cb9693e5d5a65995714ca91f0163c7 fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589288312438784 |