Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natalia Cristina da, 1999-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/71704
Resumo: Orientadora : Profª. Drª. Thays Cristina Domareski Ruiz
id UFPR_2e8a6cc25a5f986e0a224884a25c39b1
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/71704
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Silva, Natalia Cristina da, 1999-Domareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo2021-08-13T14:03:15Z2021-08-13T14:03:15Z2021https://hdl.handle.net/1884/71704Orientadora : Profª. Drª. Thays Cristina Domareski RuizMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em TurismoInclui referênciasResumo : As mudanças tecnológicas desempenham um papel importante no desenvolvimento de estruturas voltadas para o turismo. Em um mercado cada vez mais competitivo, a diversificação de serviços e a inovação tecnológica representam os principais fatores para o crescimento da receita, melhora estrutural e gerencial e aproximacao com os consumidores. Nesse contexto, o marketing digital surge como uma estratégia utilizada por empresas e destinos turísticos a fim de alcançar seus objetivos de vendas, gerenciamento e divulgação, fazendo uso de estruturas tecnológicas para alcançá-los. Assim, o objetivo do trabalho e propor um manual para aplicação em destinos e empresas turísticas com as ferramentas e estratégias de Marketing Digital adequadas para cada organização. Trata-se de uma pesquisa descritiva-exploratória, de caráter qualitativo, com analises descritivas e analíticas. Para alcançar os objetivos, foram realizadas pesquisa bibliográfica e documental, junto a um questionário aplicado em empresas e destinos turísticos. No caso das empresas turísticas, foram escolhidos 3 estabelecimentos do setor de meios de hospedagem para aplicação; já para o destino turístico, foram escolhidos 2 diferentes órgãos turísticos da cidade de Curitiba, para que assim seja possível compreender a realidade das duas categorias. Os resultados da pesquisa indicam que a utilização de ferramentas e estratégias digitais em destinos e empresas turísticas e fundamental nesse momento de transformação do setor turístico, sendo uma peça importante para gerenciar negócios e compreender consumidores. A partir dos resultados foi possível consolidar o objetivo do trabalho através da criação do projeto TourTech Consultorias, que consiste em um manual com as informações adequadas sobre ferramentas e estratégias de marketing digital para o turismo e de uma consultoria de marketing digital para as organizações. Por fim, a pesquisa mostrou que um mundo globalmente competitivo como o de hoje obriga as organizações a manterem um contato constante com os consumidores, seja para atrair novos clientes ou principalmente para manter os que já possui.Abstract : Technological changes play an essential role in the development of tourism-oriented structures. In an increasingly competitive market, diversification of services and technological innovation represent the main factors for revenue growth, structural and managerial improvement, and approximation with consumers. In this context, digital marketing emerges as a strategy used by companies and tourist destinations to achieve their sales, management, and advertising objectives, making use of technological structures to execute them. The paper aims to propose a manual for application in tourist destinations and companies with the tools and strategies of digital marketing suitable for each organization. It is descriptive-exploratory research, of qualitative character, with descriptive and analytical analyses. To achieve the objectives, bibliographic and documental surveys were carried out, together with a questionnaire applied to companies and tourist destinations. In the case of the tourist companies, three establishments of the accommodation sector were chosen for application; for the touristic destination, two different tourism agencies of the city of curitiba were selected so that it is possible to understand the reality of the two categories. The research results indicate that digital tools and strategies in tourist destinations and companies are fundamental in this moment of transformation of the tourist sector, being an important piece of managing a business and understanding consumers. Based on the results, the project tourtech consultancy was created, which consists of creating a manual with the appropriate information about tools and strategies for digital marketing for tourism and a digital marketing consultancy for organizations. Finally, the research showed that a globally competitive world like today's forces organizations to maintain constant contact with consumers, either attract new clients or mainly to keep the ones they already have.1 arquivo (115 p.) : il. (algumas color.).application/pdfTurismoAgentes de viagemMídia socialMarketing turísticoFerramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALNATALIA CRISTINA DA SILVA.pdfapplication/pdf15030090https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71704/1/NATALIA%20CRISTINA%20DA%20SILVA.pdf231585772f1560af23bd4f254770c5d4MD51open access1884/717042021-08-13 11:03:15.417open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/71704Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-13T14:03:15Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas
title Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas
spellingShingle Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas
Silva, Natalia Cristina da, 1999-
Turismo
Agentes de viagem
Mídia social
Marketing turístico
title_short Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas
title_full Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas
title_fullStr Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas
title_full_unstemmed Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas
title_sort Ferramentas e estratégias do marketing digital para potencializar destinos e empresas turísticas
author Silva, Natalia Cristina da, 1999-
author_facet Silva, Natalia Cristina da, 1999-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Domareski-Ruiz, Thays Cristina, 1984-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natalia Cristina da, 1999-
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Agentes de viagem
Mídia social
Marketing turístico
topic Turismo
Agentes de viagem
Mídia social
Marketing turístico
description Orientadora : Profª. Drª. Thays Cristina Domareski Ruiz
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-13T14:03:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-13T14:03:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/71704
url https://hdl.handle.net/1884/71704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (115 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/71704/1/NATALIA%20CRISTINA%20DA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 231585772f1560af23bd4f254770c5d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860680700133376