A institucionalização da responsabilidade social empresarial em Minas Gerais: uma análise dos discursos e políticas da FIEMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbara de Souza Valle
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-8JAGAH
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral estudar, do ponto de vista da Sociologia, o processo de institucionalização do comportamento socialmente responsável em organizações empresariais, à luz das transformações nos modos de legitimação do capitalismo. O problema de pesquisa será abordado através de um estudo de caso. Pretende-se analisar a institucionalização da responsabilidade social empresarial (RSE) refletida nos discursos e políticas da Federação dasIndústrias do Estado de Minas Gerais FIEMG. A pesquisa aponta a RSE como um mito institucional racionalizado, cujo processo de institucionalização vem se consolidando nas organizações brasileiras que buscam se adequar tanto às normas do mercado internacional,quanto às reivindicações da comunidade local. Há um entendimento que o antigo modelo de desenvolvimento e de relação entre a economia e a sociedade não são mais suficientes para dar conta das demandas geradas pelos impactos das atividades econômicas. As novasideologias de gestão buscam conciliar o desenvolvimento de métodos de produção mais eficientes e a promoção de novos modos de legitimação das empresas através da apropriação de idéias próprias das críticas sociais. Os resultados da pesquisa sugerem que a RSE surgiu a partir destes novos paradigmas, mas que ela vem sendo institucionalizada cada vez mais nas organizações porque é economicamente útil e visa, ao mesmo tempo, garantir a sobrevivênciadas empresas capitalistas diante das novas exigências de mercado e abrandar os questionamentos sobre a sua legitimidade institucional nas comunidades.
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