Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Azevedo Travassos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRM
Resumo: Nas últimas décadas a Responsabilidade Corporativa disseminou-se no mundo empresarial, e aparece como um tema de crescente interesse na mídia, empresariado, academia, governo, e sociedade civil, no Brasil e no mundo. No entanto, o conceito de responsabilidade corporativa sofreu mudanças complexas em seu significado ao longo dos anos. Assim, defendemos que o desenvolvimento do conceito de responsabilidade corporativa deve ser analisado em si mesmo. Nesse contexto, a sociologia, em especial a que trata das organizações, pode ser muito útil para ampliarmos a compreensão desse fenômeno. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a sofisticar a discussão sobre responsabilidade corporativa abordando as características e mudanças do significado desse conceito, em especial seu processo de institucionalização, como uma ideologia empresarial. O referencial teórico usado para interpretação da responsabilidade corporativa a abordagem institucionalista na sociologia das organizações. A tese institucional central é de que os ambientes constroem e compelem as organizações, sua estrutura, ações e comportamento. Além do embasamento teórico da sociologia, o trabalho foi constituído de outras duas partes. Primeiro, foi feito um levantamento dos elementos que constituem a ideologia da responsabilidade corporativa em diferentes estágios de institucionalização, abordando assim as mudanças de significado pelas quais o fenômeno passou. O objetivo foi analisar as diferentes lógicas orientadoras do fenômeno em suas diferentes manifestações ao longo do tempo e do processo de institucionalização. Na parte final, à luz da bibliografia sociológica e dos temas levantados na análise do processo de mudança e institucionalização, foram analisados os relatórios de responsabilidade corporativa de empresas brasileiras consideradas líderes no assunto. Nesses relatórios, selecionamos as apresentações mais explícitas da ideologia de responsabilidade corporativa em cada empresa, avaliando em conjunto a institucionalização e o que o conceito significa para esse grupo de empresas atualmente. Ao analisar conjuntamente essas explicitações, chegamos a um retrato da institucionalização atual da ideologia da responsabilidade corporativa nas empresas líderes no tema no Brasil.
id UFMG_d7840ad3deea394a366e185bdc5fd5a4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8YAQRM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Augusto Pereira PratesAlexandre Antonio CardosoOtavio Soares DulciJuliana Azevedo Travassos2019-08-11T15:06:13Z2019-08-11T15:06:13Z2012-02-28http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRMNas últimas décadas a Responsabilidade Corporativa disseminou-se no mundo empresarial, e aparece como um tema de crescente interesse na mídia, empresariado, academia, governo, e sociedade civil, no Brasil e no mundo. No entanto, o conceito de responsabilidade corporativa sofreu mudanças complexas em seu significado ao longo dos anos. Assim, defendemos que o desenvolvimento do conceito de responsabilidade corporativa deve ser analisado em si mesmo. Nesse contexto, a sociologia, em especial a que trata das organizações, pode ser muito útil para ampliarmos a compreensão desse fenômeno. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a sofisticar a discussão sobre responsabilidade corporativa abordando as características e mudanças do significado desse conceito, em especial seu processo de institucionalização, como uma ideologia empresarial. O referencial teórico usado para interpretação da responsabilidade corporativa a abordagem institucionalista na sociologia das organizações. A tese institucional central é de que os ambientes constroem e compelem as organizações, sua estrutura, ações e comportamento. Além do embasamento teórico da sociologia, o trabalho foi constituído de outras duas partes. Primeiro, foi feito um levantamento dos elementos que constituem a ideologia da responsabilidade corporativa em diferentes estágios de institucionalização, abordando assim as mudanças de significado pelas quais o fenômeno passou. O objetivo foi analisar as diferentes lógicas orientadoras do fenômeno em suas diferentes manifestações ao longo do tempo e do processo de institucionalização. Na parte final, à luz da bibliografia sociológica e dos temas levantados na análise do processo de mudança e institucionalização, foram analisados os relatórios de responsabilidade corporativa de empresas brasileiras consideradas líderes no assunto. Nesses relatórios, selecionamos as apresentações mais explícitas da ideologia de responsabilidade corporativa em cada empresa, avaliando em conjunto a institucionalização e o que o conceito significa para esse grupo de empresas atualmente. Ao analisar conjuntamente essas explicitações, chegamos a um retrato da institucionalização atual da ideologia da responsabilidade corporativa nas empresas líderes no tema no Brasil.In recent decades Corporate Responsibility has spread in the business world, and appears as a subject of growing interest in media, academia, government and civil society, in Brazil and worldwide. However, the concept of corporate responsibility has undergone complex changes in meaning over the years. Thus, we argue that the development of the concept of corporate responsibility should be analyzed in itself. In this context, sociology, particularly sociology of organizations, can be very useful in broadening the understanding of this phenomenon. This study aims at refining the discussion on corporate responsibility by addressing the characteristics and changes in meaning of this concept, especially its institutionalization process, as an ideology of management. The theoretical framework used to interpret corporate responsibility was the institutionalist approach of the sociology of organizations. The central thesis of this approach is that institutional environments build and compel organizations, its structure, actions and behavior. Besides the theoretical basis of sociology, the work was composed of two other sections. First, we explored the elements that constitute the ideology of corporate responsibility at different stages of institutionalization, thereby addressing the changes of meaning the phenomenon went through. The aim was to analyze the different logics guiding the phenomenon in its various manifestations over time and along the process of institutionalization. Finally, in light of the sociological literature and of the issues raised in the analysis of the change and institutionalization process, we analyzed corporate responsibility reports of Brazilian companies considered leaders in the field of corporate responsibility. In these reports, we selected the most explicit presentations of the ideology of corporate responsibility in each company, and then jointly assessed the institutionalization and what the concept means for this group of companies today. By considering together these clarifications, we got a picture of the current institutionalization of the ideology of corporate responsibility in leading companies on the issue in Brazil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaIdeologiaDesenvolvimento institucionalResponsabilidade socialRacionalizaçãoInstitucionalizaçãoResponsabilidade CorporativaIdeologiaSustentabilidadeResponsabilidade corporativa: institucionalização e ideologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliana_travassos.pdfapplication/pdf1028241https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8YAQRM/1/juliana_travassos.pdfbf154844d2d49551a5557c0c674cdb82MD51TEXTjuliana_travassos.pdf.txtjuliana_travassos.pdf.txtExtracted texttext/plain207222https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8YAQRM/2/juliana_travassos.pdf.txtea28bf8fff6d9a7a74061f8cc8a5256dMD521843/BUOS-8YAQRM2019-11-14 03:27:35.472oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8YAQRMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:27:35Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
title Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
spellingShingle Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
Juliana Azevedo Travassos
Racionalização
Institucionalização
Responsabilidade Corporativa
Ideologia
Sustentabilidade
Sociologia
Ideologia
Desenvolvimento institucional
Responsabilidade social
title_short Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
title_full Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
title_fullStr Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
title_full_unstemmed Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
title_sort Responsabilidade corporativa: institucionalização e ideologia
author Juliana Azevedo Travassos
author_facet Juliana Azevedo Travassos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Augusto Pereira Prates
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alexandre Antonio Cardoso
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Otavio Soares Dulci
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Azevedo Travassos
contributor_str_mv Antonio Augusto Pereira Prates
Alexandre Antonio Cardoso
Otavio Soares Dulci
dc.subject.por.fl_str_mv Racionalização
Institucionalização
Responsabilidade Corporativa
Ideologia
Sustentabilidade
topic Racionalização
Institucionalização
Responsabilidade Corporativa
Ideologia
Sustentabilidade
Sociologia
Ideologia
Desenvolvimento institucional
Responsabilidade social
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sociologia
Ideologia
Desenvolvimento institucional
Responsabilidade social
description Nas últimas décadas a Responsabilidade Corporativa disseminou-se no mundo empresarial, e aparece como um tema de crescente interesse na mídia, empresariado, academia, governo, e sociedade civil, no Brasil e no mundo. No entanto, o conceito de responsabilidade corporativa sofreu mudanças complexas em seu significado ao longo dos anos. Assim, defendemos que o desenvolvimento do conceito de responsabilidade corporativa deve ser analisado em si mesmo. Nesse contexto, a sociologia, em especial a que trata das organizações, pode ser muito útil para ampliarmos a compreensão desse fenômeno. Dessa forma, o presente trabalho se propõe a sofisticar a discussão sobre responsabilidade corporativa abordando as características e mudanças do significado desse conceito, em especial seu processo de institucionalização, como uma ideologia empresarial. O referencial teórico usado para interpretação da responsabilidade corporativa a abordagem institucionalista na sociologia das organizações. A tese institucional central é de que os ambientes constroem e compelem as organizações, sua estrutura, ações e comportamento. Além do embasamento teórico da sociologia, o trabalho foi constituído de outras duas partes. Primeiro, foi feito um levantamento dos elementos que constituem a ideologia da responsabilidade corporativa em diferentes estágios de institucionalização, abordando assim as mudanças de significado pelas quais o fenômeno passou. O objetivo foi analisar as diferentes lógicas orientadoras do fenômeno em suas diferentes manifestações ao longo do tempo e do processo de institucionalização. Na parte final, à luz da bibliografia sociológica e dos temas levantados na análise do processo de mudança e institucionalização, foram analisados os relatórios de responsabilidade corporativa de empresas brasileiras consideradas líderes no assunto. Nesses relatórios, selecionamos as apresentações mais explícitas da ideologia de responsabilidade corporativa em cada empresa, avaliando em conjunto a institucionalização e o que o conceito significa para esse grupo de empresas atualmente. Ao analisar conjuntamente essas explicitações, chegamos a um retrato da institucionalização atual da ideologia da responsabilidade corporativa nas empresas líderes no tema no Brasil.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-02-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T15:06:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T15:06:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRM
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8YAQRM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8YAQRM/1/juliana_travassos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8YAQRM/2/juliana_travassos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bf154844d2d49551a5557c0c674cdb82
ea28bf8fff6d9a7a74061f8cc8a5256d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676674530541568