O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago Jose Silva Santana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23FRB
Resumo: Ao longo do tempo, o futebol passou por inúmeras mudanças, influenciadas por diversos eventos, que alteraram a forma como o futebol é administrado e também como é vivenciado. Consequentemente, as relações entre os envolvidos com o esporte também se modificaram. Entre essas mudanças está a relação entre os torcedores e o clube. Um dos fenômenos que vem modificando esta relação é a emergência dos programas de sócio torcedor. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação que torcedores do Clube Atlético Mineiro estabelecem com o programa de sócio torcedor do clube. Especificamente buscou-se identificar o perfil socioeconômico dos frequentadores dos jogos, a opinião que esses têm sobre o programa de sócio torcedor, as relações que os torcedores estabelecem com o referido programa e como o clube compreende a relação com sua torcida, participante ou não do seu programa de sócios. Para tanto, foram realizados levantamento bibliográfico, documental e trabalho de campo. O levantamento bibliográfico consistiu na busca de trabalhos acadêmicos que abordaram o fenômeno do sócio torcedor. Do ponto de vista documental, analisou leis, borderôs e o website do programa. O trabalho de campo consistiu na análise dos dados de 435 questionários coletados em cinco partidas do Campeonato Brasileiro de 2015, sendo que deste total 286 são sócios torcedores e 149 não são sócios. Também foram realizadas entrevistas com torcedores sócios, não sócios e um gestor do programa Galo na Veia. Após a análise, os resultados mostraram que o perfil dos sócios é composto por homens, solteiros, jovens, com nível superior de escolaridade, profissionalmente alocados no setor privado, residentes em Belo Horizonte e que utilizam veículo próprio para ir ao estádio. Identificou-se que o programa tem, de forma geral, uma aceitação significativa por parte dos torcedores, embora os mesmos tenham pouco conhecimento sobre o programa, atendo-se principalmente à questão do acesso ao estádio. Os dados também mostraram que o programa de sócio torcedor modificou a relação entre torcida e clube e configura-se como um símbolo de distinção entre os torcedores. A compreensão da relação do clube com sua torcida está orientada sob uma lógica empresarial, cujo modelo de conexão com o torcedor teve como referência o processo de mercantilização do torcer, que se estabeleceu em outros países. O processo de mercantilização do torcer acaba por limitar essa experiência a um grupo restrito, retirando aqueles que não têm condições de arcar com os valores que essa lógica impõe. Essa pesquisa também pode promover a reflexão dos gestores dos programas de sócios, para que possam mediar os interesses econômicos do clube sem a exclusão sumária dos torcedores de baixa renda.
id UFMG_e21f2ad178eaacccdaa8f54c417340a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B23FRB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Silvio Ricardo da SilvaLuciano Pereira da SilvaPriscila Augusta Ferreira camposThiago Jose Silva Santana2019-08-12T00:32:54Z2019-08-12T00:32:54Z2016-07-29http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23FRBAo longo do tempo, o futebol passou por inúmeras mudanças, influenciadas por diversos eventos, que alteraram a forma como o futebol é administrado e também como é vivenciado. Consequentemente, as relações entre os envolvidos com o esporte também se modificaram. Entre essas mudanças está a relação entre os torcedores e o clube. Um dos fenômenos que vem modificando esta relação é a emergência dos programas de sócio torcedor. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação que torcedores do Clube Atlético Mineiro estabelecem com o programa de sócio torcedor do clube. Especificamente buscou-se identificar o perfil socioeconômico dos frequentadores dos jogos, a opinião que esses têm sobre o programa de sócio torcedor, as relações que os torcedores estabelecem com o referido programa e como o clube compreende a relação com sua torcida, participante ou não do seu programa de sócios. Para tanto, foram realizados levantamento bibliográfico, documental e trabalho de campo. O levantamento bibliográfico consistiu na busca de trabalhos acadêmicos que abordaram o fenômeno do sócio torcedor. Do ponto de vista documental, analisou leis, borderôs e o website do programa. O trabalho de campo consistiu na análise dos dados de 435 questionários coletados em cinco partidas do Campeonato Brasileiro de 2015, sendo que deste total 286 são sócios torcedores e 149 não são sócios. Também foram realizadas entrevistas com torcedores sócios, não sócios e um gestor do programa Galo na Veia. Após a análise, os resultados mostraram que o perfil dos sócios é composto por homens, solteiros, jovens, com nível superior de escolaridade, profissionalmente alocados no setor privado, residentes em Belo Horizonte e que utilizam veículo próprio para ir ao estádio. Identificou-se que o programa tem, de forma geral, uma aceitação significativa por parte dos torcedores, embora os mesmos tenham pouco conhecimento sobre o programa, atendo-se principalmente à questão do acesso ao estádio. Os dados também mostraram que o programa de sócio torcedor modificou a relação entre torcida e clube e configura-se como um símbolo de distinção entre os torcedores. A compreensão da relação do clube com sua torcida está orientada sob uma lógica empresarial, cujo modelo de conexão com o torcedor teve como referência o processo de mercantilização do torcer, que se estabeleceu em outros países. O processo de mercantilização do torcer acaba por limitar essa experiência a um grupo restrito, retirando aqueles que não têm condições de arcar com os valores que essa lógica impõe. Essa pesquisa também pode promover a reflexão dos gestores dos programas de sócios, para que possam mediar os interesses econômicos do clube sem a exclusão sumária dos torcedores de baixa renda.Over time football has undergone numerous changes influenced by various events that have altered the way it is managed and also how it is experienced. Consequently, the relations between those involved with the sport have also changed. Among these changes are the relationship between the supporters and the club. One of the phenomena that have been modifying this relationship is the emergence of the fan membership program. The aim of this study was to analyze the relationship that supporters of Clube Atlético Mineiro establish with the fan membership program. Specifically sought to identify the socioeconomic profile of frequenters of the games, their opinion about the fan membership program, relations that supporters have with this program and how the club understands the relationship with their supporters, participant or not of its fan membership program. For that, a bibliographical, documentary and fieldwork survey was carried out. Bibliographical research consisted of the search for academic papers that approached the phenomenon of the supportive member. Documentary research analyzed laws, match reports and the program's website. Fieldwork consisted of the analysis of the data of 435 questionnaires collected in five games of the Brazilian Championship of 2016, of which 286 are members of the fan membership program and 149 are non-members. There were also interviews with supporters members, non-members and a manager of the fan membership program, the Galo na Veia. After analysis, results showed that the profile of the members is composed of men, singles, young people, with higher education level, professionally allocated in the private sector, residents of Belo Horizonte and using their own vehicle to go to the stadium. It was identified that the program has in general, a significant acceptance by the supporters although they have little knowledge about the program, focusing mainly on the issue of access to the stadium. Data also showed that the fan membership program has modified the relationship between supporters and club and is set as a symbol of distinction between fans. The understanding of the relationship between the club and its fans is guided by a business logic, whose model of connection with the supporter was based on the process of commodification of support established in other countries. The commodification process of support ends up limiting this experience to a narrow group, removing those who cannot afford the values that this logic requires. This research may also promote the reflection of club program managers so that they can mediate the club's economic interests without the summary exclusion of low-income supporters.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFutebolFutebol TorcedoresLazerTorcidaFutebolProgramas de Sócio TorcedorMercantilização do TorcerO clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_thiago_ufmg_2016.pdfapplication/pdf2486483https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B23FRB/1/dissertacao_thiago_ufmg_2016.pdf729918833d2041918a6b72f9f4c0a4a4MD51TEXTdissertacao_thiago_ufmg_2016.pdf.txtdissertacao_thiago_ufmg_2016.pdf.txtExtracted texttext/plain248574https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B23FRB/2/dissertacao_thiago_ufmg_2016.pdf.txt2d6139757b7e6418516dc0e714f1db9bMD521843/BUOS-B23FRB2019-11-14 07:19:14.923oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B23FRBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:19:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor
title O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor
spellingShingle O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor
Thiago Jose Silva Santana
Torcida
Futebol
Programas de Sócio Torcedor
Mercantilização do Torcer
Futebol
Futebol Torcedores
Lazer
title_short O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor
title_full O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor
title_fullStr O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor
title_full_unstemmed O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor
title_sort O clube no coração e/ou no bolso: os processos de mercantilização do torcer a partir de um programa de sócio torcedor
author Thiago Jose Silva Santana
author_facet Thiago Jose Silva Santana
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silvio Ricardo da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luciano Pereira da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Priscila Augusta Ferreira campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Thiago Jose Silva Santana
contributor_str_mv Silvio Ricardo da Silva
Luciano Pereira da Silva
Priscila Augusta Ferreira campos
dc.subject.por.fl_str_mv Torcida
Futebol
Programas de Sócio Torcedor
Mercantilização do Torcer
topic Torcida
Futebol
Programas de Sócio Torcedor
Mercantilização do Torcer
Futebol
Futebol Torcedores
Lazer
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Futebol
Futebol Torcedores
Lazer
description Ao longo do tempo, o futebol passou por inúmeras mudanças, influenciadas por diversos eventos, que alteraram a forma como o futebol é administrado e também como é vivenciado. Consequentemente, as relações entre os envolvidos com o esporte também se modificaram. Entre essas mudanças está a relação entre os torcedores e o clube. Um dos fenômenos que vem modificando esta relação é a emergência dos programas de sócio torcedor. O objetivo do presente estudo foi analisar a relação que torcedores do Clube Atlético Mineiro estabelecem com o programa de sócio torcedor do clube. Especificamente buscou-se identificar o perfil socioeconômico dos frequentadores dos jogos, a opinião que esses têm sobre o programa de sócio torcedor, as relações que os torcedores estabelecem com o referido programa e como o clube compreende a relação com sua torcida, participante ou não do seu programa de sócios. Para tanto, foram realizados levantamento bibliográfico, documental e trabalho de campo. O levantamento bibliográfico consistiu na busca de trabalhos acadêmicos que abordaram o fenômeno do sócio torcedor. Do ponto de vista documental, analisou leis, borderôs e o website do programa. O trabalho de campo consistiu na análise dos dados de 435 questionários coletados em cinco partidas do Campeonato Brasileiro de 2015, sendo que deste total 286 são sócios torcedores e 149 não são sócios. Também foram realizadas entrevistas com torcedores sócios, não sócios e um gestor do programa Galo na Veia. Após a análise, os resultados mostraram que o perfil dos sócios é composto por homens, solteiros, jovens, com nível superior de escolaridade, profissionalmente alocados no setor privado, residentes em Belo Horizonte e que utilizam veículo próprio para ir ao estádio. Identificou-se que o programa tem, de forma geral, uma aceitação significativa por parte dos torcedores, embora os mesmos tenham pouco conhecimento sobre o programa, atendo-se principalmente à questão do acesso ao estádio. Os dados também mostraram que o programa de sócio torcedor modificou a relação entre torcida e clube e configura-se como um símbolo de distinção entre os torcedores. A compreensão da relação do clube com sua torcida está orientada sob uma lógica empresarial, cujo modelo de conexão com o torcedor teve como referência o processo de mercantilização do torcer, que se estabeleceu em outros países. O processo de mercantilização do torcer acaba por limitar essa experiência a um grupo restrito, retirando aqueles que não têm condições de arcar com os valores que essa lógica impõe. Essa pesquisa também pode promover a reflexão dos gestores dos programas de sócios, para que possam mediar os interesses econômicos do clube sem a exclusão sumária dos torcedores de baixa renda.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T00:32:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T00:32:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23FRB
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23FRB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B23FRB/1/dissertacao_thiago_ufmg_2016.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B23FRB/2/dissertacao_thiago_ufmg_2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 729918833d2041918a6b72f9f4c0a4a4
2d6139757b7e6418516dc0e714f1db9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589437295165440