Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28647
Resumo: O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo quanto ao ato de associar e manter-se sócio ao seu respectivo clube, apontando e investigando as ações executadas pelos clubes de futebol da dupla gre-nal, e as influências das ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pelos clubes sobre o comportamento dos seus clientes-torcedores, com o intuito de estabelecer um relacionamento consistente, duradouro e benéfico para o público interessado em futebol. Com o objetivo de prover sustentabilidade ao estudo, foram explorados os conceitos de marketing de relacionamento, experiência do cliente, satisfação do consumidor, comunicação, comportamento do consumidor, lealdade e paixão. Em seguida, baseado em observação e em experiência pessoal e nos resultados obtidos a partir do levantamento de dados secundários e da condução de entrevistas informais com os gerentes de marketing dos clubes, foi definido o roteiro de entrevistas em profundidade a ser aplicado em uma amostra composta em parte por torcedores que, atualmente, integram o quadro social dos clubes. A partir da análise dos resultados das entrevistas, as motivações que levaram ou levam os torcedores ou a associarem-se aos clubes ou não associarem-se foram subdivididas, possbilitando, então, o desenvolvimento de inferências, hipóteses e sugestões acerca do assunto que contribuam para o entendimento das motivações de associação por partes dos torcedores e para a geração de valor por parte dos clubes para o seu público interessado, sobretudo, os seus torcedores.
id UFRGS-2_724fcc09a9f361b4166153898c41297f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28647
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi deNique, Walter Meucci2011-04-15T06:00:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/28647000772173O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo quanto ao ato de associar e manter-se sócio ao seu respectivo clube, apontando e investigando as ações executadas pelos clubes de futebol da dupla gre-nal, e as influências das ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pelos clubes sobre o comportamento dos seus clientes-torcedores, com o intuito de estabelecer um relacionamento consistente, duradouro e benéfico para o público interessado em futebol. Com o objetivo de prover sustentabilidade ao estudo, foram explorados os conceitos de marketing de relacionamento, experiência do cliente, satisfação do consumidor, comunicação, comportamento do consumidor, lealdade e paixão. Em seguida, baseado em observação e em experiência pessoal e nos resultados obtidos a partir do levantamento de dados secundários e da condução de entrevistas informais com os gerentes de marketing dos clubes, foi definido o roteiro de entrevistas em profundidade a ser aplicado em uma amostra composta em parte por torcedores que, atualmente, integram o quadro social dos clubes. A partir da análise dos resultados das entrevistas, as motivações que levaram ou levam os torcedores ou a associarem-se aos clubes ou não associarem-se foram subdivididas, possbilitando, então, o desenvolvimento de inferências, hipóteses e sugestões acerca do assunto que contribuam para o entendimento das motivações de associação por partes dos torcedores e para a geração de valor por parte dos clubes para o seu público interessado, sobretudo, os seus torcedores.application/pdfporMotivaçãoTorcida organizadaTorcedorFutebolQuando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772173.pdf.txt000772173.pdf.txtExtracted Texttext/plain160153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/2/000772173.pdf.txtb627391f7d395ec88984719be3462342MD52ORIGINAL000772173.pdf000772173.pdfTexto completoapplication/pdf607792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/1/000772173.pdf0aabed926a4c86044b269e7b266716c0MD51THUMBNAIL000772173.pdf.jpg000772173.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/3/000772173.pdf.jpgdd70db750a99339aaeb4c6cb6057ce5bMD5310183/286472018-10-09 08:57:28.879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28647Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-09T11:57:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
title Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
spellingShingle Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de
Motivação
Torcida organizada
Torcedor
Futebol
title_short Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
title_full Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
title_fullStr Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
title_full_unstemmed Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
title_sort Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
author Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de
author_facet Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nique, Walter Meucci
contributor_str_mv Nique, Walter Meucci
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Torcida organizada
Torcedor
Futebol
topic Motivação
Torcida organizada
Torcedor
Futebol
description O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo quanto ao ato de associar e manter-se sócio ao seu respectivo clube, apontando e investigando as ações executadas pelos clubes de futebol da dupla gre-nal, e as influências das ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pelos clubes sobre o comportamento dos seus clientes-torcedores, com o intuito de estabelecer um relacionamento consistente, duradouro e benéfico para o público interessado em futebol. Com o objetivo de prover sustentabilidade ao estudo, foram explorados os conceitos de marketing de relacionamento, experiência do cliente, satisfação do consumidor, comunicação, comportamento do consumidor, lealdade e paixão. Em seguida, baseado em observação e em experiência pessoal e nos resultados obtidos a partir do levantamento de dados secundários e da condução de entrevistas informais com os gerentes de marketing dos clubes, foi definido o roteiro de entrevistas em profundidade a ser aplicado em uma amostra composta em parte por torcedores que, atualmente, integram o quadro social dos clubes. A partir da análise dos resultados das entrevistas, as motivações que levaram ou levam os torcedores ou a associarem-se aos clubes ou não associarem-se foram subdivididas, possbilitando, então, o desenvolvimento de inferências, hipóteses e sugestões acerca do assunto que contribuam para o entendimento das motivações de associação por partes dos torcedores e para a geração de valor por parte dos clubes para o seu público interessado, sobretudo, os seus torcedores.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-04-15T06:00:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28647
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000772173
url http://hdl.handle.net/10183/28647
identifier_str_mv 000772173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/2/000772173.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/1/000772173.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/3/000772173.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b627391f7d395ec88984719be3462342
0aabed926a4c86044b269e7b266716c0
dd70db750a99339aaeb4c6cb6057ce5b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817724507647901696