Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/28647 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo quanto ao ato de associar e manter-se sócio ao seu respectivo clube, apontando e investigando as ações executadas pelos clubes de futebol da dupla gre-nal, e as influências das ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pelos clubes sobre o comportamento dos seus clientes-torcedores, com o intuito de estabelecer um relacionamento consistente, duradouro e benéfico para o público interessado em futebol. Com o objetivo de prover sustentabilidade ao estudo, foram explorados os conceitos de marketing de relacionamento, experiência do cliente, satisfação do consumidor, comunicação, comportamento do consumidor, lealdade e paixão. Em seguida, baseado em observação e em experiência pessoal e nos resultados obtidos a partir do levantamento de dados secundários e da condução de entrevistas informais com os gerentes de marketing dos clubes, foi definido o roteiro de entrevistas em profundidade a ser aplicado em uma amostra composta em parte por torcedores que, atualmente, integram o quadro social dos clubes. A partir da análise dos resultados das entrevistas, as motivações que levaram ou levam os torcedores ou a associarem-se aos clubes ou não associarem-se foram subdivididas, possbilitando, então, o desenvolvimento de inferências, hipóteses e sugestões acerca do assunto que contribuam para o entendimento das motivações de associação por partes dos torcedores e para a geração de valor por parte dos clubes para o seu público interessado, sobretudo, os seus torcedores. |
id |
UFRGS-2_724fcc09a9f361b4166153898c41297f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28647 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi deNique, Walter Meucci2011-04-15T06:00:16Z2010http://hdl.handle.net/10183/28647000772173O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo quanto ao ato de associar e manter-se sócio ao seu respectivo clube, apontando e investigando as ações executadas pelos clubes de futebol da dupla gre-nal, e as influências das ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pelos clubes sobre o comportamento dos seus clientes-torcedores, com o intuito de estabelecer um relacionamento consistente, duradouro e benéfico para o público interessado em futebol. Com o objetivo de prover sustentabilidade ao estudo, foram explorados os conceitos de marketing de relacionamento, experiência do cliente, satisfação do consumidor, comunicação, comportamento do consumidor, lealdade e paixão. Em seguida, baseado em observação e em experiência pessoal e nos resultados obtidos a partir do levantamento de dados secundários e da condução de entrevistas informais com os gerentes de marketing dos clubes, foi definido o roteiro de entrevistas em profundidade a ser aplicado em uma amostra composta em parte por torcedores que, atualmente, integram o quadro social dos clubes. A partir da análise dos resultados das entrevistas, as motivações que levaram ou levam os torcedores ou a associarem-se aos clubes ou não associarem-se foram subdivididas, possbilitando, então, o desenvolvimento de inferências, hipóteses e sugestões acerca do assunto que contribuam para o entendimento das motivações de associação por partes dos torcedores e para a geração de valor por parte dos clubes para o seu público interessado, sobretudo, os seus torcedores.application/pdfporMotivaçãoTorcida organizadaTorcedorFutebolQuando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000772173.pdf.txt000772173.pdf.txtExtracted Texttext/plain160153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/2/000772173.pdf.txtb627391f7d395ec88984719be3462342MD52ORIGINAL000772173.pdf000772173.pdfTexto completoapplication/pdf607792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/1/000772173.pdf0aabed926a4c86044b269e7b266716c0MD51THUMBNAIL000772173.pdf.jpg000772173.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/3/000772173.pdf.jpgdd70db750a99339aaeb4c6cb6057ce5bMD5310183/286472018-10-09 08:57:28.879oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28647Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-09T11:57:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes |
title |
Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes |
spellingShingle |
Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de Motivação Torcida organizada Torcedor Futebol |
title_short |
Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes |
title_full |
Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes |
title_fullStr |
Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes |
title_full_unstemmed |
Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes |
title_sort |
Quando o futebol transcende as quatro linhas - paixão vs racionalidade : estudo das motivações envolvidas no processo de associação e manutenção da Associação de Torcedores da Dupla GRE-NAL para com os seus clubes |
author |
Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de |
author_facet |
Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castilhos Júnior, Paulo Augusto Ricciardi de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
contributor_str_mv |
Nique, Walter Meucci |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Torcida organizada Torcedor Futebol |
topic |
Motivação Torcida organizada Torcedor Futebol |
description |
O objetivo deste estudo é diagnosticar as motivações que influenciam os comportamentos dos torcedores de futebol, enquanto clientes de seus respectivos clubes, ponderando fatores emocionais e elementos racionais, sobretudo quanto ao ato de associar e manter-se sócio ao seu respectivo clube, apontando e investigando as ações executadas pelos clubes de futebol da dupla gre-nal, e as influências das ações de marketing de relacionamento desenvolvidas pelos clubes sobre o comportamento dos seus clientes-torcedores, com o intuito de estabelecer um relacionamento consistente, duradouro e benéfico para o público interessado em futebol. Com o objetivo de prover sustentabilidade ao estudo, foram explorados os conceitos de marketing de relacionamento, experiência do cliente, satisfação do consumidor, comunicação, comportamento do consumidor, lealdade e paixão. Em seguida, baseado em observação e em experiência pessoal e nos resultados obtidos a partir do levantamento de dados secundários e da condução de entrevistas informais com os gerentes de marketing dos clubes, foi definido o roteiro de entrevistas em profundidade a ser aplicado em uma amostra composta em parte por torcedores que, atualmente, integram o quadro social dos clubes. A partir da análise dos resultados das entrevistas, as motivações que levaram ou levam os torcedores ou a associarem-se aos clubes ou não associarem-se foram subdivididas, possbilitando, então, o desenvolvimento de inferências, hipóteses e sugestões acerca do assunto que contribuam para o entendimento das motivações de associação por partes dos torcedores e para a geração de valor por parte dos clubes para o seu público interessado, sobretudo, os seus torcedores. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-04-15T06:00:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/28647 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000772173 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/28647 |
identifier_str_mv |
000772173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/2/000772173.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/1/000772173.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28647/3/000772173.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b627391f7d395ec88984719be3462342 0aabed926a4c86044b269e7b266716c0 dd70db750a99339aaeb4c6cb6057ce5b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724507647901696 |