Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nelyane Gonçalves Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/37851
https://orcid.org/0000-0002-2876-6126
Resumo: A pesquisa buscou desenvolver uma narrativa da história da arte no Brasil da década de 1960 pautada na itinerância entre os artistas e críticos participantes de Salões e Bienais. Os eventos selecionados para o estudo foram os: Salões Paranaenses de Belas Artes, Salões Municipais de Belas Artes de Belo Horizonte-MG, Salões de Arte Moderna do Distrito Federal, Salões de Arte Contemporânea de Campinas-SP, e as Bienais Internacionais de São Paulo, entre 1963 e 1968. Com a participação dos artistas, os museus e instituições promotoras destes eventos adquiriam e incorporavam suas obras a seus acervos. É em função deste procedimento que atualmente é possível acessar algumas das obras expostas. Os júris de seleção e premiação, formados em sua maioria por críticos de arte, também circulavam intensamente entre os Salões e Bienais. Em suas escolhas, podemos identificar as principais tendências artísticas em voga na época, o que estimulava o debate público entre os componentes dos circuitos de arte. A pesquisa se desdobrou na busca de fontes documentais nas instituições de memória relacionadas historicamente à promoção destes eventos, na análise das fontes relacionadas à crítica da época, e na descrição, interpretação e análise das obras de arte que foram encontradas. Desta maneira, trata-se de um estudo que relaciona a historiografia da arte e a cultura material resultante da promoção desses eventos pelos circuitos artísticos no país. Buscando responder ao questionamento sobre qual é a importância dos salões regionais na formação dos circuitos artísticos desse período, espera-se que a tese possa contribuir para ampliar as narrativas da história da arte no Brasil nos anos de 1960.
id UFMG_e2c80f22c802d33de0c46c219f7a4929
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37851
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rodrigo Vivas Andradehttp://lattes.cnpq.br/1526956020506544Raquel Quinet de Andrade PifanoRenata Cristina de Oliveira Maia ZagoMiriam HermetoMarco Antonio Pasqualini de Andradehttp://lattes.cnpq.br/0353751145088239Nelyane Gonçalves Santos2021-08-31T00:48:29Z2021-08-31T00:48:29Z2020-02-18http://hdl.handle.net/1843/37851https://orcid.org/0000-0002-2876-6126A pesquisa buscou desenvolver uma narrativa da história da arte no Brasil da década de 1960 pautada na itinerância entre os artistas e críticos participantes de Salões e Bienais. Os eventos selecionados para o estudo foram os: Salões Paranaenses de Belas Artes, Salões Municipais de Belas Artes de Belo Horizonte-MG, Salões de Arte Moderna do Distrito Federal, Salões de Arte Contemporânea de Campinas-SP, e as Bienais Internacionais de São Paulo, entre 1963 e 1968. Com a participação dos artistas, os museus e instituições promotoras destes eventos adquiriam e incorporavam suas obras a seus acervos. É em função deste procedimento que atualmente é possível acessar algumas das obras expostas. Os júris de seleção e premiação, formados em sua maioria por críticos de arte, também circulavam intensamente entre os Salões e Bienais. Em suas escolhas, podemos identificar as principais tendências artísticas em voga na época, o que estimulava o debate público entre os componentes dos circuitos de arte. A pesquisa se desdobrou na busca de fontes documentais nas instituições de memória relacionadas historicamente à promoção destes eventos, na análise das fontes relacionadas à crítica da época, e na descrição, interpretação e análise das obras de arte que foram encontradas. Desta maneira, trata-se de um estudo que relaciona a historiografia da arte e a cultura material resultante da promoção desses eventos pelos circuitos artísticos no país. Buscando responder ao questionamento sobre qual é a importância dos salões regionais na formação dos circuitos artísticos desse período, espera-se que a tese possa contribuir para ampliar as narrativas da história da arte no Brasil nos anos de 1960.The research aimed to develop a narrative of art history in Brazil of the 1960s based on the itinerancy between the artists and critics participating in the Salons and Biennials. The events selected for the study were: Parana Salons of Fine Arts; Municipal Salons of Fine Arts of Belo Horizonte-MG; Salons of Modern Art of the Federal District; Salons of Contemporary Art of Campinas-SP, and International Biennial of São Paulo, from 1963 to 1968. With the participation of the artists, the museums and institutions promoting these events acquired and incorporated their works into their collections. Due to this procedure it is currently possible to access some of the works exhibited. Selection and award juries, mostly art critics, also circulated intensively between the Salons and Biennials. In their choices we can identify the main artistic trends in vogue at the time, which stimulated public debate among the components of art circuits. The research unfolded in the search for documentary sources in memory institutions historically related to the promotion of these events, in the analysis of sources related to the critique of the time and in the description, interpretation and analysis of the works of art that were found. Thus, it is a study that relates the historiography of art and the material culture resulting from the promotion of these events by the artistic circuits in the country. Seeking to answer the question about what is the importance of regional salons in the formation of artistic circuits in this period, it is expected that the thesis can contribute to broaden the narratives of art history in Brazil in the 1960s.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESSalões de arte - 1960Arte brasileira - HistóriaArtes plásticas brasileiraCríticos de arteArte moderna - Séc. XXSalões e bienaisDécada de 1960Artes visuaisHistória da arteOs salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no BrasilSalons and biennials in the 1960s: itinerancies between the artistic circuits in the shaping of an art history in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALOs Salões e as Bienais na década de 1960. Itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma História da Arte no Brasil.pdfOs Salões e as Bienais na década de 1960. Itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma História da Arte no Brasil.pdfapplication/pdf24284545https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37851/1/Os%20Sal%c3%b5es%20e%20as%20Bienais%20na%20d%c3%a9cada%20de%201960.%20Itiner%c3%a2ncias%20entre%20os%20circuitos%20art%c3%adsticos%20na%20conforma%c3%a7%c3%a3o%20de%20uma%20Hist%c3%b3ria%20da%20Arte%20no%20Brasil.pdf51ce381831ddfaffd3c525eb37875cfeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37851/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/378512021-08-30 21:48:29.546oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-31T00:48:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Salons and biennials in the 1960s: itinerancies between the artistic circuits in the shaping of an art history in Brazil
title Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil
spellingShingle Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil
Nelyane Gonçalves Santos
Salões e bienais
Década de 1960
Artes visuais
História da arte
Salões de arte - 1960
Arte brasileira - História
Artes plásticas brasileira
Críticos de arte
Arte moderna - Séc. XX
title_short Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil
title_full Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil
title_fullStr Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil
title_full_unstemmed Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil
title_sort Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil
author Nelyane Gonçalves Santos
author_facet Nelyane Gonçalves Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rodrigo Vivas Andrade
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1526956020506544
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Raquel Quinet de Andrade Pifano
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Miriam Hermeto
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marco Antonio Pasqualini de Andrade
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0353751145088239
dc.contributor.author.fl_str_mv Nelyane Gonçalves Santos
contributor_str_mv Rodrigo Vivas Andrade
Raquel Quinet de Andrade Pifano
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago
Miriam Hermeto
Marco Antonio Pasqualini de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Salões e bienais
Década de 1960
Artes visuais
História da arte
topic Salões e bienais
Década de 1960
Artes visuais
História da arte
Salões de arte - 1960
Arte brasileira - História
Artes plásticas brasileira
Críticos de arte
Arte moderna - Séc. XX
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Salões de arte - 1960
Arte brasileira - História
Artes plásticas brasileira
Críticos de arte
Arte moderna - Séc. XX
description A pesquisa buscou desenvolver uma narrativa da história da arte no Brasil da década de 1960 pautada na itinerância entre os artistas e críticos participantes de Salões e Bienais. Os eventos selecionados para o estudo foram os: Salões Paranaenses de Belas Artes, Salões Municipais de Belas Artes de Belo Horizonte-MG, Salões de Arte Moderna do Distrito Federal, Salões de Arte Contemporânea de Campinas-SP, e as Bienais Internacionais de São Paulo, entre 1963 e 1968. Com a participação dos artistas, os museus e instituições promotoras destes eventos adquiriam e incorporavam suas obras a seus acervos. É em função deste procedimento que atualmente é possível acessar algumas das obras expostas. Os júris de seleção e premiação, formados em sua maioria por críticos de arte, também circulavam intensamente entre os Salões e Bienais. Em suas escolhas, podemos identificar as principais tendências artísticas em voga na época, o que estimulava o debate público entre os componentes dos circuitos de arte. A pesquisa se desdobrou na busca de fontes documentais nas instituições de memória relacionadas historicamente à promoção destes eventos, na análise das fontes relacionadas à crítica da época, e na descrição, interpretação e análise das obras de arte que foram encontradas. Desta maneira, trata-se de um estudo que relaciona a historiografia da arte e a cultura material resultante da promoção desses eventos pelos circuitos artísticos no país. Buscando responder ao questionamento sobre qual é a importância dos salões regionais na formação dos circuitos artísticos desse período, espera-se que a tese possa contribuir para ampliar as narrativas da história da arte no Brasil nos anos de 1960.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-31T00:48:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-31T00:48:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37851
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2876-6126
url http://hdl.handle.net/1843/37851
https://orcid.org/0000-0002-2876-6126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37851/1/Os%20Sal%c3%b5es%20e%20as%20Bienais%20na%20d%c3%a9cada%20de%201960.%20Itiner%c3%a2ncias%20entre%20os%20circuitos%20art%c3%adsticos%20na%20conforma%c3%a7%c3%a3o%20de%20uma%20Hist%c3%b3ria%20da%20Arte%20no%20Brasil.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37851/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 51ce381831ddfaffd3c525eb37875cfe
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971108034510848