Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/37851 https://orcid.org/0000-0002-2876-6126 |
Resumo: | A pesquisa buscou desenvolver uma narrativa da história da arte no Brasil da década de 1960 pautada na itinerância entre os artistas e críticos participantes de Salões e Bienais. Os eventos selecionados para o estudo foram os: Salões Paranaenses de Belas Artes, Salões Municipais de Belas Artes de Belo Horizonte-MG, Salões de Arte Moderna do Distrito Federal, Salões de Arte Contemporânea de Campinas-SP, e as Bienais Internacionais de São Paulo, entre 1963 e 1968. Com a participação dos artistas, os museus e instituições promotoras destes eventos adquiriam e incorporavam suas obras a seus acervos. É em função deste procedimento que atualmente é possível acessar algumas das obras expostas. Os júris de seleção e premiação, formados em sua maioria por críticos de arte, também circulavam intensamente entre os Salões e Bienais. Em suas escolhas, podemos identificar as principais tendências artísticas em voga na época, o que estimulava o debate público entre os componentes dos circuitos de arte. A pesquisa se desdobrou na busca de fontes documentais nas instituições de memória relacionadas historicamente à promoção destes eventos, na análise das fontes relacionadas à crítica da época, e na descrição, interpretação e análise das obras de arte que foram encontradas. Desta maneira, trata-se de um estudo que relaciona a historiografia da arte e a cultura material resultante da promoção desses eventos pelos circuitos artísticos no país. Buscando responder ao questionamento sobre qual é a importância dos salões regionais na formação dos circuitos artísticos desse período, espera-se que a tese possa contribuir para ampliar as narrativas da história da arte no Brasil nos anos de 1960. |
id |
UFMG_e2c80f22c802d33de0c46c219f7a4929 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/37851 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rodrigo Vivas Andradehttp://lattes.cnpq.br/1526956020506544Raquel Quinet de Andrade PifanoRenata Cristina de Oliveira Maia ZagoMiriam HermetoMarco Antonio Pasqualini de Andradehttp://lattes.cnpq.br/0353751145088239Nelyane Gonçalves Santos2021-08-31T00:48:29Z2021-08-31T00:48:29Z2020-02-18http://hdl.handle.net/1843/37851https://orcid.org/0000-0002-2876-6126A pesquisa buscou desenvolver uma narrativa da história da arte no Brasil da década de 1960 pautada na itinerância entre os artistas e críticos participantes de Salões e Bienais. Os eventos selecionados para o estudo foram os: Salões Paranaenses de Belas Artes, Salões Municipais de Belas Artes de Belo Horizonte-MG, Salões de Arte Moderna do Distrito Federal, Salões de Arte Contemporânea de Campinas-SP, e as Bienais Internacionais de São Paulo, entre 1963 e 1968. Com a participação dos artistas, os museus e instituições promotoras destes eventos adquiriam e incorporavam suas obras a seus acervos. É em função deste procedimento que atualmente é possível acessar algumas das obras expostas. Os júris de seleção e premiação, formados em sua maioria por críticos de arte, também circulavam intensamente entre os Salões e Bienais. Em suas escolhas, podemos identificar as principais tendências artísticas em voga na época, o que estimulava o debate público entre os componentes dos circuitos de arte. A pesquisa se desdobrou na busca de fontes documentais nas instituições de memória relacionadas historicamente à promoção destes eventos, na análise das fontes relacionadas à crítica da época, e na descrição, interpretação e análise das obras de arte que foram encontradas. Desta maneira, trata-se de um estudo que relaciona a historiografia da arte e a cultura material resultante da promoção desses eventos pelos circuitos artísticos no país. Buscando responder ao questionamento sobre qual é a importância dos salões regionais na formação dos circuitos artísticos desse período, espera-se que a tese possa contribuir para ampliar as narrativas da história da arte no Brasil nos anos de 1960.The research aimed to develop a narrative of art history in Brazil of the 1960s based on the itinerancy between the artists and critics participating in the Salons and Biennials. The events selected for the study were: Parana Salons of Fine Arts; Municipal Salons of Fine Arts of Belo Horizonte-MG; Salons of Modern Art of the Federal District; Salons of Contemporary Art of Campinas-SP, and International Biennial of São Paulo, from 1963 to 1968. With the participation of the artists, the museums and institutions promoting these events acquired and incorporated their works into their collections. Due to this procedure it is currently possible to access some of the works exhibited. Selection and award juries, mostly art critics, also circulated intensively between the Salons and Biennials. In their choices we can identify the main artistic trends in vogue at the time, which stimulated public debate among the components of art circuits. The research unfolded in the search for documentary sources in memory institutions historically related to the promotion of these events, in the analysis of sources related to the critique of the time and in the description, interpretation and analysis of the works of art that were found. Thus, it is a study that relates the historiography of art and the material culture resulting from the promotion of these events by the artistic circuits in the country. Seeking to answer the question about what is the importance of regional salons in the formation of artistic circuits in this period, it is expected that the thesis can contribute to broaden the narratives of art history in Brazil in the 1960s.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESSalões de arte - 1960Arte brasileira - HistóriaArtes plásticas brasileiraCríticos de arteArte moderna - Séc. XXSalões e bienaisDécada de 1960Artes visuaisHistória da arteOs salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no BrasilSalons and biennials in the 1960s: itinerancies between the artistic circuits in the shaping of an art history in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALOs Salões e as Bienais na década de 1960. Itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma História da Arte no Brasil.pdfOs Salões e as Bienais na década de 1960. Itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma História da Arte no Brasil.pdfapplication/pdf24284545https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37851/1/Os%20Sal%c3%b5es%20e%20as%20Bienais%20na%20d%c3%a9cada%20de%201960.%20Itiner%c3%a2ncias%20entre%20os%20circuitos%20art%c3%adsticos%20na%20conforma%c3%a7%c3%a3o%20de%20uma%20Hist%c3%b3ria%20da%20Arte%20no%20Brasil.pdf51ce381831ddfaffd3c525eb37875cfeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37851/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/378512021-08-30 21:48:29.546oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-08-31T00:48:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Salons and biennials in the 1960s: itinerancies between the artistic circuits in the shaping of an art history in Brazil |
title |
Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil |
spellingShingle |
Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil Nelyane Gonçalves Santos Salões e bienais Década de 1960 Artes visuais História da arte Salões de arte - 1960 Arte brasileira - História Artes plásticas brasileira Críticos de arte Arte moderna - Séc. XX |
title_short |
Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil |
title_full |
Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil |
title_fullStr |
Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil |
title_full_unstemmed |
Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil |
title_sort |
Os salões e as bienais na década de 1960: itinerâncias entre os circuitos artísticos na conformação de uma história da arte no Brasil |
author |
Nelyane Gonçalves Santos |
author_facet |
Nelyane Gonçalves Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rodrigo Vivas Andrade |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1526956020506544 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Raquel Quinet de Andrade Pifano |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Renata Cristina de Oliveira Maia Zago |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Miriam Hermeto |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Marco Antonio Pasqualini de Andrade |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0353751145088239 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nelyane Gonçalves Santos |
contributor_str_mv |
Rodrigo Vivas Andrade Raquel Quinet de Andrade Pifano Renata Cristina de Oliveira Maia Zago Miriam Hermeto Marco Antonio Pasqualini de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Salões e bienais Década de 1960 Artes visuais História da arte |
topic |
Salões e bienais Década de 1960 Artes visuais História da arte Salões de arte - 1960 Arte brasileira - História Artes plásticas brasileira Críticos de arte Arte moderna - Séc. XX |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Salões de arte - 1960 Arte brasileira - História Artes plásticas brasileira Críticos de arte Arte moderna - Séc. XX |
description |
A pesquisa buscou desenvolver uma narrativa da história da arte no Brasil da década de 1960 pautada na itinerância entre os artistas e críticos participantes de Salões e Bienais. Os eventos selecionados para o estudo foram os: Salões Paranaenses de Belas Artes, Salões Municipais de Belas Artes de Belo Horizonte-MG, Salões de Arte Moderna do Distrito Federal, Salões de Arte Contemporânea de Campinas-SP, e as Bienais Internacionais de São Paulo, entre 1963 e 1968. Com a participação dos artistas, os museus e instituições promotoras destes eventos adquiriam e incorporavam suas obras a seus acervos. É em função deste procedimento que atualmente é possível acessar algumas das obras expostas. Os júris de seleção e premiação, formados em sua maioria por críticos de arte, também circulavam intensamente entre os Salões e Bienais. Em suas escolhas, podemos identificar as principais tendências artísticas em voga na época, o que estimulava o debate público entre os componentes dos circuitos de arte. A pesquisa se desdobrou na busca de fontes documentais nas instituições de memória relacionadas historicamente à promoção destes eventos, na análise das fontes relacionadas à crítica da época, e na descrição, interpretação e análise das obras de arte que foram encontradas. Desta maneira, trata-se de um estudo que relaciona a historiografia da arte e a cultura material resultante da promoção desses eventos pelos circuitos artísticos no país. Buscando responder ao questionamento sobre qual é a importância dos salões regionais na formação dos circuitos artísticos desse período, espera-se que a tese possa contribuir para ampliar as narrativas da história da arte no Brasil nos anos de 1960. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-31T00:48:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-08-31T00:48:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/37851 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-2876-6126 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/37851 https://orcid.org/0000-0002-2876-6126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37851/1/Os%20Sal%c3%b5es%20e%20as%20Bienais%20na%20d%c3%a9cada%20de%201960.%20Itiner%c3%a2ncias%20entre%20os%20circuitos%20art%c3%adsticos%20na%20conforma%c3%a7%c3%a3o%20de%20uma%20Hist%c3%b3ria%20da%20Arte%20no%20Brasil.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/37851/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51ce381831ddfaffd3c525eb37875cfe 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971108034510848 |