Atributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Douglas Augusto Araújo Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marlusa de Sevilha Gosling, Iury Teixeira de Sevilha Gosling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/56191
Resumo: O mercado de aplicativos móveis cresce diariamente, massivamente, entrando cada vez mais em espaços, que antes não eram contemplados. Os avanços tecnológicos e a expansão do acesso à internet e esse tipo de tecnologia favorecem esta crescente. Somado a isto, o turismo tem se tornado um mercado muito interessante, volumoso, valioso, de cifras importantes e de crescimento notável. O presente trabalho se propõe a avaliar os fatores que impactam a probabilidade de uso de aplicativos de destinos turísticos. Realizou-se um survey online com 324 respondentes, em maio de 2018. A partir do uso de regressão linear múltipla, pôde- se perceber que dentre os cinco fatores intervenientes, propostos a partir de revisão da literatura, apenas usabilidade do aplicativo e informações gerais do destino aumentam a intenção de uso dos aplicativos de turismo.
id UFMG_e2cd9e923c83b3fab7e6e0277d5e598d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/56191
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-07-13T17:59:31Z2023-07-13T17:59:31Z20189128730221786259http://hdl.handle.net/1843/56191O mercado de aplicativos móveis cresce diariamente, massivamente, entrando cada vez mais em espaços, que antes não eram contemplados. Os avanços tecnológicos e a expansão do acesso à internet e esse tipo de tecnologia favorecem esta crescente. Somado a isto, o turismo tem se tornado um mercado muito interessante, volumoso, valioso, de cifras importantes e de crescimento notável. O presente trabalho se propõe a avaliar os fatores que impactam a probabilidade de uso de aplicativos de destinos turísticos. Realizou-se um survey online com 324 respondentes, em maio de 2018. A partir do uso de regressão linear múltipla, pôde- se perceber que dentre os cinco fatores intervenientes, propostos a partir de revisão da literatura, apenas usabilidade do aplicativo e informações gerais do destino aumentam a intenção de uso dos aplicativos de turismo.The market for mobile applications grows daily, massively, entering more and more into spaces, which were not previously contemplated. Technological advances and the expansion of Internet access and this type of technology favor this growing. In addition to this, tourism has become a very interesting, voluminous, valuable market with important figures and remarkable growth. The present work proposes to evaluate the factors that impact the probability of using tourist destination applications. An online survey was conducted with 324 respondents in May 2018. From the use of multiple linear regression, it was possible to see that among the five intervening factors, proposed from a literature review, only application usability and general information of destination increase the intended use of tourism applications.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASRevista Negócios em ProjeçãoTurismoAplicativos móveisAplicativos móveisTurismoCidades históricasUsabilidadeExperiência do usuárioAtributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao1/article/view/1084/939Douglas Augusto Araújo SilvaMarlusa de Sevilha GoslingIury Teixeira de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56191/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALATRIBUTOS INFLUENCIADORES NA DECISÃO DOS TURISTAS.pdfATRIBUTOS INFLUENCIADORES NA DECISÃO DOS TURISTAS.pdfapplication/pdf694026https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56191/2/ATRIBUTOS%20INFLUENCIADORES%20NA%20DECIS%c3%83O%20DOS%20TURISTAS.pdff001d3dcbea8339ad8a1b510d32141e9MD521843/561912023-07-13 14:59:32.123oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-07-13T17:59:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricas
title Atributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricas
spellingShingle Atributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricas
Douglas Augusto Araújo Silva
Aplicativos móveis
Turismo
Cidades históricas
Usabilidade
Experiência do usuário
Turismo
Aplicativos móveis
title_short Atributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricas
title_full Atributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricas
title_fullStr Atributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricas
title_full_unstemmed Atributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricas
title_sort Atributos influenciadores na decisão dos turistas de usar aplicativos turismo para cidades históricas
author Douglas Augusto Araújo Silva
author_facet Douglas Augusto Araújo Silva
Marlusa de Sevilha Gosling
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
author_role author
author2 Marlusa de Sevilha Gosling
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Douglas Augusto Araújo Silva
Marlusa de Sevilha Gosling
Iury Teixeira de Sevilha Gosling
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicativos móveis
Turismo
Cidades históricas
Usabilidade
Experiência do usuário
topic Aplicativos móveis
Turismo
Cidades históricas
Usabilidade
Experiência do usuário
Turismo
Aplicativos móveis
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Turismo
Aplicativos móveis
description O mercado de aplicativos móveis cresce diariamente, massivamente, entrando cada vez mais em espaços, que antes não eram contemplados. Os avanços tecnológicos e a expansão do acesso à internet e esse tipo de tecnologia favorecem esta crescente. Somado a isto, o turismo tem se tornado um mercado muito interessante, volumoso, valioso, de cifras importantes e de crescimento notável. O presente trabalho se propõe a avaliar os fatores que impactam a probabilidade de uso de aplicativos de destinos turísticos. Realizou-se um survey online com 324 respondentes, em maio de 2018. A partir do uso de regressão linear múltipla, pôde- se perceber que dentre os cinco fatores intervenientes, propostos a partir de revisão da literatura, apenas usabilidade do aplicativo e informações gerais do destino aumentam a intenção de uso dos aplicativos de turismo.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-13T17:59:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-13T17:59:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/56191
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 21786259
identifier_str_mv 21786259
url http://hdl.handle.net/1843/56191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Negócios em Projeção
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56191/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/56191/2/ATRIBUTOS%20INFLUENCIADORES%20NA%20DECIS%c3%83O%20DOS%20TURISTAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
f001d3dcbea8339ad8a1b510d32141e9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676768264847360