A epistemologia-em-uso: imagens de ciência em livros didáticos de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Geraldo Jose da Silva
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85JJ22
Resumo: Nessa dissertação, apresentamos a pesquisa desenvolvida para analisar a imagem da ciência presente em livros didáticos de química, particularmente pela importância da ciência e da tecnologia na dimensão formativa do currículo visando à cidadania. Nosso objetivo era identificar a imagem da ciência presente em um livro didático de química. Desenvolvemos um desenho metodológico, no qual buscamos identificar marcas textuais, isto é, indícios que configurem um determinado perfil epistemológico subjacente ao livro texto. A partir dos referenciais teóricos apresentados por Campos e Cachapuz (1997), duas categorias de perfil epistemológico Empirista/Positivista e Racionalista/Dedutivista foram identificadas, nos capítulos analisados, a partir de marcas textuais. Para análise, os capítulos foram fragmentados semanticamente. Os fragmentos semânticos foram categorizados através de um livro-de-códigos construído e refinado por validação recursiva (concordância intercodificadores) e validação por especialista visando à confiabilidade e à auditabilidade dos procedimentos metodológicos. Para coleta de dados, foram selecionados três livros de química que tiveram três capítulos fragmentados (dois escolhidos pelo pesquisador: Introdução e Pilhas e um sorteado: Radioatividade). Seus fragmentos semânticos foram categorizados, e as marcas textuais identificadas foram registradas. As marcas identificadas serviram para análise e definição dos respectivos perfis epistemológicos caracterizando a natureza da ciência, a utilização da história da ciência, a relação ciência, tecnologia e sociedade. Para análise das possíveis decorrências pedagógicas, foram utilizados os referenciais teóricos do Conhecimento Tácito (Polanyi), Teorias-de-ação (Argyris e Schön) e Campos Conceituais (Vergnaud) nos quais se analisam as possíveis decorrências pedagógicas da epistemologia-em-uso, particularmente nas marcas textuais do tipo exercícios existentes no livro didático. Conclui-se que a ferramenta metodológica apresenta significativa acuidade (em 98,6% dos 1006 fragmentos coletados foram identificadas marcas textuais). Isso possibilitou a identificação dos perfis característicos dos livros analisados, destacando suas particularidades quanto à imagem da ciência apresentada, bem como a existência de uma epistemologia explícita nos parágrafos que nem sempre é coincidente com a epistemologia-em-uso (tácita) nas demais categorias de marcas textuais (exercícios, experimentos e marcas iconográficas).
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Para análise, os capítulos foram fragmentados semanticamente. Os fragmentos semânticos foram categorizados através de um livro-de-códigos construído e refinado por validação recursiva (concordância intercodificadores) e validação por especialista visando à confiabilidade e à auditabilidade dos procedimentos metodológicos. Para coleta de dados, foram selecionados três livros de química que tiveram três capítulos fragmentados (dois escolhidos pelo pesquisador: Introdução e Pilhas e um sorteado: Radioatividade). Seus fragmentos semânticos foram categorizados, e as marcas textuais identificadas foram registradas. As marcas identificadas serviram para análise e definição dos respectivos perfis epistemológicos caracterizando a natureza da ciência, a utilização da história da ciência, a relação ciência, tecnologia e sociedade. Para análise das possíveis decorrências pedagógicas, foram utilizados os referenciais teóricos do Conhecimento Tácito (Polanyi), Teorias-de-ação (Argyris e Schön) e Campos Conceituais (Vergnaud) nos quais se analisam as possíveis decorrências pedagógicas da epistemologia-em-uso, particularmente nas marcas textuais do tipo exercícios existentes no livro didático. Conclui-se que a ferramenta metodológica apresenta significativa acuidade (em 98,6% dos 1006 fragmentos coletados foram identificadas marcas textuais). Isso possibilitou a identificação dos perfis característicos dos livros analisados, destacando suas particularidades quanto à imagem da ciência apresentada, bem como a existência de uma epistemologia explícita nos parágrafos que nem sempre é coincidente com a epistemologia-em-uso (tácita) nas demais categorias de marcas textuais (exercícios, experimentos e marcas iconográficas).In this dissertation we present the research developed to analyze the image of science in Chemistry textbooks, particularly because of the importance of science and technology in the formative dimension of the curriculum aiming citizenship. Our objective was to identify the image of science in a textbook of Chemistry. We developed a methodological approach, in which we intend to spot textual marks, that is, indications that configure one underlying epistemological profile to the textbook. From the theoretical reference presented by Campos and Cachapuz (1997), two categories of epistemological were identified in the evaluated chapters as far as textual marks are concerned, the Empirist/indutivist and the Rationalist/deductivist ones. To the analysis, the chapters were broken up semantically. The semantic fragments were categorized by using the Book-of-codes, constructed and refined through recurs reliability (intercodes agreement) and validation by a specialist so as to certify the trustworthiness and auditability of the methodological procedures. Three chapters of three Chemistry textbooks were selected, fragmented and then collected as data (Introduction and Batteries were chosen by the researcher, while Radioactivity was chosen at random). Their semantic fragments were categorized and the identified textual marks were registered. Those marks served to the analysis and definition of the respective epistemological profiles in order to characterize the nature of science, the use of history of science, the science/technology relationship and society. To study the possible pedagogical results, we have used the theoretical references of the Tacit Knowledge (Polany), Theory-of-action (Argyris and Schön) and Conceptual Fields (Vergnaud), which assess the possible pedagogical results of the epistemology-in-use, particularly in the textual marks exercises type present in the textbook. We can conclude that the methodological tool has a significative accuracy (textual marks were identified in 98,6% of the 1006 collected fragments). This precision made possible the recognition of characteristic profiles in the analyzed books, highlighting their specific particularities as far as the presented image of science is concerned, as well as the existence of an explicit epistemology in the paragraphs which is not always coincident with the epistemology-in- use (tacit) in other categories of textual marks (exercises, experiments and iconographic marks).Universidade Federal de Minas GeraisUFMGQuímica Estudo e ensinoLivros didáticosEpistemologiaEducaçãoImagens da ciênciaLivro didático de químicaA epistemologia-em-uso: imagens de ciência em livros didáticos de químicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_geraldo_final.pdfapplication/pdf711882https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JJ22/1/dissertacao_geraldo_final.pdf03a7b98a08ef05a99c44d95527c626d7MD51TEXTdissertacao_geraldo_final.pdf.txtdissertacao_geraldo_final.pdf.txtExtracted texttext/plain297047https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-85JJ22/2/dissertacao_geraldo_final.pdf.txt88103e19f6e413ad2e1cbfc0de7b8a1aMD521843/FAEC-85JJ222019-11-14 05:35:23.772oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-85JJ22Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:35:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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