O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Gonçalves Marin
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35150
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar reflexões a respeito do gesto corporal na performance pianística de uma seleção obras do séc. XX. A partir do referencial teórico de Gritten e King (2011), Leman e Godoy (2010), Windsor (2011), Jensenius (2010), Madeira e Scarduelli (2014), Chaib (2012), buscamos refletir sobre três categorias de gesto: gesto para produção do som, gestos facilitadores ou auxiliares e gestos cíclicos. Na procura de uma maior consciência gestual no que diz respeito ao resultado sonoro e performativo, aplicamos as reflexões sobre as três categorias no estudo do repertório selecionado: The Tides of Manaunaun (1917) e Aeolian Harp (1923) de Henry Cowell (1897-1965), Guero (1969) de Helmut Lachenmann (1935-) e Modelagem IX (1996) de Edson Zampronha (1963-). As reflexões sobre os gestos corporais geraram uma maior conexão entre os elementos da técnica pianística e discurso musical, que engloba as atitudes gestuais, poética e figuras de linguagem, tornando a performance mais consistente. Realizamos descrições detalhadas sobre nossas decisões quanto à técnica pianística, explorações tímbricas e gesto corporal além de ilustrar as trajetórias gestuais através de gráficos e excertos da partitura. Esperamos através desta pesquisa auxiliar a comunidade pianística sobre a compreensão e caminhos quanto à execução, interpretação e performance deste tipo de repertorio, além de estimular o desenvolvimento de mais trabalhos a respeito deste campo específico.
id UFMG_e2f07644ea2aad77dbc45e164d8f2db3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35150
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Martins de Castro Chaibhttp://lattes.cnpq.br/2134782236760988Alice Martins Belém Vieirahttp://lattes.cnpq.br/8481391115694299Edson Sekeff ZampronhaCarla Silva ReisAna Cláudia de Assishttp://lattes.cnpq.br/9295439045812702Juliana Gonçalves Marin2021-03-10T17:03:12Z2021-03-10T17:03:12Z2020-10-30http://hdl.handle.net/1843/35150Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar reflexões a respeito do gesto corporal na performance pianística de uma seleção obras do séc. XX. A partir do referencial teórico de Gritten e King (2011), Leman e Godoy (2010), Windsor (2011), Jensenius (2010), Madeira e Scarduelli (2014), Chaib (2012), buscamos refletir sobre três categorias de gesto: gesto para produção do som, gestos facilitadores ou auxiliares e gestos cíclicos. Na procura de uma maior consciência gestual no que diz respeito ao resultado sonoro e performativo, aplicamos as reflexões sobre as três categorias no estudo do repertório selecionado: The Tides of Manaunaun (1917) e Aeolian Harp (1923) de Henry Cowell (1897-1965), Guero (1969) de Helmut Lachenmann (1935-) e Modelagem IX (1996) de Edson Zampronha (1963-). As reflexões sobre os gestos corporais geraram uma maior conexão entre os elementos da técnica pianística e discurso musical, que engloba as atitudes gestuais, poética e figuras de linguagem, tornando a performance mais consistente. Realizamos descrições detalhadas sobre nossas decisões quanto à técnica pianística, explorações tímbricas e gesto corporal além de ilustrar as trajetórias gestuais através de gráficos e excertos da partitura. Esperamos através desta pesquisa auxiliar a comunidade pianística sobre a compreensão e caminhos quanto à execução, interpretação e performance deste tipo de repertorio, além de estimular o desenvolvimento de mais trabalhos a respeito deste campo específico.This research has as gerenal to show reflections of body gesture in the pianistic performance with a selection of 20th century works. From the theoretical reference of Gritten and King (2011), Leman and Godoy (2010), Windsor (2011), Jensenius (2010), Madeira and Scarduelli (2014), Chaib (2012), we seek to reflect about three gesture categories: sound-producing gestures, ancillary or facilitating gesture and cyclical gesture. Looking for a more gestural consciousness in regard to the sound and performative result, we applied the reflexions about this three categories in the study of the selected repertorie: The Tides of Manaunaun (1917) and Aeolian Harp (1923) from Henry Cowell (1897-1965), Guero (1969) from Helmut Lachenmann (1935-) and Modelagem IX (1996) from Edson Zampronha (1963-). The reflexions about body gestures generates a greater connection between piano technique and musical speech elements, that includes the gestural attitudes, poetic and figures of speech, making the performance more consistent. We did detailed descriptions about our decisions regarding piano technique, timbre explorations and body gestures, in addition to illustrating gestural trajectories through graphics and excerpts from the score. Through this research, we hope to help the piano community on the understanding and paths regarding the execution, interpretation and performance of this type of repertoire, in addition to stimulating the development of more works regarding this specific field.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAPerformance musicalMúsica para pianoGestos na músicaGesto corporal.Performance pianística.Música contemporânea.O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de ZampronhaThe body gesture and pianist technique: an applied study to the performance of the works "The Tides Of Manaunaun" and "Aeolian Harp", by Cowell; "Guero", by Lachenmann; "Modelagem IX", by Zampronhainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação Juliana Marin Versão final.pdfDissertação Juliana Marin Versão final.pdfMARIN. Juliana. O GESTO CORPORAL E A TÉCNICA PIANÍSTICAapplication/pdf7754927https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35150/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Juliana%20Marin%20Vers%c3%a3o%20final.pdf8f227fa1e7f58a20db2ac6bdb987307dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35150/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/351502021-03-10 14:03:12.48oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-03-10T17:03:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The body gesture and pianist technique: an applied study to the performance of the works "The Tides Of Manaunaun" and "Aeolian Harp", by Cowell; "Guero", by Lachenmann; "Modelagem IX", by Zampronha
title O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha
spellingShingle O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha
Juliana Gonçalves Marin
Gesto corporal.
Performance pianística.
Música contemporânea.
Performance musical
Música para piano
Gestos na música
title_short O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha
title_full O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha
title_fullStr O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha
title_full_unstemmed O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha
title_sort O gesto corporal e a técnica pianística: um estudo aplicado à performance das obras The Tides Of Manaunaun e Aeolian Harp, de Cowell; Guero, de Lachenmann; Modelagem IX, de Zampronha
author Juliana Gonçalves Marin
author_facet Juliana Gonçalves Marin
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Martins de Castro Chaib
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2134782236760988
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Alice Martins Belém Vieira
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8481391115694299
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Edson Sekeff Zampronha
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carla Silva Reis
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ana Cláudia de Assis
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9295439045812702
dc.contributor.author.fl_str_mv Juliana Gonçalves Marin
contributor_str_mv Fernando Martins de Castro Chaib
Alice Martins Belém Vieira
http://lattes.cnpq.br/8481391115694299
Edson Sekeff Zampronha
Carla Silva Reis
Ana Cláudia de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Gesto corporal.
Performance pianística.
Música contemporânea.
topic Gesto corporal.
Performance pianística.
Música contemporânea.
Performance musical
Música para piano
Gestos na música
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance musical
Música para piano
Gestos na música
description Esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar reflexões a respeito do gesto corporal na performance pianística de uma seleção obras do séc. XX. A partir do referencial teórico de Gritten e King (2011), Leman e Godoy (2010), Windsor (2011), Jensenius (2010), Madeira e Scarduelli (2014), Chaib (2012), buscamos refletir sobre três categorias de gesto: gesto para produção do som, gestos facilitadores ou auxiliares e gestos cíclicos. Na procura de uma maior consciência gestual no que diz respeito ao resultado sonoro e performativo, aplicamos as reflexões sobre as três categorias no estudo do repertório selecionado: The Tides of Manaunaun (1917) e Aeolian Harp (1923) de Henry Cowell (1897-1965), Guero (1969) de Helmut Lachenmann (1935-) e Modelagem IX (1996) de Edson Zampronha (1963-). As reflexões sobre os gestos corporais geraram uma maior conexão entre os elementos da técnica pianística e discurso musical, que engloba as atitudes gestuais, poética e figuras de linguagem, tornando a performance mais consistente. Realizamos descrições detalhadas sobre nossas decisões quanto à técnica pianística, explorações tímbricas e gesto corporal além de ilustrar as trajetórias gestuais através de gráficos e excertos da partitura. Esperamos através desta pesquisa auxiliar a comunidade pianística sobre a compreensão e caminhos quanto à execução, interpretação e performance deste tipo de repertorio, além de estimular o desenvolvimento de mais trabalhos a respeito deste campo específico.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-10T17:03:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-10T17:03:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35150
url http://hdl.handle.net/1843/35150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35150/1/Dissertac%cc%a7a%cc%83o%20Juliana%20Marin%20Vers%c3%a3o%20final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35150/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f227fa1e7f58a20db2ac6bdb987307d
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589369365266432