A diversidade sonora na flauta transversal: representações conceituais e acústicas, aplicações pedagógicas e criativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Manoel Frade
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/60051
Resumo: A flauta é um instrumento musical explorado em diferentes repertórios e estilos musicais, apresentando grande diversidade sonora e uma gama de possibilidades criativo-expressivas. Neste trabalho, abordamos as diferentes sonoridades da flauta, em especial aquelas exploradas no repertório contemporâneo. Suas particularidades são analisadas sob os pontos de vista da acústica e da performance, em diálogo com os critérios perceptivos propostos por Pierre Schaeffer. Essas sonoridades foram exploradas por jovens compositores, participantes do Festival Escuta Aqui!, que compuseram peças estreadas pelo autor deste trabalho. Excertos dessas peças foram utilizados para exemplificar os sons da flauta em associação com os critérios tipo-morfológicos schaefferianos. Desenvolvemos uma ferramenta interativa em Max que, relacionando descritores de áudio a tais critérios, oferece aos músicos feedbacks visuais em tempo real. Os descritores escolhidos foram: perfil de ataque, envelope dinâmico, número de parciais que representam 50 e 80% da energia total do som, presença de grãos iterativos e finos, presença de allures, frequência fundamental (quando existir), centroide espectral, dissonância intrínseca, distribuição espectral. A prática instrumental com o apoio visual desses descritores permitiu compreender melhor certos aspectos das diversas sonoridades exploradas pelo repertório contemporâneo, além de proporcionar comparações entre diferentes estratégias de performance e os resultados obtidos. Apresentamos um relato de experiência com uma turma de graduação em música onde foi possível aplicar nossa ferramenta na prática de estudos dos flautistas. Discutimos também criações próprias realizadas com base na exploração dos critérios perceptivos de Schaeffer e na interação proporcionada pela ferramenta de feedback visual. Este trabalho representa uma importante contribuição para a compreensão da diversidade sonora da flauta, assunto tratado sob diferentes perspectivas e que são direcionadas tanto a flautistas como a compositores.
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Excertos dessas peças foram utilizados para exemplificar os sons da flauta em associação com os critérios tipo-morfológicos schaefferianos. Desenvolvemos uma ferramenta interativa em Max que, relacionando descritores de áudio a tais critérios, oferece aos músicos feedbacks visuais em tempo real. Os descritores escolhidos foram: perfil de ataque, envelope dinâmico, número de parciais que representam 50 e 80% da energia total do som, presença de grãos iterativos e finos, presença de allures, frequência fundamental (quando existir), centroide espectral, dissonância intrínseca, distribuição espectral. A prática instrumental com o apoio visual desses descritores permitiu compreender melhor certos aspectos das diversas sonoridades exploradas pelo repertório contemporâneo, além de proporcionar comparações entre diferentes estratégias de performance e os resultados obtidos. Apresentamos um relato de experiência com uma turma de graduação em música onde foi possível aplicar nossa ferramenta na prática de estudos dos flautistas. Discutimos também criações próprias realizadas com base na exploração dos critérios perceptivos de Schaeffer e na interação proporcionada pela ferramenta de feedback visual. Este trabalho representa uma importante contribuição para a compreensão da diversidade sonora da flauta, assunto tratado sob diferentes perspectivas e que são direcionadas tanto a flautistas como a compositores.The flute is a musical instrument explored in different repertoires and musical styles, presenting great sound diversity and a range of creative-expressive possibilities. In this work, we approach the different sonorities of the flute, especially those explored in the contemporary repertoire. Its particularities are analyzed from the points of view of acoustics and performance, in dialogue with the perceptual criteria proposed by Pierre Schaeffer. These sounds were explored by young composers, participants of the Festival Escuta Aqui!, who composed pieces premiered by the author of this work. Excerpts from these pieces exemplify the flute sounds in their association with Schaefferian type-morphological criteria. We developed an interactive tool in Max that, relating audio descriptors to such criteria, provides musicians with real-time visual feedback. The descriptors chosen were attack profile, dynamic envelope, number of partials representing 50 and 80% of the total energy of the sound, presence of iterative and fine grains, presence of allures, fundamental frequency (if any), spectral centroid, intrinsic dissonance, spectral distribution. The instrumental practice with the visual support of these descriptors allowed a better understanding of certain aspects of the different sounds explored by the contemporary repertoire, in addition to providing comparisons between different performance strategies and the results obtained. We presented an experience report with an undergraduate music group where it was possible to apply our tool in the flutist’s study practice. We also discuss our creations based on exploration of Schaeffer's perceptual criteria and the interaction provided by the visual feedback tool. This work represents an important contribution to the understanding of the sound diversity of the flute, a subject treated from different perspectives that are aimed at both flutists and composers.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFlautaMúsica - Acústica e físicaMúsica e tecnologiaFlauta transversalDiversidade sonoraTratado dos Objetos MusicaisFerramenta interativaCriação autoralA diversidade sonora na flauta transversal: representações conceituais e acústicas, aplicações pedagógicas e criativasThe flute sound diversity: conceptual and acoustic representations, pedagogical and creative applicationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60051/5/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD55ORIGINALTese Rodrigo Frade 2023.pdfTese Rodrigo Frade 2023.pdfapplication/pdf18970835https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60051/4/Tese%20Rodrigo%20Frade%202023.pdffe084583c215dbcd38bbd66470cdd59dMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60051/6/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD561843/600512023-10-25 17:25:31.171oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-25T20:25:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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