Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, David Ricardo de Pinho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21782
Resumo: Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com três alunas de flauta transversal do Conservatório de Música de Águeda, sendo constituído pelo projecto de investigação, bem como relatório de prática de ensino supervisionado. Durante o presente ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de exploração sonora da flauta transversal, improvisação e composição a partir de diferentes estímulos. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a introdução habitual de actividades criativas nas aulas de instrumento no ensino vocacional da música, com o objectivo de resolver problemas relacionados com a notação e expressão musical.
id RCAP_fb600bdfd41a4a2c7e3c5d8f704da1cd
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/21782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)Flauta transversal - EnsinoImprovisação (Música)Ensino de músicaEste documento fundamenta um projecto desenvolvido com três alunas de flauta transversal do Conservatório de Música de Águeda, sendo constituído pelo projecto de investigação, bem como relatório de prática de ensino supervisionado. Durante o presente ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de exploração sonora da flauta transversal, improvisação e composição a partir de diferentes estímulos. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a introdução habitual de actividades criativas nas aulas de instrumento no ensino vocacional da música, com o objectivo de resolver problemas relacionados com a notação e expressão musical.This document justifies a project developed with three modern flute students at the Conservatório de Música de Águeda, being compound by the investigation Project and the traineeship report. During this scholar year the instrument classes included moments of sound exploration of the flute, improvisation and composition from different stimuli. This work aims to contribute to a reflection on the more frequent introduction of creative activities in instrument lessons at music formal teaching. We pretend to resolve problems related to musical notation and expressionUniversidade de Aveiro2018-01-24T15:59:22Z2016-06-07T00:00:00Z2016-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21782porLeão, David Ricardo de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:47Zoai:ria.ua.pt:10773/21782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:09.452419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)
title Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)
spellingShingle Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)
Leão, David Ricardo de Pinho
Flauta transversal - Ensino
Improvisação (Música)
Ensino de música
title_short Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)
title_full Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)
title_fullStr Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)
title_full_unstemmed Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)
title_sort Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)
author Leão, David Ricardo de Pinho
author_facet Leão, David Ricardo de Pinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leão, David Ricardo de Pinho
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta transversal - Ensino
Improvisação (Música)
Ensino de música
topic Flauta transversal - Ensino
Improvisação (Música)
Ensino de música
description Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com três alunas de flauta transversal do Conservatório de Música de Águeda, sendo constituído pelo projecto de investigação, bem como relatório de prática de ensino supervisionado. Durante o presente ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de exploração sonora da flauta transversal, improvisação e composição a partir de diferentes estímulos. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a introdução habitual de actividades criativas nas aulas de instrumento no ensino vocacional da música, com o objectivo de resolver problemas relacionados com a notação e expressão musical.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-07T00:00:00Z
2016-06-07
2018-01-24T15:59:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/21782
url http://hdl.handle.net/10773/21782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137615531737088