Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/21782 |
Resumo: | Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com três alunas de flauta transversal do Conservatório de Música de Águeda, sendo constituído pelo projecto de investigação, bem como relatório de prática de ensino supervisionado. Durante o presente ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de exploração sonora da flauta transversal, improvisação e composição a partir de diferentes estímulos. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a introdução habitual de actividades criativas nas aulas de instrumento no ensino vocacional da música, com o objectivo de resolver problemas relacionados com a notação e expressão musical. |
id |
RCAP_fb600bdfd41a4a2c7e3c5d8f704da1cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/21782 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal)Flauta transversal - EnsinoImprovisação (Música)Ensino de músicaEste documento fundamenta um projecto desenvolvido com três alunas de flauta transversal do Conservatório de Música de Águeda, sendo constituído pelo projecto de investigação, bem como relatório de prática de ensino supervisionado. Durante o presente ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de exploração sonora da flauta transversal, improvisação e composição a partir de diferentes estímulos. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a introdução habitual de actividades criativas nas aulas de instrumento no ensino vocacional da música, com o objectivo de resolver problemas relacionados com a notação e expressão musical.This document justifies a project developed with three modern flute students at the Conservatório de Música de Águeda, being compound by the investigation Project and the traineeship report. During this scholar year the instrument classes included moments of sound exploration of the flute, improvisation and composition from different stimuli. This work aims to contribute to a reflection on the more frequent introduction of creative activities in instrument lessons at music formal teaching. We pretend to resolve problems related to musical notation and expressionUniversidade de Aveiro2018-01-24T15:59:22Z2016-06-07T00:00:00Z2016-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/21782porLeão, David Ricardo de Pinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:42:47Zoai:ria.ua.pt:10773/21782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:09.452419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal) |
title |
Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal) |
spellingShingle |
Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal) Leão, David Ricardo de Pinho Flauta transversal - Ensino Improvisação (Música) Ensino de música |
title_short |
Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal) |
title_full |
Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal) |
title_fullStr |
Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal) |
title_full_unstemmed |
Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal) |
title_sort |
Exploração de estratégias criativas para desenvolver uma melhor compreensão e interpretação da notação nas aulas de instrumento (flauta transversal) |
author |
Leão, David Ricardo de Pinho |
author_facet |
Leão, David Ricardo de Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leão, David Ricardo de Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Flauta transversal - Ensino Improvisação (Música) Ensino de música |
topic |
Flauta transversal - Ensino Improvisação (Música) Ensino de música |
description |
Este documento fundamenta um projecto desenvolvido com três alunas de flauta transversal do Conservatório de Música de Águeda, sendo constituído pelo projecto de investigação, bem como relatório de prática de ensino supervisionado. Durante o presente ano lectivo foram incluídos nas aulas de instrumento momentos de exploração sonora da flauta transversal, improvisação e composição a partir de diferentes estímulos. Este trabalho pretende contribuir para uma reflexão sobre a introdução habitual de actividades criativas nas aulas de instrumento no ensino vocacional da música, com o objectivo de resolver problemas relacionados com a notação e expressão musical. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-07T00:00:00Z 2016-06-07 2018-01-24T15:59:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/21782 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/21782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137615531737088 |