A cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Davi de Oliveira Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBGYZ
Resumo: A teoria teatral desenvolvida por Bertolt Brecht ao longo das décadas de 1920 a 1950, diretamente ligada à sua prática como dramaturgo e diretor de teatro, tem sido amplamente estudada no meio acadêmico, sendo evidentes suas contribuições e influência para a criação cênica ocidental, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Dentre os conceitos brechtianos, o Gestus destaca-se pela capacidade de sugerir diversas compreensões e utilizações. Objetivando contribuir para a reflexão acadêmica sobre a leitura do espetáculo teatral, o Gestus foi escolhido como conceito a ser investigado, tendo em vista sua utilização como operador conceitual na leitura do espetáculo teatral. Para tanto, definiram-se dois momentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica (de escritos teóricos de Brecht, e também de textos e livros de autores como Patrice Pavis, Martin Esslin, Fredric Ewen, Ingrid Koudela, Marc Silberman, Willi Bolle, Fredric Jameson, Roberto Schwarz, Hans-Thies Lehmann, Sérgio de Carvalho, Tadeusz Kowzan, Fernando Peixoto, Anne Ubersfeld, Fernando De Toro, Marco de Marinis, Flávio Desgranges, Paulo Freire, Umberto Eco, Charles Morris, Zygmunt Bauman, entre outros) e o exercício da leitura do espetáculo teatral O Guesa Errante ou... (Belo Horizonte, 2007). A partir da pesquisa realizada, reafirmou-se a pertinência da teoria teatral brechtiana, identificaram-se algumas das mais importantes características do Gestus, delineado como categoria ampla e, também, em suas nuances pautadas seja na concretude da cena (Gestus social), seja na sua formulação sintética (Gestus fundamental), seja em perspectivas mais ligadas ao caráter teatralizado e demonstrativo da cena (Gestus da demonstração) ou mais voltadas para a relação entre espetáculo e espectador (Gestus da entrega). Estabeleceram-se relações do Gestus com outras categorias da teoria teatral brechtiana (distanciamento, historicização, fábula e separação) e com categorias da semiótica do teatro (teatralidade, mobilidade, referencialidade e legibilidade). Os resultados obtidos fundamentaram teoricamente a elaboração de uma proposta de leitura do espetáculo teatral ancorada no Gestus. A leitura efetuada de O Guesa Errante ou... a partir dessa proposta demonstrou que o Gestus oferece ao leitor do espetáculo teatral ferramentas para interrogar produtivamente a cena, indagando a relevância social da mesma e apontando modos de produzir reflexões acerca de problemáticas sociais a partir de materiais tratados e reconfigurados poeticamente pelos recursos específicos da arte teatral.
id UFMG_e34fbe4662fffbee445e8e29141b4fac
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8ZBGYZ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonio Barreto HildebrandoMonica Ferreira MagalhaesGustavo Naves FrancoRogerio Santos de OliveiraMarcos Antonio AlexandreDavi de Oliveira Pinto2019-08-13T09:23:35Z2019-08-13T09:23:35Z2012-07-13http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBGYZA teoria teatral desenvolvida por Bertolt Brecht ao longo das décadas de 1920 a 1950, diretamente ligada à sua prática como dramaturgo e diretor de teatro, tem sido amplamente estudada no meio acadêmico, sendo evidentes suas contribuições e influência para a criação cênica ocidental, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Dentre os conceitos brechtianos, o Gestus destaca-se pela capacidade de sugerir diversas compreensões e utilizações. Objetivando contribuir para a reflexão acadêmica sobre a leitura do espetáculo teatral, o Gestus foi escolhido como conceito a ser investigado, tendo em vista sua utilização como operador conceitual na leitura do espetáculo teatral. Para tanto, definiram-se dois momentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica (de escritos teóricos de Brecht, e também de textos e livros de autores como Patrice Pavis, Martin Esslin, Fredric Ewen, Ingrid Koudela, Marc Silberman, Willi Bolle, Fredric Jameson, Roberto Schwarz, Hans-Thies Lehmann, Sérgio de Carvalho, Tadeusz Kowzan, Fernando Peixoto, Anne Ubersfeld, Fernando De Toro, Marco de Marinis, Flávio Desgranges, Paulo Freire, Umberto Eco, Charles Morris, Zygmunt Bauman, entre outros) e o exercício da leitura do espetáculo teatral O Guesa Errante ou... (Belo Horizonte, 2007). A partir da pesquisa realizada, reafirmou-se a pertinência da teoria teatral brechtiana, identificaram-se algumas das mais importantes características do Gestus, delineado como categoria ampla e, também, em suas nuances pautadas seja na concretude da cena (Gestus social), seja na sua formulação sintética (Gestus fundamental), seja em perspectivas mais ligadas ao caráter teatralizado e demonstrativo da cena (Gestus da demonstração) ou mais voltadas para a relação entre espetáculo e espectador (Gestus da entrega). Estabeleceram-se relações do Gestus com outras categorias da teoria teatral brechtiana (distanciamento, historicização, fábula e separação) e com categorias da semiótica do teatro (teatralidade, mobilidade, referencialidade e legibilidade). Os resultados obtidos fundamentaram teoricamente a elaboração de uma proposta de leitura do espetáculo teatral ancorada no Gestus. A leitura efetuada de O Guesa Errante ou... a partir dessa proposta demonstrou que o Gestus oferece ao leitor do espetáculo teatral ferramentas para interrogar produtivamente a cena, indagando a relevância social da mesma e apontando modos de produzir reflexões acerca de problemáticas sociais a partir de materiais tratados e reconfigurados poeticamente pelos recursos específicos da arte teatral.La teoría teatral desarrollada por Bertolt Brecht a lo largo de las décadas de 1920 a 1950, directamente vinculada a su práctica de dramaturgo y de director de teatro, ha sido ampliamente estudiada en la academia y son claras sus contribuciones asi como su influencia en la creación escénica occidental, desde la segunda mitad del siglo XX hasta la actualidad. Entre los conceptos de Brecht, el Gestus se destaca por su capacidad para sugerir distintas comprensiones y usos. Con el propósito de contribuir para la reflexión académica sobre la lectura del espectáculo teatral, se eligió el Gestus como un concepto que debe ser investigado con vistas a su utilización productiva como operador conceptual en la lectura del espectáculo teatral. Con este fin se definieron dos momentos metodológicos: investigación de la literatura (los escritos teóricos de Brecht, como también fueron rememorados destacados autores como Patrice Pavis, Martin Esslin, Fredric Ewen, Ingrid Koudela, Marc Siberman, Wille Bolle, Fredric Jameson, Roberto Schwarz, Hans-Thies Lehmann, Sérgio de Carvalho, Tadeusz Kowzan, Fernando Peixoto, Anne Uberfeld, Fernando de Toro, Marco de Marinis, Flávio Desgranges, Paulo Freire, Umberto Eco, Charles Morris, Zygmunt Bauman, entre otros), además del ejercicio mismo de la lectura del espectáculo teatral O Guesa Errante ou (Belo Horizonte, 2007). A partir de esa investigación ha sido reafirmada la pertinencia de la teoría teatral brechtiana identificandose algunas de las más importantes características del Gestus diseñado como categoría amplia asimismo en sus matices marcadas ya sea en la realización de la escena (Gestus social) ya sea en su formulación sintética (Gestus fundamental) ya sea en las perspectivas más conectadas al carácter teatralizado y demostrativo de la obra escénica (Gestus de demostración) o en lo más centrado en la relación entre el espectáculo y el espectador (Gestus de la entrega). De igual manera se establecieron relaciones entre el Gestus y otras categorías de la teoría del teatro brechtiano (el distanciamiento, la historización, la fábula y la separación) al igual que con categorías de la semiótica del teatro (teatralidad, mobilidad, referencialidad y legibilidad). Los resultados obtenidos han fundamentado teóricamente una propuesta de lectura del espectáculo teatral basada en el Gestus. De la lectura que se ha hecho de O Guesa Errante ou a partir de esa propuesta, se reconoce que Gestus ofrece al lector instrumentos para inquirir productivamente la escena averiguando su significación social y permitiendo meditar sobre los problemas sociales a partir de componentes tratados y reconfigurados poéticamente por los recursos específicos del arte teatral. Palabras clave: teatro, Gestus, Brecht, lectura, escena.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBrecht, Bertolt, 1898-1956 Critica e interpretaçãoTeatroTeatro e sociedadeGestusLeituraCenaBrechtA cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_dolpi_guesa_gestus.pdfapplication/pdf4840429https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZBGYZ/1/tese_dolpi_guesa_gestus.pdfff052a6404b52f8e6285807e1386ef14MD51TEXTtese_dolpi_guesa_gestus.pdf.txttese_dolpi_guesa_gestus.pdf.txtExtracted texttext/plain1405856https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZBGYZ/2/tese_dolpi_guesa_gestus.pdf.txtbf0fe62eb0133aa73dc40fc05efe55daMD521843/JSSS-8ZBGYZ2019-11-14 22:18:03.804oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8ZBGYZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:18:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestus
title A cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestus
spellingShingle A cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestus
Davi de Oliveira Pinto
Gestus
Leitura
Cena
Brecht
Brecht, Bertolt, 1898-1956 Critica e interpretação
Teatro
Teatro e sociedade
title_short A cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestus
title_full A cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestus
title_fullStr A cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestus
title_full_unstemmed A cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestus
title_sort A cena interrogada: uma leitura de O Guesa Errante ou... a partir do Gestus
author Davi de Oliveira Pinto
author_facet Davi de Oliveira Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonio Barreto Hildebrando
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Monica Ferreira Magalhaes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Gustavo Naves Franco
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Rogerio Santos de Oliveira
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Marcos Antonio Alexandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Davi de Oliveira Pinto
contributor_str_mv Antonio Barreto Hildebrando
Monica Ferreira Magalhaes
Gustavo Naves Franco
Rogerio Santos de Oliveira
Marcos Antonio Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv Gestus
Leitura
Cena
Brecht
topic Gestus
Leitura
Cena
Brecht
Brecht, Bertolt, 1898-1956 Critica e interpretação
Teatro
Teatro e sociedade
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Brecht, Bertolt, 1898-1956 Critica e interpretação
Teatro
Teatro e sociedade
description A teoria teatral desenvolvida por Bertolt Brecht ao longo das décadas de 1920 a 1950, diretamente ligada à sua prática como dramaturgo e diretor de teatro, tem sido amplamente estudada no meio acadêmico, sendo evidentes suas contribuições e influência para a criação cênica ocidental, desde a segunda metade do século XX até a atualidade. Dentre os conceitos brechtianos, o Gestus destaca-se pela capacidade de sugerir diversas compreensões e utilizações. Objetivando contribuir para a reflexão acadêmica sobre a leitura do espetáculo teatral, o Gestus foi escolhido como conceito a ser investigado, tendo em vista sua utilização como operador conceitual na leitura do espetáculo teatral. Para tanto, definiram-se dois momentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica (de escritos teóricos de Brecht, e também de textos e livros de autores como Patrice Pavis, Martin Esslin, Fredric Ewen, Ingrid Koudela, Marc Silberman, Willi Bolle, Fredric Jameson, Roberto Schwarz, Hans-Thies Lehmann, Sérgio de Carvalho, Tadeusz Kowzan, Fernando Peixoto, Anne Ubersfeld, Fernando De Toro, Marco de Marinis, Flávio Desgranges, Paulo Freire, Umberto Eco, Charles Morris, Zygmunt Bauman, entre outros) e o exercício da leitura do espetáculo teatral O Guesa Errante ou... (Belo Horizonte, 2007). A partir da pesquisa realizada, reafirmou-se a pertinência da teoria teatral brechtiana, identificaram-se algumas das mais importantes características do Gestus, delineado como categoria ampla e, também, em suas nuances pautadas seja na concretude da cena (Gestus social), seja na sua formulação sintética (Gestus fundamental), seja em perspectivas mais ligadas ao caráter teatralizado e demonstrativo da cena (Gestus da demonstração) ou mais voltadas para a relação entre espetáculo e espectador (Gestus da entrega). Estabeleceram-se relações do Gestus com outras categorias da teoria teatral brechtiana (distanciamento, historicização, fábula e separação) e com categorias da semiótica do teatro (teatralidade, mobilidade, referencialidade e legibilidade). Os resultados obtidos fundamentaram teoricamente a elaboração de uma proposta de leitura do espetáculo teatral ancorada no Gestus. A leitura efetuada de O Guesa Errante ou... a partir dessa proposta demonstrou que o Gestus oferece ao leitor do espetáculo teatral ferramentas para interrogar produtivamente a cena, indagando a relevância social da mesma e apontando modos de produzir reflexões acerca de problemáticas sociais a partir de materiais tratados e reconfigurados poeticamente pelos recursos específicos da arte teatral.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T09:23:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T09:23:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBGYZ
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBGYZ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZBGYZ/1/tese_dolpi_guesa_gestus.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8ZBGYZ/2/tese_dolpi_guesa_gestus.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff052a6404b52f8e6285807e1386ef14
bf0fe62eb0133aa73dc40fc05efe55da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589487940337664