Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalva Aparecida de Araujo Freitas Amaral
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSPVJ
Resumo: O desenvolvimento deste trabalho se deu a partir do interesse em investigar o ensino de Arte numa instituição pública do município de Governador Valadares após a implantação do projeto Escola em Tempo Integral. A escola sofreu grandes mudanças em todos os aspectos. Para atender parcialmente a necessidade do projeto, foi preciso adequação do espaço físico, a grade curricular sofreu grandes alterações, inclusive no conteúdo de Arte, e os profissionais enfrentaram grandes dificuldades em trabalhar o novo currículo. Três anos após a implantação do projeto, os profissionais ainda encontram dificuldade em trabalhar o conteúdo de arte. A escola resolveu alguns problemas, porém existem muitos a serem resolvidos ainda. O objetivo da pesquisa é compreender como o ensino de Arte é desenvolvido na instituição e sua contribuição no processo de formação dos alunos e profissionais da instituição. A pesquisa será desenvolvida em estudo de leis e documentos que regulamentam o ensino de Arte, entrevistas e estudos de autores.
id UFMG_e3eeea995ddf19fb9384084d0c0ed939
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KSPVJ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Verona Campos SegantiniClaudia Regina dos AnjosDalva Aparecida de Araujo Freitas Amaral2019-08-13T08:11:46Z2019-08-13T08:11:46Z2013-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSPVJO desenvolvimento deste trabalho se deu a partir do interesse em investigar o ensino de Arte numa instituição pública do município de Governador Valadares após a implantação do projeto Escola em Tempo Integral. A escola sofreu grandes mudanças em todos os aspectos. Para atender parcialmente a necessidade do projeto, foi preciso adequação do espaço físico, a grade curricular sofreu grandes alterações, inclusive no conteúdo de Arte, e os profissionais enfrentaram grandes dificuldades em trabalhar o novo currículo. Três anos após a implantação do projeto, os profissionais ainda encontram dificuldade em trabalhar o conteúdo de arte. A escola resolveu alguns problemas, porém existem muitos a serem resolvidos ainda. O objetivo da pesquisa é compreender como o ensino de Arte é desenvolvido na instituição e sua contribuição no processo de formação dos alunos e profissionais da instituição. A pesquisa será desenvolvida em estudo de leis e documentos que regulamentam o ensino de Arte, entrevistas e estudos de autores.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesFormação de professoresEscola em tempo integralEnsino de arteEnsino de Arte na Escola Antônio de Castro Pintoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcap.1__2_e_3_dalva_com_corre__o_verona_corrigir_essa_23_01_14.pdfapplication/pdf906841https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSPVJ/1/cap.1__2_e_3_dalva_com_corre__o_verona_corrigir_essa_23_01_14.pdf599cc22cc4b818f2fbcfc6985c95389dMD51TEXTcap.1__2_e_3_dalva_com_corre__o_verona_corrigir_essa_23_01_14.pdf.txtcap.1__2_e_3_dalva_com_corre__o_verona_corrigir_essa_23_01_14.pdf.txtExtracted texttext/plain50699https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSPVJ/2/cap.1__2_e_3_dalva_com_corre__o_verona_corrigir_essa_23_01_14.pdf.txt0cae2bd1ab762f2c1fc7304de7adf859MD521843/BUOS-9KSPVJ2019-11-14 22:05:48.051oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KSPVJRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:05:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto
title Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto
spellingShingle Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto
Dalva Aparecida de Araujo Freitas Amaral
Formação de professores
Escola em tempo integral
Ensino de arte
Artes
title_short Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto
title_full Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto
title_fullStr Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto
title_full_unstemmed Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto
title_sort Ensino de Arte na Escola Antônio de Castro Pinto
author Dalva Aparecida de Araujo Freitas Amaral
author_facet Dalva Aparecida de Araujo Freitas Amaral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Verona Campos Segantini
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Claudia Regina dos Anjos
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalva Aparecida de Araujo Freitas Amaral
contributor_str_mv Verona Campos Segantini
Claudia Regina dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Escola em tempo integral
Ensino de arte
topic Formação de professores
Escola em tempo integral
Ensino de arte
Artes
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Artes
description O desenvolvimento deste trabalho se deu a partir do interesse em investigar o ensino de Arte numa instituição pública do município de Governador Valadares após a implantação do projeto Escola em Tempo Integral. A escola sofreu grandes mudanças em todos os aspectos. Para atender parcialmente a necessidade do projeto, foi preciso adequação do espaço físico, a grade curricular sofreu grandes alterações, inclusive no conteúdo de Arte, e os profissionais enfrentaram grandes dificuldades em trabalhar o novo currículo. Três anos após a implantação do projeto, os profissionais ainda encontram dificuldade em trabalhar o conteúdo de arte. A escola resolveu alguns problemas, porém existem muitos a serem resolvidos ainda. O objetivo da pesquisa é compreender como o ensino de Arte é desenvolvido na instituição e sua contribuição no processo de formação dos alunos e profissionais da instituição. A pesquisa será desenvolvida em estudo de leis e documentos que regulamentam o ensino de Arte, entrevistas e estudos de autores.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-12-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T08:11:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T08:11:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSPVJ
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KSPVJ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSPVJ/1/cap.1__2_e_3_dalva_com_corre__o_verona_corrigir_essa_23_01_14.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KSPVJ/2/cap.1__2_e_3_dalva_com_corre__o_verona_corrigir_essa_23_01_14.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 599cc22cc4b818f2fbcfc6985c95389d
0cae2bd1ab762f2c1fc7304de7adf859
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589274620133376