Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yacy-Ara Froner Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maria Alice Sanna Castello Branco, Luiz Antonio Cruz Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17924
http://hdl.handle.net/1843/58634
https://orcid.org/0000-0002-5675-6945
https://orcid.org/0000-0002-8458-6699
https://orcid.org/0000-0002-3241-211X
Resumo: Entre 2015 e 2018, o Laboratório de Ciência da Conservação da EBA-UFMG desenvolveu um projeto denominado Arte Concreta no Brasil: Industrialismo e Vanguarda Latino Americana, através do apoio da Getty Foundation, o qual procurou analisar obras dessa vertente realizadas na década de 1950 a partir dos acervos do MAM-RJ, Pinacoteca-SP, MAP-BH e Coleção Tuiuiú-RJ, em correspondência com as obras da Coleção Patricia Phelps de Cisneros, estudadas pela equipe do Getty Conservation Institute. Por meio da interface entre a História da Arte Técnica e a História da Arte, o projeto produziu um estudo subsidiado das obras selecionadas pela Ciência da Conservação, promovendo novas relações conceituais. Este artigo explora a experimentação como processo a partir de questões postas pela referida pesquisa.
id UFMG_e4784f5024992794de17f5409a5f4f8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/58634
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-09-13T15:51:40Z2023-09-13T15:51:40Z201962117https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.179242357-9978http://hdl.handle.net/1843/58634https://orcid.org/0000-0002-5675-6945https://orcid.org/0000-0002-8458-6699https://orcid.org/0000-0002-3241-211XEntre 2015 e 2018, o Laboratório de Ciência da Conservação da EBA-UFMG desenvolveu um projeto denominado Arte Concreta no Brasil: Industrialismo e Vanguarda Latino Americana, através do apoio da Getty Foundation, o qual procurou analisar obras dessa vertente realizadas na década de 1950 a partir dos acervos do MAM-RJ, Pinacoteca-SP, MAP-BH e Coleção Tuiuiú-RJ, em correspondência com as obras da Coleção Patricia Phelps de Cisneros, estudadas pela equipe do Getty Conservation Institute. Por meio da interface entre a História da Arte Técnica e a História da Arte, o projeto produziu um estudo subsidiado das obras selecionadas pela Ciência da Conservação, promovendo novas relações conceituais. Este artigo explora a experimentação como processo a partir de questões postas pela referida pesquisa.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICASARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em ArtesArte concreta brasileiraArte - TécnicaArte - HistóriaArte - Conservação e restauraçãoArte concretaHistoria da arteHistória da arte técnicaVanguardas brasileirasObras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e materialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleYacy-Ara Froner GonçalvesMaria Alice Sanna Castello BrancoLuiz Antonio Cruz Souzaapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALObras de arte podem ser feitas de algo que não seja “de arte”.pdfObras de arte podem ser feitas de algo que não seja “de arte”.pdfapplication/pdf684825https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58634/2/Obras%20de%20arte%20podem%20ser%20feitas%20de%20algo%20que%20n%c3%a3o%20seja%20%e2%80%9cde%20arte%e2%80%9d.pdf8fd9d57cc441a822805f1171dfd33663MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58634/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/586342023-09-13 20:29:17.968oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-09-13T23:29:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material
title Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material
spellingShingle Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material
Yacy-Ara Froner Gonçalves
Arte concreta
Historia da arte
História da arte técnica
Vanguardas brasileiras
Arte concreta brasileira
Arte - Técnica
Arte - História
Arte - Conservação e restauração
title_short Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material
title_full Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material
title_fullStr Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material
title_full_unstemmed Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material
title_sort Obras de arte podem ser feitas de algo que não seja "de arte"? O contexto cultural dos anos 1950 e os debates sobre a experimentação técnica e material
author Yacy-Ara Froner Gonçalves
author_facet Yacy-Ara Froner Gonçalves
Maria Alice Sanna Castello Branco
Luiz Antonio Cruz Souza
author_role author
author2 Maria Alice Sanna Castello Branco
Luiz Antonio Cruz Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Yacy-Ara Froner Gonçalves
Maria Alice Sanna Castello Branco
Luiz Antonio Cruz Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Arte concreta
Historia da arte
História da arte técnica
Vanguardas brasileiras
topic Arte concreta
Historia da arte
História da arte técnica
Vanguardas brasileiras
Arte concreta brasileira
Arte - Técnica
Arte - História
Arte - Conservação e restauração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte concreta brasileira
Arte - Técnica
Arte - História
Arte - Conservação e restauração
description Entre 2015 e 2018, o Laboratório de Ciência da Conservação da EBA-UFMG desenvolveu um projeto denominado Arte Concreta no Brasil: Industrialismo e Vanguarda Latino Americana, através do apoio da Getty Foundation, o qual procurou analisar obras dessa vertente realizadas na década de 1950 a partir dos acervos do MAM-RJ, Pinacoteca-SP, MAP-BH e Coleção Tuiuiú-RJ, em correspondência com as obras da Coleção Patricia Phelps de Cisneros, estudadas pela equipe do Getty Conservation Institute. Por meio da interface entre a História da Arte Técnica e a História da Arte, o projeto produziu um estudo subsidiado das obras selecionadas pela Ciência da Conservação, promovendo novas relações conceituais. Este artigo explora a experimentação como processo a partir de questões postas pela referida pesquisa.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-13T15:51:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-13T15:51:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/58634
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17924
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2357-9978
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-5675-6945
https://orcid.org/0000-0002-8458-6699
https://orcid.org/0000-0002-3241-211X
url https://doi.org/10.36025/arj.v6i2.17924
http://hdl.handle.net/1843/58634
https://orcid.org/0000-0002-5675-6945
https://orcid.org/0000-0002-8458-6699
https://orcid.org/0000-0002-3241-211X
identifier_str_mv 2357-9978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58634/2/Obras%20de%20arte%20podem%20ser%20feitas%20de%20algo%20que%20n%c3%a3o%20seja%20%e2%80%9cde%20arte%e2%80%9d.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58634/1/License.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fd9d57cc441a822805f1171dfd33663
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589353905061888