Investigação de metodologias para avaliação da resposta de aterramento de linhas de transmissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thiago Virgílio de Magalhães Neto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AN6NXC
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de investigação experimental sobre metodologias de medição da resposta de aterramento de pé de torre de linhas de transmissão. Os testes são realizados em dois tipos de aterramentos: concentrado (pequenas dimensões) e em escala semirreal (cabos contrapesos relativamente curtos). Em uma primeira abordagem, a resposta impulsiva do aterramento foi avaliada a partir da elevação de potencial nos eletrodos resultante da aplicação de correntes impulsivas, cujos tempos de frentes são representativos de correntes de primeiras descargas e de descargas subsequentes. O principal parâmetro analisado consistiu na impedância impulsiva (ZP). O foco da investigação foi a análise dos resultados providos pelo emprego de unidades designadas Linhas de Transmissão Artificiais (ATL) para drástica redução das distâncias envolvidas na medição da resposta impulsiva. Tais unidades consistem em condutores longos enrolados em um tubo de PVC. O trabalho concluiu pela possibilidade do uso dessas unidades no circuito de medição de corrente, observados certos cuidados. Em uma segunda abordagem, avaliou-se a qualidade das medições em baixa frequência realizadas por instrumentos comerciais, cuja resposta consiste na resistência de aterramento (RBF). Nesta avaliação foi verificado o impacto do nível da corrente produzida pelo medidor na resposta do aterramento, diante da influência de sinais espúrios presentes no solo e de efeitos de polarização na superfície solo-eletrodo.
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