Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_e5951fffa1e9285f4a9dcea87e0277e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FKFA7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Dacle Vilma CarvalhoKenia Lara da SilvaJomara Aparecida Trant de Miranda2019-08-11T10:39:50Z2019-08-11T10:39:50Z2013-07-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFA7A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) oferece aos docentes dos seus cursos técnicos capacitação pedagógica a distância desde 2011. Apresenta como aspectos dificultadores a evasão de seus alunos e o distanciamento do conteúdo programático desses cursos da realidade profissional prática dos futuros docentes. Este projeto de intervenção propõe como objetivo a revisão do conteúdo programático dessa capacitação pedagógica. Optou-se por oficinas como eixos centrais da metodologia dessa intervenção, enquanto espaços de discussão para reconstrução do conteúdo trabalhado no curso vigente, levando em conta a trajetória da educação profissional no país, assim como a formação dos docentes que atuam nessa modalidade de ensino e as especificidades da ESP-MG enquanto escola técnica do SUS. Assim, espera-se nessa intervenção que um novo conteúdo possa ser elaborado em equipe, melhorando assim a qualidade da qualificação em tela, aprimorando o desempenho do docente nos cursos profissionais e consequentemente os serviços prestados pelo SUS.The School of Public Health of the State of Minas Gerais (ESPMG) provides to teachers of its technical courses a pedagogical training course in the distance modality since 2011. The course presents as problematic issues evasion of their students and a gap betwen its program content and professional reality of these future educators. This intervention project proposes as objective a program content's review of this pedagogical training. Workshops were chosen as main methodology of intervention, as discussion spaces for reconstruction of the course, considering the trajectory of professional brazilian education, as well as the training of teachers engaged in this model of education and the specifics of ESPMG while a technical school of the Brazilian Health Unified System (SUS). It's expected a new program content elaborated by a team increasing the quality of pedagogical training to improve teachers performance and consequently the health assistence provided by SUS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducação a distânciaCapacitação pedagógicaEducação profissionalRevisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjomara_aparecida_trant_de_miranda.pdfapplication/pdf386189https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/1/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf09d549efb20497349500059cc18ac182MD51TEXTjomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txtjomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain36897https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/2/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txtee9a2e378482492681195ca15c5b6968MD521843/BUBD-9FKFA72019-11-14 07:54:44.966oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FKFA7Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:54:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547455978930176