Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jomara Aparecida Trant de Miranda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFA7
Resumo: A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) oferece aos docentes dos seus cursos técnicos capacitação pedagógica a distância desde 2011. Apresenta como aspectos dificultadores a evasão de seus alunos e o distanciamento do conteúdo programático desses cursos da realidade profissional prática dos futuros docentes. Este projeto de intervenção propõe como objetivo a revisão do conteúdo programático dessa capacitação pedagógica. Optou-se por oficinas como eixos centrais da metodologia dessa intervenção, enquanto espaços de discussão para reconstrução do conteúdo trabalhado no curso vigente, levando em conta a trajetória da educação profissional no país, assim como a formação dos docentes que atuam nessa modalidade de ensino e as especificidades da ESP-MG enquanto escola técnica do SUS. Assim, espera-se nessa intervenção que um novo conteúdo possa ser elaborado em equipe, melhorando assim a qualidade da qualificação em tela, aprimorando o desempenho do docente nos cursos profissionais e consequentemente os serviços prestados pelo SUS.
id UFMG_e5951fffa1e9285f4a9dcea87e0277e4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FKFA7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Dacle Vilma CarvalhoKenia Lara da SilvaJomara Aparecida Trant de Miranda2019-08-11T10:39:50Z2019-08-11T10:39:50Z2013-07-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFA7A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) oferece aos docentes dos seus cursos técnicos capacitação pedagógica a distância desde 2011. Apresenta como aspectos dificultadores a evasão de seus alunos e o distanciamento do conteúdo programático desses cursos da realidade profissional prática dos futuros docentes. Este projeto de intervenção propõe como objetivo a revisão do conteúdo programático dessa capacitação pedagógica. Optou-se por oficinas como eixos centrais da metodologia dessa intervenção, enquanto espaços de discussão para reconstrução do conteúdo trabalhado no curso vigente, levando em conta a trajetória da educação profissional no país, assim como a formação dos docentes que atuam nessa modalidade de ensino e as especificidades da ESP-MG enquanto escola técnica do SUS. Assim, espera-se nessa intervenção que um novo conteúdo possa ser elaborado em equipe, melhorando assim a qualidade da qualificação em tela, aprimorando o desempenho do docente nos cursos profissionais e consequentemente os serviços prestados pelo SUS.The School of Public Health of the State of Minas Gerais (ESPMG) provides to teachers of its technical courses a pedagogical training course in the distance modality since 2011. The course presents as problematic issues evasion of their students and a gap betwen its program content and professional reality of these future educators. This intervention project proposes as objective a program content's review of this pedagogical training. Workshops were chosen as main methodology of intervention, as discussion spaces for reconstruction of the course, considering the trajectory of professional brazilian education, as well as the training of teachers engaged in this model of education and the specifics of ESPMG while a technical school of the Brazilian Health Unified System (SUS). It's expected a new program content elaborated by a team increasing the quality of pedagogical training to improve teachers performance and consequently the health assistence provided by SUS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducação a distânciaCapacitação pedagógicaEducação profissionalRevisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjomara_aparecida_trant_de_miranda.pdfapplication/pdf386189https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/1/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf09d549efb20497349500059cc18ac182MD51TEXTjomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txtjomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain36897https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/2/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txtee9a2e378482492681195ca15c5b6968MD521843/BUBD-9FKFA72019-11-14 07:54:44.966oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FKFA7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:54:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais
title Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais
spellingShingle Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais
Jomara Aparecida Trant de Miranda
Educação a distância
Capacitação pedagógica
Educação profissional
Educação em Enfermagem
title_short Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais
title_full Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais
title_fullStr Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais
title_full_unstemmed Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais
title_sort Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais
author Jomara Aparecida Trant de Miranda
author_facet Jomara Aparecida Trant de Miranda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dacle Vilma Carvalho
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kenia Lara da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Jomara Aparecida Trant de Miranda
contributor_str_mv Dacle Vilma Carvalho
Kenia Lara da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Capacitação pedagógica
Educação profissional
topic Educação a distância
Capacitação pedagógica
Educação profissional
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) oferece aos docentes dos seus cursos técnicos capacitação pedagógica a distância desde 2011. Apresenta como aspectos dificultadores a evasão de seus alunos e o distanciamento do conteúdo programático desses cursos da realidade profissional prática dos futuros docentes. Este projeto de intervenção propõe como objetivo a revisão do conteúdo programático dessa capacitação pedagógica. Optou-se por oficinas como eixos centrais da metodologia dessa intervenção, enquanto espaços de discussão para reconstrução do conteúdo trabalhado no curso vigente, levando em conta a trajetória da educação profissional no país, assim como a formação dos docentes que atuam nessa modalidade de ensino e as especificidades da ESP-MG enquanto escola técnica do SUS. Assim, espera-se nessa intervenção que um novo conteúdo possa ser elaborado em equipe, melhorando assim a qualidade da qualificação em tela, aprimorando o desempenho do docente nos cursos profissionais e consequentemente os serviços prestados pelo SUS.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T10:39:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T10:39:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFA7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFA7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/1/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/2/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 09d549efb20497349500059cc18ac182
ee9a2e378482492681195ca15c5b6968
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589155326787584