Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFA7 |
Resumo: | A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) oferece aos docentes dos seus cursos técnicos capacitação pedagógica a distância desde 2011. Apresenta como aspectos dificultadores a evasão de seus alunos e o distanciamento do conteúdo programático desses cursos da realidade profissional prática dos futuros docentes. Este projeto de intervenção propõe como objetivo a revisão do conteúdo programático dessa capacitação pedagógica. Optou-se por oficinas como eixos centrais da metodologia dessa intervenção, enquanto espaços de discussão para reconstrução do conteúdo trabalhado no curso vigente, levando em conta a trajetória da educação profissional no país, assim como a formação dos docentes que atuam nessa modalidade de ensino e as especificidades da ESP-MG enquanto escola técnica do SUS. Assim, espera-se nessa intervenção que um novo conteúdo possa ser elaborado em equipe, melhorando assim a qualidade da qualificação em tela, aprimorando o desempenho do docente nos cursos profissionais e consequentemente os serviços prestados pelo SUS. |
id |
UFMG_e5951fffa1e9285f4a9dcea87e0277e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FKFA7 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Dacle Vilma CarvalhoKenia Lara da SilvaJomara Aparecida Trant de Miranda2019-08-11T10:39:50Z2019-08-11T10:39:50Z2013-07-13http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFA7A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) oferece aos docentes dos seus cursos técnicos capacitação pedagógica a distância desde 2011. Apresenta como aspectos dificultadores a evasão de seus alunos e o distanciamento do conteúdo programático desses cursos da realidade profissional prática dos futuros docentes. Este projeto de intervenção propõe como objetivo a revisão do conteúdo programático dessa capacitação pedagógica. Optou-se por oficinas como eixos centrais da metodologia dessa intervenção, enquanto espaços de discussão para reconstrução do conteúdo trabalhado no curso vigente, levando em conta a trajetória da educação profissional no país, assim como a formação dos docentes que atuam nessa modalidade de ensino e as especificidades da ESP-MG enquanto escola técnica do SUS. Assim, espera-se nessa intervenção que um novo conteúdo possa ser elaborado em equipe, melhorando assim a qualidade da qualificação em tela, aprimorando o desempenho do docente nos cursos profissionais e consequentemente os serviços prestados pelo SUS.The School of Public Health of the State of Minas Gerais (ESPMG) provides to teachers of its technical courses a pedagogical training course in the distance modality since 2011. The course presents as problematic issues evasion of their students and a gap betwen its program content and professional reality of these future educators. This intervention project proposes as objective a program content's review of this pedagogical training. Workshops were chosen as main methodology of intervention, as discussion spaces for reconstruction of the course, considering the trajectory of professional brazilian education, as well as the training of teachers engaged in this model of education and the specifics of ESPMG while a technical school of the Brazilian Health Unified System (SUS). It's expected a new program content elaborated by a team increasing the quality of pedagogical training to improve teachers performance and consequently the health assistence provided by SUS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemEducação a distânciaCapacitação pedagógicaEducação profissionalRevisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjomara_aparecida_trant_de_miranda.pdfapplication/pdf386189https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/1/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf09d549efb20497349500059cc18ac182MD51TEXTjomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txtjomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txtExtracted texttext/plain36897https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/2/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txtee9a2e378482492681195ca15c5b6968MD521843/BUBD-9FKFA72019-11-14 07:54:44.966oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FKFA7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:54:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais |
title |
Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais |
spellingShingle |
Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais Jomara Aparecida Trant de Miranda Educação a distância Capacitação pedagógica Educação profissional Educação em Enfermagem |
title_short |
Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais |
title_full |
Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais |
title_fullStr |
Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais |
title_sort |
Revisão do conteúdo programático da capacitação pedagógica a distância oferecido pela Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais |
author |
Jomara Aparecida Trant de Miranda |
author_facet |
Jomara Aparecida Trant de Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dacle Vilma Carvalho |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kenia Lara da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jomara Aparecida Trant de Miranda |
contributor_str_mv |
Dacle Vilma Carvalho Kenia Lara da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Capacitação pedagógica Educação profissional |
topic |
Educação a distância Capacitação pedagógica Educação profissional Educação em Enfermagem |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem |
description |
A Escola de Saúde Pública do estado de Minas Gerais (ESP-MG) oferece aos docentes dos seus cursos técnicos capacitação pedagógica a distância desde 2011. Apresenta como aspectos dificultadores a evasão de seus alunos e o distanciamento do conteúdo programático desses cursos da realidade profissional prática dos futuros docentes. Este projeto de intervenção propõe como objetivo a revisão do conteúdo programático dessa capacitação pedagógica. Optou-se por oficinas como eixos centrais da metodologia dessa intervenção, enquanto espaços de discussão para reconstrução do conteúdo trabalhado no curso vigente, levando em conta a trajetória da educação profissional no país, assim como a formação dos docentes que atuam nessa modalidade de ensino e as especificidades da ESP-MG enquanto escola técnica do SUS. Assim, espera-se nessa intervenção que um novo conteúdo possa ser elaborado em equipe, melhorando assim a qualidade da qualificação em tela, aprimorando o desempenho do docente nos cursos profissionais e consequentemente os serviços prestados pelo SUS. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T10:39:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T10:39:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFA7 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FKFA7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/1/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FKFA7/2/jomara_aparecida_trant_de_miranda.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
09d549efb20497349500059cc18ac182 ee9a2e378482492681195ca15c5b6968 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589155326787584 |