Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herika Nunes Torres Fonseca
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7M2GZU
Resumo: Este trabalho se desenvolveu na linha de pesquisa da Educação Matemática e teve como foco de análise saberes e não saberes sobre os números racionais dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O interesse por essa pesquisa se justifica tendo em vista a carência de estudos nessa área, capaz de aprofundar a discussão sobre a aprendizagem e o ensino dos números racionais nos primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se investigar como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental se relacionam com esses números em prática docente; quais os saberes que orientam as práticas; como tais saberes foram construídos; e quais as dificuldades e as inseguranças enfrentadas no ensino desse conteúdo. O quadro teórico está embasado na necessidade de compreender o que são saberes docentes; como acontece a construção dos diferentes saberes; e, em especial, de que maneira são formados os saberes e os não saberes sobre os números racionais. Alguns estudos das áreas da Educação e da Educação Matemática, mais especificamente aqueles realizados por Tardif (2002), Fiorentini (1998), Shulman (1987), Gauthier et al. (1998), Moreira e David (2005) e Behr et al. (1983), orientaram tanto as opções metodológicas quanto a análise dos dados feita neste trabalho. O trabalho de campo se desenvolveu em duas etapas. Primeiramente, com um grupo de oito professoras, no qual se investigou como foi construída a relação dessas docentes com a Matemática Escolar. Nesse momento, resgatou-se, através de relatos orais e escritos, a forma como as entrevistadas se relacionaram com a Matemática enquanto alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e dos anos posteriores de estudo, e enquanto docentes. Já na segunda etapa da pesquisa, que contou com apenas três professoras, em encontros semanais, através de estudos mais específicos sobre o número racional e também observação e filmagem de algumas aulas dessas professoras, buscou-se levantar os saberes e não saberes que envolvem o trabalho cotidiano com esses números. Teve-se como resultado final as principais contribuições ao campo da Educação Matemática, dentre as mais relevantes, a que aponta direções para um repensar da formação inicial e/ou continuada dos professores que ensinam números racionais nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
id UFMG_e5d5ab96c9ed6d803486a1bc71a78d32
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-7M2GZU
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Manuela Martins Soares DavidPlinio Cavalcanti MoreiraSamira ZaidanAna Maria de Oliveira GalvaoHerika Nunes Torres Fonseca2019-08-14T13:33:46Z2019-08-14T13:33:46Z2008-10-17http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7M2GZUEste trabalho se desenvolveu na linha de pesquisa da Educação Matemática e teve como foco de análise saberes e não saberes sobre os números racionais dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O interesse por essa pesquisa se justifica tendo em vista a carência de estudos nessa área, capaz de aprofundar a discussão sobre a aprendizagem e o ensino dos números racionais nos primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se investigar como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental se relacionam com esses números em prática docente; quais os saberes que orientam as práticas; como tais saberes foram construídos; e quais as dificuldades e as inseguranças enfrentadas no ensino desse conteúdo. O quadro teórico está embasado na necessidade de compreender o que são saberes docentes; como acontece a construção dos diferentes saberes; e, em especial, de que maneira são formados os saberes e os não saberes sobre os números racionais. Alguns estudos das áreas da Educação e da Educação Matemática, mais especificamente aqueles realizados por Tardif (2002), Fiorentini (1998), Shulman (1987), Gauthier et al. (1998), Moreira e David (2005) e Behr et al. (1983), orientaram tanto as opções metodológicas quanto a análise dos dados feita neste trabalho. O trabalho de campo se desenvolveu em duas etapas. Primeiramente, com um grupo de oito professoras, no qual se investigou como foi construída a relação dessas docentes com a Matemática Escolar. Nesse momento, resgatou-se, através de relatos orais e escritos, a forma como as entrevistadas se relacionaram com a Matemática enquanto alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e dos anos posteriores de estudo, e enquanto docentes. Já na segunda etapa da pesquisa, que contou com apenas três professoras, em encontros semanais, através de estudos mais específicos sobre o número racional e também observação e filmagem de algumas aulas dessas professoras, buscou-se levantar os saberes e não saberes que envolvem o trabalho cotidiano com esses números. Teve-se como resultado final as principais contribuições ao campo da Educação Matemática, dentre as mais relevantes, a que aponta direções para um repensar da formação inicial e/ou continuada dos professores que ensinam números racionais nos primeiros anos do Ensino Fundamental.This work was developed in the field study of mathematics education and aimed to analyze the knowledge and non-knowledge of rational numbers of teachers of the first years in Elementary Education. The interest in this research was due to the lack of studies in this area which is able to deepen the discussion on the learning and teaching of rational numbers in the first years of schooling. Thus this study investigates how teachers of first grades of Elementary education relate with these numbers throughout their practices; which knowledge guide their practice; how this knowledge was constructed; and what are the difficulties and insecurities faced during the teaching of this content. The theoretical frame is based on the need to understand the teachers modes of knowledge; how the construction of different knowledge takes place, and especially how the knowledge and non-knowledge of rational numbers are formed. Some studies in the areas of education and Mathematical education, especially those done by Tardif (2002), Fiorentini (1998), Shulman (1987), Gauthier et al. (1998), Moreira e David (2005) e Behr et al. (1983), guided the methodological choices in relation to the analysis of data in this study. The research was divided into two phases. Firstly, the investigation aimed at discovering how the relationship of a group of eight teachers with the mathematical schooling was built. This investigation perceived, through oral and written reports, how the interviewees related with Mathematics as students of the early years of Elementary teaching and the following years of study, and as teachers. On the second phase of the research, only three teachers attended weekly meetings, and the goal was to identify the knowledge and non-knowledge that involve their everyday practices with rational numbers, which was done by studying these numbers and by taping some of these teachers classes. The final results showed that the field of mathematical education should rethink the initial and/or continuing education of teachers that teach rational numbers in the first years of Elementary education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação matemáticaMatemática Estudo e ensinoEducaçãoProfessores Formação profissionalEnsino de primeiro grauEducação matemáticaSaberes docentesDesenvolvimento profissionalEnsino dos números racionaisProfessores dos anos iniciaisOs números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_final.pdfapplication/pdf2706433https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-7M2GZU/1/disserta__o_final.pdfe1724264c8769bf19356c21e4488ca44MD51TEXTdisserta__o_final.pdf.txtdisserta__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain295211https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-7M2GZU/2/disserta__o_final.pdf.txt88fce198d4b12da7144b45057ed60bdcMD521843/IOMS-7M2GZU2019-11-14 13:05:39.687oai:repositorio.ufmg.br:1843/IOMS-7M2GZURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:05:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes
title Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes
spellingShingle Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes
Herika Nunes Torres Fonseca
Educação matemática
Saberes docentes
Desenvolvimento profissional
Ensino dos números racionais
Professores dos anos iniciais
Educação matemática
Matemática Estudo e ensino
Educação
Professores Formação profissional
Ensino de primeiro grau
title_short Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes
title_full Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes
title_fullStr Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes
title_full_unstemmed Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes
title_sort Os números racionais nos anos iniciais do ensino fundamental: investigando saberes docentes
author Herika Nunes Torres Fonseca
author_facet Herika Nunes Torres Fonseca
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Plinio Cavalcanti Moreira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Samira Zaidan
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ana Maria de Oliveira Galvao
dc.contributor.author.fl_str_mv Herika Nunes Torres Fonseca
contributor_str_mv Maria Manuela Martins Soares David
Plinio Cavalcanti Moreira
Samira Zaidan
Ana Maria de Oliveira Galvao
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Saberes docentes
Desenvolvimento profissional
Ensino dos números racionais
Professores dos anos iniciais
topic Educação matemática
Saberes docentes
Desenvolvimento profissional
Ensino dos números racionais
Professores dos anos iniciais
Educação matemática
Matemática Estudo e ensino
Educação
Professores Formação profissional
Ensino de primeiro grau
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação matemática
Matemática Estudo e ensino
Educação
Professores Formação profissional
Ensino de primeiro grau
description Este trabalho se desenvolveu na linha de pesquisa da Educação Matemática e teve como foco de análise saberes e não saberes sobre os números racionais dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O interesse por essa pesquisa se justifica tendo em vista a carência de estudos nessa área, capaz de aprofundar a discussão sobre a aprendizagem e o ensino dos números racionais nos primeiros anos de escolaridade. Assim, pretende-se investigar como os professores das séries iniciais do Ensino Fundamental se relacionam com esses números em prática docente; quais os saberes que orientam as práticas; como tais saberes foram construídos; e quais as dificuldades e as inseguranças enfrentadas no ensino desse conteúdo. O quadro teórico está embasado na necessidade de compreender o que são saberes docentes; como acontece a construção dos diferentes saberes; e, em especial, de que maneira são formados os saberes e os não saberes sobre os números racionais. Alguns estudos das áreas da Educação e da Educação Matemática, mais especificamente aqueles realizados por Tardif (2002), Fiorentini (1998), Shulman (1987), Gauthier et al. (1998), Moreira e David (2005) e Behr et al. (1983), orientaram tanto as opções metodológicas quanto a análise dos dados feita neste trabalho. O trabalho de campo se desenvolveu em duas etapas. Primeiramente, com um grupo de oito professoras, no qual se investigou como foi construída a relação dessas docentes com a Matemática Escolar. Nesse momento, resgatou-se, através de relatos orais e escritos, a forma como as entrevistadas se relacionaram com a Matemática enquanto alunas dos anos iniciais do Ensino Fundamental e dos anos posteriores de estudo, e enquanto docentes. Já na segunda etapa da pesquisa, que contou com apenas três professoras, em encontros semanais, através de estudos mais específicos sobre o número racional e também observação e filmagem de algumas aulas dessas professoras, buscou-se levantar os saberes e não saberes que envolvem o trabalho cotidiano com esses números. Teve-se como resultado final as principais contribuições ao campo da Educação Matemática, dentre as mais relevantes, a que aponta direções para um repensar da formação inicial e/ou continuada dos professores que ensinam números racionais nos primeiros anos do Ensino Fundamental.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-10-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T13:33:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T13:33:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7M2GZU
url http://hdl.handle.net/1843/IOMS-7M2GZU
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-7M2GZU/1/disserta__o_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/IOMS-7M2GZU/2/disserta__o_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e1724264c8769bf19356c21e4488ca44
88fce198d4b12da7144b45057ed60bdc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589514351869952