spelling |
Leonardo Alvares VidigalDaniele Cristina Pinho Pinto2019-08-14T05:51:04Z2019-08-14T05:51:04Z2014-12-14http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUCEste trabalho aborda a fotografia no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil do CMEI Rubens do Amaral. Objetiva conhecer conceitos e a experienciar como linguagem artística, proporcionando captura de imagens fixas e estabelecendo um diálogo entre a produção artística e valores culturais da região, proporcionando uma contribuição no desenvolvimento estético do aluno e momentos de leitura estética do ambiente e de imagens da arte, assim como a reflexão sobre estas leituras. Apresenta uma pesquisa de campo baseada em coleta de dados, durante o período de fevereiro a agosto de 2013, realizada com os educadores do espaço citado de forma qualitativa e atividade prática junto aos alunos embasada nas teorias de autores contemporâneos como Ana Mae Barbosa. A partir do diálogo entre os dados coletados, a análise dos documentos norteadores da Educação Infantil (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) e a Abordagem Triangular proposta por Barbosa, a metodologia no ensino de Artes Visuais para crianças tomou outro caminho. Para que a atividade proposta ganhasse sentido e significância para o aluno, foi apresentada durante o processo, a história da arte em linguagem acessível ao universo infantil e atividades contextualizadas a criança, para que todas pudessem compreender de forma lúdica conceitos e teorias consideradas complexas. Houve mudança notável por parte da turma na forma de ler e interpretar não somente a imagem do pico, mas como imagens produzidas em sua rotina. A necessidade de promover uma formação continuada aos professores é tão necessária quanto o investimento em materiais de pesquisa para a efetivação de um ensino em Artes Visuais com qualidade na Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesEnsino de ArtesEducação InfantilArtes VisuaisLúdicoA imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdaniele_cristina_pinho_pinto_pos_apresenta__o_corrigida.pdfapplication/pdf2394724https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KAHUC/1/daniele_cristina_pinho_pinto_pos_apresenta__o_corrigida.pdff25656c4fcaa5526fbc29d2fc876a26aMD51TEXTdaniele_cristina_pinho_pinto_pos_apresenta__o_corrigida.pdf.txtdaniele_cristina_pinho_pinto_pos_apresenta__o_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain50714https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KAHUC/2/daniele_cristina_pinho_pinto_pos_apresenta__o_corrigida.pdf.txtb0eaf700fd1f37e1aebc04bcbd2d1a60MD521843/BUOS-9KAHUC2019-11-14 11:04:31.987oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KAHUCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:04:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|