A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUC |
Resumo: | Este trabalho aborda a fotografia no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil do CMEI Rubens do Amaral. Objetiva conhecer conceitos e a experienciar como linguagem artística, proporcionando captura de imagens fixas e estabelecendo um diálogo entre a produção artística e valores culturais da região, proporcionando uma contribuição no desenvolvimento estético do aluno e momentos de leitura estética do ambiente e de imagens da arte, assim como a reflexão sobre estas leituras. Apresenta uma pesquisa de campo baseada em coleta de dados, durante o período de fevereiro a agosto de 2013, realizada com os educadores do espaço citado de forma qualitativa e atividade prática junto aos alunos embasada nas teorias de autores contemporâneos como Ana Mae Barbosa. A partir do diálogo entre os dados coletados, a análise dos documentos norteadores da Educação Infantil (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) e a Abordagem Triangular proposta por Barbosa, a metodologia no ensino de Artes Visuais para crianças tomou outro caminho. Para que a atividade proposta ganhasse sentido e significância para o aluno, foi apresentada durante o processo, a história da arte em linguagem acessível ao universo infantil e atividades contextualizadas a criança, para que todas pudessem compreender de forma lúdica conceitos e teorias consideradas complexas. Houve mudança notável por parte da turma na forma de ler e interpretar não somente a imagem do pico, mas como imagens produzidas em sua rotina. A necessidade de promover uma formação continuada aos professores é tão necessária quanto o investimento em materiais de pesquisa para a efetivação de um ensino em Artes Visuais com qualidade na Educação Infantil. |
id |
UFMG_e5d6c0babc2b832277c4cbe45995834c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KAHUC |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do AmaralEnsino de ArtesEducação InfantilArtes VisuaisLúdicoArtesEste trabalho aborda a fotografia no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil do CMEI Rubens do Amaral. Objetiva conhecer conceitos e a experienciar como linguagem artística, proporcionando captura de imagens fixas e estabelecendo um diálogo entre a produção artística e valores culturais da região, proporcionando uma contribuição no desenvolvimento estético do aluno e momentos de leitura estética do ambiente e de imagens da arte, assim como a reflexão sobre estas leituras. Apresenta uma pesquisa de campo baseada em coleta de dados, durante o período de fevereiro a agosto de 2013, realizada com os educadores do espaço citado de forma qualitativa e atividade prática junto aos alunos embasada nas teorias de autores contemporâneos como Ana Mae Barbosa. A partir do diálogo entre os dados coletados, a análise dos documentos norteadores da Educação Infantil (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) e a Abordagem Triangular proposta por Barbosa, a metodologia no ensino de Artes Visuais para crianças tomou outro caminho. Para que a atividade proposta ganhasse sentido e significância para o aluno, foi apresentada durante o processo, a história da arte em linguagem acessível ao universo infantil e atividades contextualizadas a criança, para que todas pudessem compreender de forma lúdica conceitos e teorias consideradas complexas. Houve mudança notável por parte da turma na forma de ler e interpretar não somente a imagem do pico, mas como imagens produzidas em sua rotina. A necessidade de promover uma formação continuada aos professores é tão necessária quanto o investimento em materiais de pesquisa para a efetivação de um ensino em Artes Visuais com qualidade na Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeonardo Alvares VidigalDaniele Cristina Pinho Pinto2019-08-14T05:51:04Z2019-08-14T05:51:04Z2014-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUCinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T14:04:31Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KAHUCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T14:04:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral |
title |
A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral |
spellingShingle |
A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral Daniele Cristina Pinho Pinto Ensino de Artes Educação Infantil Artes Visuais Lúdico Artes |
title_short |
A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral |
title_full |
A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral |
title_fullStr |
A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral |
title_full_unstemmed |
A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral |
title_sort |
A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral |
author |
Daniele Cristina Pinho Pinto |
author_facet |
Daniele Cristina Pinho Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leonardo Alvares Vidigal |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniele Cristina Pinho Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Artes Educação Infantil Artes Visuais Lúdico Artes |
topic |
Ensino de Artes Educação Infantil Artes Visuais Lúdico Artes |
description |
Este trabalho aborda a fotografia no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil do CMEI Rubens do Amaral. Objetiva conhecer conceitos e a experienciar como linguagem artística, proporcionando captura de imagens fixas e estabelecendo um diálogo entre a produção artística e valores culturais da região, proporcionando uma contribuição no desenvolvimento estético do aluno e momentos de leitura estética do ambiente e de imagens da arte, assim como a reflexão sobre estas leituras. Apresenta uma pesquisa de campo baseada em coleta de dados, durante o período de fevereiro a agosto de 2013, realizada com os educadores do espaço citado de forma qualitativa e atividade prática junto aos alunos embasada nas teorias de autores contemporâneos como Ana Mae Barbosa. A partir do diálogo entre os dados coletados, a análise dos documentos norteadores da Educação Infantil (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) e a Abordagem Triangular proposta por Barbosa, a metodologia no ensino de Artes Visuais para crianças tomou outro caminho. Para que a atividade proposta ganhasse sentido e significância para o aluno, foi apresentada durante o processo, a história da arte em linguagem acessível ao universo infantil e atividades contextualizadas a criança, para que todas pudessem compreender de forma lúdica conceitos e teorias consideradas complexas. Houve mudança notável por parte da turma na forma de ler e interpretar não somente a imagem do pico, mas como imagens produzidas em sua rotina. A necessidade de promover uma formação continuada aos professores é tão necessária quanto o investimento em materiais de pesquisa para a efetivação de um ensino em Artes Visuais com qualidade na Educação Infantil. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-14 2019-08-14T05:51:04Z 2019-08-14T05:51:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUC |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUC |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248246533783552 |