A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniele Cristina Pinho Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUC
Resumo: Este trabalho aborda a fotografia no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil do CMEI Rubens do Amaral. Objetiva conhecer conceitos e a experienciar como linguagem artística, proporcionando captura de imagens fixas e estabelecendo um diálogo entre a produção artística e valores culturais da região, proporcionando uma contribuição no desenvolvimento estético do aluno e momentos de leitura estética do ambiente e de imagens da arte, assim como a reflexão sobre estas leituras. Apresenta uma pesquisa de campo baseada em coleta de dados, durante o período de fevereiro a agosto de 2013, realizada com os educadores do espaço citado de forma qualitativa e atividade prática junto aos alunos embasada nas teorias de autores contemporâneos como Ana Mae Barbosa. A partir do diálogo entre os dados coletados, a análise dos documentos norteadores da Educação Infantil (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) e a Abordagem Triangular proposta por Barbosa, a metodologia no ensino de Artes Visuais para crianças tomou outro caminho. Para que a atividade proposta ganhasse sentido e significância para o aluno, foi apresentada durante o processo, a história da arte em linguagem acessível ao universo infantil e atividades contextualizadas a criança, para que todas pudessem compreender de forma lúdica conceitos e teorias consideradas complexas. Houve mudança notável por parte da turma na forma de ler e interpretar não somente a imagem do pico, mas como imagens produzidas em sua rotina. A necessidade de promover uma formação continuada aos professores é tão necessária quanto o investimento em materiais de pesquisa para a efetivação de um ensino em Artes Visuais com qualidade na Educação Infantil.
id UFMG_e5d6c0babc2b832277c4cbe45995834c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KAHUC
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do AmaralEnsino de ArtesEducação InfantilArtes VisuaisLúdicoArtesEste trabalho aborda a fotografia no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil do CMEI Rubens do Amaral. Objetiva conhecer conceitos e a experienciar como linguagem artística, proporcionando captura de imagens fixas e estabelecendo um diálogo entre a produção artística e valores culturais da região, proporcionando uma contribuição no desenvolvimento estético do aluno e momentos de leitura estética do ambiente e de imagens da arte, assim como a reflexão sobre estas leituras. Apresenta uma pesquisa de campo baseada em coleta de dados, durante o período de fevereiro a agosto de 2013, realizada com os educadores do espaço citado de forma qualitativa e atividade prática junto aos alunos embasada nas teorias de autores contemporâneos como Ana Mae Barbosa. A partir do diálogo entre os dados coletados, a análise dos documentos norteadores da Educação Infantil (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) e a Abordagem Triangular proposta por Barbosa, a metodologia no ensino de Artes Visuais para crianças tomou outro caminho. Para que a atividade proposta ganhasse sentido e significância para o aluno, foi apresentada durante o processo, a história da arte em linguagem acessível ao universo infantil e atividades contextualizadas a criança, para que todas pudessem compreender de forma lúdica conceitos e teorias consideradas complexas. Houve mudança notável por parte da turma na forma de ler e interpretar não somente a imagem do pico, mas como imagens produzidas em sua rotina. A necessidade de promover uma formação continuada aos professores é tão necessária quanto o investimento em materiais de pesquisa para a efetivação de um ensino em Artes Visuais com qualidade na Educação Infantil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeonardo Alvares VidigalDaniele Cristina Pinho Pinto2019-08-14T05:51:04Z2019-08-14T05:51:04Z2014-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUCinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T14:04:31Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KAHUCRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T14:04:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral
title A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral
spellingShingle A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral
Daniele Cristina Pinho Pinto
Ensino de Artes
Educação Infantil
Artes Visuais
Lúdico
Artes
title_short A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral
title_full A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral
title_fullStr A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral
title_full_unstemmed A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral
title_sort A imagem e seus significados: fotografia e ensino de Artes Visuais na educação infantil do CMEI Rubens do Amaral
author Daniele Cristina Pinho Pinto
author_facet Daniele Cristina Pinho Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leonardo Alvares Vidigal
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniele Cristina Pinho Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Artes
Educação Infantil
Artes Visuais
Lúdico
Artes
topic Ensino de Artes
Educação Infantil
Artes Visuais
Lúdico
Artes
description Este trabalho aborda a fotografia no Ensino de Artes Visuais na Educação Infantil do CMEI Rubens do Amaral. Objetiva conhecer conceitos e a experienciar como linguagem artística, proporcionando captura de imagens fixas e estabelecendo um diálogo entre a produção artística e valores culturais da região, proporcionando uma contribuição no desenvolvimento estético do aluno e momentos de leitura estética do ambiente e de imagens da arte, assim como a reflexão sobre estas leituras. Apresenta uma pesquisa de campo baseada em coleta de dados, durante o período de fevereiro a agosto de 2013, realizada com os educadores do espaço citado de forma qualitativa e atividade prática junto aos alunos embasada nas teorias de autores contemporâneos como Ana Mae Barbosa. A partir do diálogo entre os dados coletados, a análise dos documentos norteadores da Educação Infantil (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil) e a Abordagem Triangular proposta por Barbosa, a metodologia no ensino de Artes Visuais para crianças tomou outro caminho. Para que a atividade proposta ganhasse sentido e significância para o aluno, foi apresentada durante o processo, a história da arte em linguagem acessível ao universo infantil e atividades contextualizadas a criança, para que todas pudessem compreender de forma lúdica conceitos e teorias consideradas complexas. Houve mudança notável por parte da turma na forma de ler e interpretar não somente a imagem do pico, mas como imagens produzidas em sua rotina. A necessidade de promover uma formação continuada aos professores é tão necessária quanto o investimento em materiais de pesquisa para a efetivação de um ensino em Artes Visuais com qualidade na Educação Infantil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-14
2019-08-14T05:51:04Z
2019-08-14T05:51:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUC
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KAHUC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823248246533783552