A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Beatriz Fernanda Madeira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1610
Resumo: “A Fotografia. Apropriações e desconstruções nas Artes Visuais e seu ensino”, foi o tema escolhido para a parte de investigação deste relatório de estágio, no âmbito Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada ao tema de investigação, e a segunda ao Relatório de Estágio na Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte encontra-se dividida em dois capítulos: no primeiro é abordada a história da fotografia e seus antecedentes, e a relação da fotografia com a arte até à atualidade; o segundo capítulo é dedicado à potencialidade da aplicação/utilização da fotografia, ou imagem nas propostas de trabalho no âmbito da aula de Oficina e Artes, do Curso Humanístico de Artes Visuais, do ensino regular. A segunda parte, respetiva à Pratica de Ensino Supervisionada, encontra-se dividida por três capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização socioeconómica da Escola Secundária Campos Melo (o local de estágio), e o segundo e terceiro dedicados às reflecções de aulas supervisionadas e todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estágio durante o ano letivo, no âmbito das aulas de Oficina de Artes (12º ano) e de Geometria Descritiva-A (11ºano).
id RCAP_aba20aa7b64119f02cd3e8e4bfb8e194
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1610
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensinoPrática de ensino supervisionada, Geometria Descritiva A (11º ano), Oficina de artes (12º ano)Artes visuais - Prática de ensino supervisionadaArtes visuais - Estágio pedagógicoArtes visuais - FotografiaArtes visuais - Oficina de artes - Metodologia de ensinoArtes visuais - Geometria descritiva - Metodologia de ensinoArtes visuais - Ensino - Comunicação“A Fotografia. Apropriações e desconstruções nas Artes Visuais e seu ensino”, foi o tema escolhido para a parte de investigação deste relatório de estágio, no âmbito Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada ao tema de investigação, e a segunda ao Relatório de Estágio na Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte encontra-se dividida em dois capítulos: no primeiro é abordada a história da fotografia e seus antecedentes, e a relação da fotografia com a arte até à atualidade; o segundo capítulo é dedicado à potencialidade da aplicação/utilização da fotografia, ou imagem nas propostas de trabalho no âmbito da aula de Oficina e Artes, do Curso Humanístico de Artes Visuais, do ensino regular. A segunda parte, respetiva à Pratica de Ensino Supervisionada, encontra-se dividida por três capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização socioeconómica da Escola Secundária Campos Melo (o local de estágio), e o segundo e terceiro dedicados às reflecções de aulas supervisionadas e todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estágio durante o ano letivo, no âmbito das aulas de Oficina de Artes (12º ano) e de Geometria Descritiva-A (11ºano).“Photography. Appropriations and deconstructions in Visual Arts and its teaching" was the theme chosen for the research part of this internship report, in the ambit of the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. This work is presented in two parts, being the first devoted to the research topic, and the second to the Internship Report on Supervised Teaching Practice. The first part is divided into two chapters, where the first is addressed the history of photography and its antecedents and the relationship of photography with art, to the present day; the second chapter is devoted to the potential of the application / use of the photograph, or image in the proposed work within the classroom of Workshop and Arts, Course of Humanistics in Visual Arts, in the regular education. The second part, related to the Supervised Teaching Practice, is divided in three chapters, the first dedicated to the socio-economic context of the High School Campos Melo (the internship location), the second and the third devoted to reflections of supervised classes and all the work developed by Core Stage during the school year, within the classes of Workshop and Arts (12th year) and Descriptive Geometry-A (11th year).Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraFidalgo, Ana Cristina Matos LopesuBibliorumLopes, Beatriz Fernanda Madeira2014-02-11T17:53:14Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1610TID:201289393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:52ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino
Prática de ensino supervisionada, Geometria Descritiva A (11º ano), Oficina de artes (12º ano)
title A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino
spellingShingle A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino
Lopes, Beatriz Fernanda Madeira
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Fotografia
Artes visuais - Oficina de artes - Metodologia de ensino
Artes visuais - Geometria descritiva - Metodologia de ensino
Artes visuais - Ensino - Comunicação
title_short A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino
title_full A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino
title_fullStr A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino
title_full_unstemmed A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino
title_sort A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino
author Lopes, Beatriz Fernanda Madeira
author_facet Lopes, Beatriz Fernanda Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira
Fidalgo, Ana Cristina Matos Lopes
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Beatriz Fernanda Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Fotografia
Artes visuais - Oficina de artes - Metodologia de ensino
Artes visuais - Geometria descritiva - Metodologia de ensino
Artes visuais - Ensino - Comunicação
topic Artes visuais - Prática de ensino supervisionada
Artes visuais - Estágio pedagógico
Artes visuais - Fotografia
Artes visuais - Oficina de artes - Metodologia de ensino
Artes visuais - Geometria descritiva - Metodologia de ensino
Artes visuais - Ensino - Comunicação
description “A Fotografia. Apropriações e desconstruções nas Artes Visuais e seu ensino”, foi o tema escolhido para a parte de investigação deste relatório de estágio, no âmbito Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada ao tema de investigação, e a segunda ao Relatório de Estágio na Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte encontra-se dividida em dois capítulos: no primeiro é abordada a história da fotografia e seus antecedentes, e a relação da fotografia com a arte até à atualidade; o segundo capítulo é dedicado à potencialidade da aplicação/utilização da fotografia, ou imagem nas propostas de trabalho no âmbito da aula de Oficina e Artes, do Curso Humanístico de Artes Visuais, do ensino regular. A segunda parte, respetiva à Pratica de Ensino Supervisionada, encontra-se dividida por três capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização socioeconómica da Escola Secundária Campos Melo (o local de estágio), e o segundo e terceiro dedicados às reflecções de aulas supervisionadas e todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estágio durante o ano letivo, no âmbito das aulas de Oficina de Artes (12º ano) e de Geometria Descritiva-A (11ºano).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10
2013-10-01T00:00:00Z
2014-02-11T17:53:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1610
TID:201289393
url http://hdl.handle.net/10400.6/1610
identifier_str_mv TID:201289393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301762736128000