A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1610 |
Resumo: | “A Fotografia. Apropriações e desconstruções nas Artes Visuais e seu ensino”, foi o tema escolhido para a parte de investigação deste relatório de estágio, no âmbito Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada ao tema de investigação, e a segunda ao Relatório de Estágio na Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte encontra-se dividida em dois capítulos: no primeiro é abordada a história da fotografia e seus antecedentes, e a relação da fotografia com a arte até à atualidade; o segundo capítulo é dedicado à potencialidade da aplicação/utilização da fotografia, ou imagem nas propostas de trabalho no âmbito da aula de Oficina e Artes, do Curso Humanístico de Artes Visuais, do ensino regular. A segunda parte, respetiva à Pratica de Ensino Supervisionada, encontra-se dividida por três capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização socioeconómica da Escola Secundária Campos Melo (o local de estágio), e o segundo e terceiro dedicados às reflecções de aulas supervisionadas e todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estágio durante o ano letivo, no âmbito das aulas de Oficina de Artes (12º ano) e de Geometria Descritiva-A (11ºano). |
id |
RCAP_aba20aa7b64119f02cd3e8e4bfb8e194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1610 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensinoPrática de ensino supervisionada, Geometria Descritiva A (11º ano), Oficina de artes (12º ano)Artes visuais - Prática de ensino supervisionadaArtes visuais - Estágio pedagógicoArtes visuais - FotografiaArtes visuais - Oficina de artes - Metodologia de ensinoArtes visuais - Geometria descritiva - Metodologia de ensinoArtes visuais - Ensino - Comunicação“A Fotografia. Apropriações e desconstruções nas Artes Visuais e seu ensino”, foi o tema escolhido para a parte de investigação deste relatório de estágio, no âmbito Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada ao tema de investigação, e a segunda ao Relatório de Estágio na Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte encontra-se dividida em dois capítulos: no primeiro é abordada a história da fotografia e seus antecedentes, e a relação da fotografia com a arte até à atualidade; o segundo capítulo é dedicado à potencialidade da aplicação/utilização da fotografia, ou imagem nas propostas de trabalho no âmbito da aula de Oficina e Artes, do Curso Humanístico de Artes Visuais, do ensino regular. A segunda parte, respetiva à Pratica de Ensino Supervisionada, encontra-se dividida por três capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização socioeconómica da Escola Secundária Campos Melo (o local de estágio), e o segundo e terceiro dedicados às reflecções de aulas supervisionadas e todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estágio durante o ano letivo, no âmbito das aulas de Oficina de Artes (12º ano) e de Geometria Descritiva-A (11ºano).“Photography. Appropriations and deconstructions in Visual Arts and its teaching" was the theme chosen for the research part of this internship report, in the ambit of the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education. This work is presented in two parts, being the first devoted to the research topic, and the second to the Internship Report on Supervised Teaching Practice. The first part is divided into two chapters, where the first is addressed the history of photography and its antecedents and the relationship of photography with art, to the present day; the second chapter is devoted to the potential of the application / use of the photograph, or image in the proposed work within the classroom of Workshop and Arts, Course of Humanistics in Visual Arts, in the regular education. The second part, related to the Supervised Teaching Practice, is divided in three chapters, the first dedicated to the socio-economic context of the High School Campos Melo (the internship location), the second and the third devoted to reflections of supervised classes and all the work developed by Core Stage during the school year, within the classes of Workshop and Arts (12th year) and Descriptive Geometry-A (11th year).Universidade da Beira InteriorCaiado, Fátima Maria Gomes de OliveiraFidalgo, Ana Cristina Matos LopesuBibliorumLopes, Beatriz Fernanda Madeira2014-02-11T17:53:14Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.6/1610TID:201289393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:24.344520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino Prática de ensino supervisionada, Geometria Descritiva A (11º ano), Oficina de artes (12º ano) |
title |
A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino |
spellingShingle |
A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino Lopes, Beatriz Fernanda Madeira Artes visuais - Prática de ensino supervisionada Artes visuais - Estágio pedagógico Artes visuais - Fotografia Artes visuais - Oficina de artes - Metodologia de ensino Artes visuais - Geometria descritiva - Metodologia de ensino Artes visuais - Ensino - Comunicação |
title_short |
A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino |
title_full |
A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino |
title_fullStr |
A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino |
title_full_unstemmed |
A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino |
title_sort |
A fotografia, apropriações e desconstruções nas artes visuais e seu ensino |
author |
Lopes, Beatriz Fernanda Madeira |
author_facet |
Lopes, Beatriz Fernanda Madeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caiado, Fátima Maria Gomes de Oliveira Fidalgo, Ana Cristina Matos Lopes uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Beatriz Fernanda Madeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada Artes visuais - Estágio pedagógico Artes visuais - Fotografia Artes visuais - Oficina de artes - Metodologia de ensino Artes visuais - Geometria descritiva - Metodologia de ensino Artes visuais - Ensino - Comunicação |
topic |
Artes visuais - Prática de ensino supervisionada Artes visuais - Estágio pedagógico Artes visuais - Fotografia Artes visuais - Oficina de artes - Metodologia de ensino Artes visuais - Geometria descritiva - Metodologia de ensino Artes visuais - Ensino - Comunicação |
description |
“A Fotografia. Apropriações e desconstruções nas Artes Visuais e seu ensino”, foi o tema escolhido para a parte de investigação deste relatório de estágio, no âmbito Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Este trabalho apresenta-se dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada ao tema de investigação, e a segunda ao Relatório de Estágio na Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte encontra-se dividida em dois capítulos: no primeiro é abordada a história da fotografia e seus antecedentes, e a relação da fotografia com a arte até à atualidade; o segundo capítulo é dedicado à potencialidade da aplicação/utilização da fotografia, ou imagem nas propostas de trabalho no âmbito da aula de Oficina e Artes, do Curso Humanístico de Artes Visuais, do ensino regular. A segunda parte, respetiva à Pratica de Ensino Supervisionada, encontra-se dividida por três capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização socioeconómica da Escola Secundária Campos Melo (o local de estágio), e o segundo e terceiro dedicados às reflecções de aulas supervisionadas e todo o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estágio durante o ano letivo, no âmbito das aulas de Oficina de Artes (12º ano) e de Geometria Descritiva-A (11ºano). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10 2013-10-01T00:00:00Z 2014-02-11T17:53:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/1610 TID:201289393 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/1610 |
identifier_str_mv |
TID:201289393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream application/octet-stream |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136333598294016 |