Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/51638 https://orcid.org/0000-0002-0709-3639 https://orcid.org/0000-0003-0891-6454 https://orcid.org/0000-0003-4303-9071 |
Resumo: | O presente texto aborda como tema principal de investigação o serviço de referência em unidades de informação. Tem o propósito de verificar o impacto desse tema na literatura publicada no Brasil, ao longo dos tempos, de modo a reconhecer o potencial desse serviço e as práticas e inovações realizadas, sobretudo a partir da construção dos acervos digitais e a disponibilização destas coleções na internet. O estudo compreende uma revisão de literatura, cujo objetivo é apresentar os assuntos de pesquisa sobre o tema, considerando como materiais a serem analisados, artigos publicados em periódicos brasileiros, sem delimitação de tempo. Além dos conteúdos dos artigos, expõem-se, também, alguns dados bibliométricos, como ano de publicação e revistas envolvidas, o que confere uma abordagem mista ao estudo. A busca aos artigos realizou-se em duas bases de dados brasileiras pertencentes à Ciência da Informação: Base PERI/UFMG e Base de Dados em Ciência da Informação, com o uso do termo “serviço de referência”. Os resultados indicaram que os assuntos mais tratados nos artigos investigados contemplam aspectos relacionados à gestão do serviço de referência, a sua aderência ao modelo digital, à relação desse serviço com os usuários da informação, à educação de usuários e profissionais e ao processo de comunicação e mediação que permeia esse fazer bibliotecário. Concluiu-se que o tema vem se fortalecendo, ao longo dos tempos, sobretudo com as tecnologias digitais, as quais potencializam esse serviço, sem, contudo, eliminar ou reduzir a importância do fator humano no processo de referência. |
id |
UFMG_e5e3563b68118905b38798038606d50f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/51638 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no BrasilServiço de ReferênciaServiço de Referência DigitalMediação em bibliotecasRelação interpessoalCiência da InformaçãoBibliotecas - Serviço de referenciaO presente texto aborda como tema principal de investigação o serviço de referência em unidades de informação. Tem o propósito de verificar o impacto desse tema na literatura publicada no Brasil, ao longo dos tempos, de modo a reconhecer o potencial desse serviço e as práticas e inovações realizadas, sobretudo a partir da construção dos acervos digitais e a disponibilização destas coleções na internet. O estudo compreende uma revisão de literatura, cujo objetivo é apresentar os assuntos de pesquisa sobre o tema, considerando como materiais a serem analisados, artigos publicados em periódicos brasileiros, sem delimitação de tempo. Além dos conteúdos dos artigos, expõem-se, também, alguns dados bibliométricos, como ano de publicação e revistas envolvidas, o que confere uma abordagem mista ao estudo. A busca aos artigos realizou-se em duas bases de dados brasileiras pertencentes à Ciência da Informação: Base PERI/UFMG e Base de Dados em Ciência da Informação, com o uso do termo “serviço de referência”. Os resultados indicaram que os assuntos mais tratados nos artigos investigados contemplam aspectos relacionados à gestão do serviço de referência, a sua aderência ao modelo digital, à relação desse serviço com os usuários da informação, à educação de usuários e profissionais e ao processo de comunicação e mediação que permeia esse fazer bibliotecário. Concluiu-se que o tema vem se fortalecendo, ao longo dos tempos, sobretudo com as tecnologias digitais, as quais potencializam esse serviço, sem, contudo, eliminar ou reduzir a importância do fator humano no processo de referência.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOUFMG2023-04-05T22:45:33Z2023-04-05T22:45:33Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf2318-5546http://hdl.handle.net/1843/51638https://orcid.org/0000-0002-0709-3639https://orcid.org/0000-0003-0891-6454https://orcid.org/0000-0003-4303-9071porCongresso Brasileiro de Biblioteconomia e DocumentaçãoJorge Santa AnnaCélia da Consolação DiasBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-04-05T22:45:34Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/51638Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-04-05T22:45:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil |
title |
Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil |
spellingShingle |
Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil Jorge Santa Anna Serviço de Referência Serviço de Referência Digital Mediação em bibliotecas Relação interpessoal Ciência da Informação Bibliotecas - Serviço de referencia |
title_short |
Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil |
title_full |
Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil |
title_fullStr |
Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil |
title_full_unstemmed |
Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil |
title_sort |
Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil |
author |
Jorge Santa Anna |
author_facet |
Jorge Santa Anna Célia da Consolação Dias Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan |
author_role |
author |
author2 |
Célia da Consolação Dias Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge Santa Anna Célia da Consolação Dias Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Serviço de Referência Serviço de Referência Digital Mediação em bibliotecas Relação interpessoal Ciência da Informação Bibliotecas - Serviço de referencia |
topic |
Serviço de Referência Serviço de Referência Digital Mediação em bibliotecas Relação interpessoal Ciência da Informação Bibliotecas - Serviço de referencia |
description |
O presente texto aborda como tema principal de investigação o serviço de referência em unidades de informação. Tem o propósito de verificar o impacto desse tema na literatura publicada no Brasil, ao longo dos tempos, de modo a reconhecer o potencial desse serviço e as práticas e inovações realizadas, sobretudo a partir da construção dos acervos digitais e a disponibilização destas coleções na internet. O estudo compreende uma revisão de literatura, cujo objetivo é apresentar os assuntos de pesquisa sobre o tema, considerando como materiais a serem analisados, artigos publicados em periódicos brasileiros, sem delimitação de tempo. Além dos conteúdos dos artigos, expõem-se, também, alguns dados bibliométricos, como ano de publicação e revistas envolvidas, o que confere uma abordagem mista ao estudo. A busca aos artigos realizou-se em duas bases de dados brasileiras pertencentes à Ciência da Informação: Base PERI/UFMG e Base de Dados em Ciência da Informação, com o uso do termo “serviço de referência”. Os resultados indicaram que os assuntos mais tratados nos artigos investigados contemplam aspectos relacionados à gestão do serviço de referência, a sua aderência ao modelo digital, à relação desse serviço com os usuários da informação, à educação de usuários e profissionais e ao processo de comunicação e mediação que permeia esse fazer bibliotecário. Concluiu-se que o tema vem se fortalecendo, ao longo dos tempos, sobretudo com as tecnologias digitais, as quais potencializam esse serviço, sem, contudo, eliminar ou reduzir a importância do fator humano no processo de referência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-04-05T22:45:33Z 2023-04-05T22:45:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2318-5546 http://hdl.handle.net/1843/51638 https://orcid.org/0000-0002-0709-3639 https://orcid.org/0000-0003-0891-6454 https://orcid.org/0000-0003-4303-9071 |
identifier_str_mv |
2318-5546 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/51638 https://orcid.org/0000-0002-0709-3639 https://orcid.org/0000-0003-0891-6454 https://orcid.org/0000-0003-4303-9071 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1823248140221808640 |