Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge Santa Anna
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Célia da Consolação Dias, Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/51638
https://orcid.org/0000-0002-0709-3639
https://orcid.org/0000-0003-0891-6454
https://orcid.org/0000-0003-4303-9071
Resumo: O presente texto aborda como tema principal de investigação o serviço de referência em unidades de informação. Tem o propósito de verificar o impacto desse tema na literatura publicada no Brasil, ao longo dos tempos, de modo a reconhecer o potencial desse serviço e as práticas e inovações realizadas, sobretudo a partir da construção dos acervos digitais e a disponibilização destas coleções na internet. O estudo compreende uma revisão de literatura, cujo objetivo é apresentar os assuntos de pesquisa sobre o tema, considerando como materiais a serem analisados, artigos publicados em periódicos brasileiros, sem delimitação de tempo. Além dos conteúdos dos artigos, expõem-se, também, alguns dados bibliométricos, como ano de publicação e revistas envolvidas, o que confere uma abordagem mista ao estudo. A busca aos artigos realizou-se em duas bases de dados brasileiras pertencentes à Ciência da Informação: Base PERI/UFMG e Base de Dados em Ciência da Informação, com o uso do termo “serviço de referência”. Os resultados indicaram que os assuntos mais tratados nos artigos investigados contemplam aspectos relacionados à gestão do serviço de referência, a sua aderência ao modelo digital, à relação desse serviço com os usuários da informação, à educação de usuários e profissionais e ao processo de comunicação e mediação que permeia esse fazer bibliotecário. Concluiu-se que o tema vem se fortalecendo, ao longo dos tempos, sobretudo com as tecnologias digitais, as quais potencializam esse serviço, sem, contudo, eliminar ou reduzir a importância do fator humano no processo de referência.
id UFMG_e5e3563b68118905b38798038606d50f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/51638
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2023-04-05T22:45:33Z2023-04-05T22:45:33Z201928162318-5546http://hdl.handle.net/1843/51638https://orcid.org/0000-0002-0709-3639https://orcid.org/0000-0003-0891-6454https://orcid.org/0000-0003-4303-9071O presente texto aborda como tema principal de investigação o serviço de referência em unidades de informação. Tem o propósito de verificar o impacto desse tema na literatura publicada no Brasil, ao longo dos tempos, de modo a reconhecer o potencial desse serviço e as práticas e inovações realizadas, sobretudo a partir da construção dos acervos digitais e a disponibilização destas coleções na internet. O estudo compreende uma revisão de literatura, cujo objetivo é apresentar os assuntos de pesquisa sobre o tema, considerando como materiais a serem analisados, artigos publicados em periódicos brasileiros, sem delimitação de tempo. Além dos conteúdos dos artigos, expõem-se, também, alguns dados bibliométricos, como ano de publicação e revistas envolvidas, o que confere uma abordagem mista ao estudo. A busca aos artigos realizou-se em duas bases de dados brasileiras pertencentes à Ciência da Informação: Base PERI/UFMG e Base de Dados em Ciência da Informação, com o uso do termo “serviço de referência”. Os resultados indicaram que os assuntos mais tratados nos artigos investigados contemplam aspectos relacionados à gestão do serviço de referência, a sua aderência ao modelo digital, à relação desse serviço com os usuários da informação, à educação de usuários e profissionais e ao processo de comunicação e mediação que permeia esse fazer bibliotecário. Concluiu-se que o tema vem se fortalecendo, ao longo dos tempos, sobretudo com as tecnologias digitais, as quais potencializam esse serviço, sem, contudo, eliminar ou reduzir a importância do fator humano no processo de referência.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃOCongresso Brasileiro de Biblioteconomia e DocumentaçãoCiência da InformaçãoBibliotecas - Serviço de referenciaServiço de ReferênciaServiço de Referência DigitalMediação em bibliotecasRelação interpessoalServiço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://repositorio.febab.org.br/items/show/3313Jorge Santa AnnaCélia da Consolação DiasBenildes Coura Moreira Dos Santos Maculaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51638/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALSERVIÇO DE REFERÊNCIA EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO OS RESULTADOS DE PESQUISA ABORDADOS EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS NO BRASIL.pdfSERVIÇO DE REFERÊNCIA EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO OS RESULTADOS DE PESQUISA ABORDADOS EM ARTIGOS DE PERIÓDICOS NO BRASIL.pdfapplication/pdf211747https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51638/2/SERVI%c3%87O%20DE%20REFER%c3%8aNCIA%20EM%20UNIDADES%20DE%20INFORMA%c3%87%c3%83O%20OS%20RESULTADOS%20DE%20PESQUISA%20ABORDADOS%20EM%20ARTIGOS%20DE%20PERI%c3%93DICOS%20NO%20BRASIL.pdf1899804599b48c2aaf8e48a58a461839MD521843/516382023-04-05 19:45:34.075oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-04-05T22:45:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil
title Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil
spellingShingle Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil
Jorge Santa Anna
Serviço de Referência
Serviço de Referência Digital
Mediação em bibliotecas
Relação interpessoal
Ciência da Informação
Bibliotecas - Serviço de referencia
title_short Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil
title_full Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil
title_fullStr Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil
title_full_unstemmed Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil
title_sort Serviço de referência em unidades de informação: os resultados de pesquisa abordados em artigos de periódicos no Brasil
author Jorge Santa Anna
author_facet Jorge Santa Anna
Célia da Consolação Dias
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
author_role author
author2 Célia da Consolação Dias
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge Santa Anna
Célia da Consolação Dias
Benildes Coura Moreira Dos Santos Maculan
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço de Referência
Serviço de Referência Digital
Mediação em bibliotecas
Relação interpessoal
topic Serviço de Referência
Serviço de Referência Digital
Mediação em bibliotecas
Relação interpessoal
Ciência da Informação
Bibliotecas - Serviço de referencia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da Informação
Bibliotecas - Serviço de referencia
description O presente texto aborda como tema principal de investigação o serviço de referência em unidades de informação. Tem o propósito de verificar o impacto desse tema na literatura publicada no Brasil, ao longo dos tempos, de modo a reconhecer o potencial desse serviço e as práticas e inovações realizadas, sobretudo a partir da construção dos acervos digitais e a disponibilização destas coleções na internet. O estudo compreende uma revisão de literatura, cujo objetivo é apresentar os assuntos de pesquisa sobre o tema, considerando como materiais a serem analisados, artigos publicados em periódicos brasileiros, sem delimitação de tempo. Além dos conteúdos dos artigos, expõem-se, também, alguns dados bibliométricos, como ano de publicação e revistas envolvidas, o que confere uma abordagem mista ao estudo. A busca aos artigos realizou-se em duas bases de dados brasileiras pertencentes à Ciência da Informação: Base PERI/UFMG e Base de Dados em Ciência da Informação, com o uso do termo “serviço de referência”. Os resultados indicaram que os assuntos mais tratados nos artigos investigados contemplam aspectos relacionados à gestão do serviço de referência, a sua aderência ao modelo digital, à relação desse serviço com os usuários da informação, à educação de usuários e profissionais e ao processo de comunicação e mediação que permeia esse fazer bibliotecário. Concluiu-se que o tema vem se fortalecendo, ao longo dos tempos, sobretudo com as tecnologias digitais, as quais potencializam esse serviço, sem, contudo, eliminar ou reduzir a importância do fator humano no processo de referência.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-04-05T22:45:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-04-05T22:45:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/51638
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2318-5546
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-0709-3639
https://orcid.org/0000-0003-0891-6454
https://orcid.org/0000-0003-4303-9071
identifier_str_mv 2318-5546
url http://hdl.handle.net/1843/51638
https://orcid.org/0000-0002-0709-3639
https://orcid.org/0000-0003-0891-6454
https://orcid.org/0000-0003-4303-9071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51638/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/51638/2/SERVI%c3%87O%20DE%20REFER%c3%8aNCIA%20EM%20UNIDADES%20DE%20INFORMA%c3%87%c3%83O%20OS%20RESULTADOS%20DE%20PESQUISA%20ABORDADOS%20EM%20ARTIGOS%20DE%20PERI%c3%93DICOS%20NO%20BRASIL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
1899804599b48c2aaf8e48a58a461839
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589360541499392