Introdução ao pensamento algébrico: a generalização de padrões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávia Christiane do Nascimento Regis
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ARKFTE
Resumo: Esta pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo introduzir o pensamento algébrico em uma turma de 8o ano da rede estadual de ensino de Minas Gerais. Segundo a literatura disponível, não existe uma definição exata do que seja o pensar algebricamente. O pensamento algébrico pode ser observado por meio da manifestação de quatro características constituintes: i) observação de regularidades; ii) estabelecimento de relações; iii) modelação; iv) simbolização. Algumas pesquisas da década de 1990 concluíram que um possível caminho para a introdução ao pensamento algébrico na escola seria a partir do trabalho com a generalização de padrões. Com base na Teoria da Objetificação, segundo a qual o conhecimento não é adquirido nem possuído, mas posto em movimento por meio da Atividade, desenhamos a Atividade de Generalização de Padrões. Com a cooperação do professor da turma com a qual se realizou o trabalho de campo, fizemos intervenções na Atividade escolar pautadas em tarefas envolvendo padrões visuais, repetitivos e de crescimento, mediadas pelo uso de artefatos e do estímulo à interação social. Durante as intervenções, observamos, a partir de gravações em áudio, vídeo e registro em diário de campo, os processos de objetificação o modo como alunos e professores recorrem aos artefatos durante os processos de ensino-aprendizagem , analisando as ações que foram provocadas no seu decurso. Os dados analisados evidenciaram que, por meio do recurso a artefatos como linguagem oral e gestual e uso de materiais, os alunos se engajaram nas tarefas propostas, assumindo posturas investigativas durante a interação com colegas e professores, sendo possível observar, nos episódios analisados, elementos caracterizadores do pensamento algébrico. Após as análises, desenvolvemos um produto educacional: um kit de provocações matemáticas para o trabalho com o pensamento algébrico, composto de uma caixa com recursos materiais e um guia com tarefas e orientações acerca de como este se torna um artefato mediador de possíveis mudanças na Atividade escolar.
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Com base na Teoria da Objetificação, segundo a qual o conhecimento não é adquirido nem possuído, mas posto em movimento por meio da Atividade, desenhamos a Atividade de Generalização de Padrões. Com a cooperação do professor da turma com a qual se realizou o trabalho de campo, fizemos intervenções na Atividade escolar pautadas em tarefas envolvendo padrões visuais, repetitivos e de crescimento, mediadas pelo uso de artefatos e do estímulo à interação social. Durante as intervenções, observamos, a partir de gravações em áudio, vídeo e registro em diário de campo, os processos de objetificação o modo como alunos e professores recorrem aos artefatos durante os processos de ensino-aprendizagem , analisando as ações que foram provocadas no seu decurso. Os dados analisados evidenciaram que, por meio do recurso a artefatos como linguagem oral e gestual e uso de materiais, os alunos se engajaram nas tarefas propostas, assumindo posturas investigativas durante a interação com colegas e professores, sendo possível observar, nos episódios analisados, elementos caracterizadores do pensamento algébrico. Após as análises, desenvolvemos um produto educacional: um kit de provocações matemáticas para o trabalho com o pensamento algébrico, composto de uma caixa com recursos materiais e um guia com tarefas e orientações acerca de como este se torna um artefato mediador de possíveis mudanças na Atividade escolar.This qualitative research aimed to introduce algebraic thinking in an 8th grade classroom of the state education network in Minas Gerais, Brazil. According to the available literature, there is no exact definition of algebraic thinking. Algebraic thinking can be observed through the manifestations of four constituent features: i) observation of regularities; ii) establishment of relationships; iii) modeling; iv) symbolization. Some researches from the 1990s concluded a possible way to introduce algebraic thinking at schools would be through working with the generalization of patterns. Based on the Theory of Objectification, in which knowledge is not acquired or possessed, but set in motion through Activity, we draw the pattern Generalization Activity, and with the cooperation of the teacher of the class with which the field work was conducted, interventions in the school Activity were made. The latter were based on tasks involving actions directed to the observation of visual patterns, repetitive sequences and growth, mediated by the use of artifacts and stimulus to social interaction. During the interventions, we observe, in audio and video recordings, as well as field journaling, the processes of objectification the ways students and teachers turn to artifacts during the teaching-learning processes , analyzing the actions provoked during their course. The analysis showed that, through the use of artifacts, such as oral and sign language and materials, students engaged in the tasks proposed, assuming investigative positions, and it was possible to observe, in the analyzed episodes, characterizing aspects of the algebraic thinking. After the analysis, we develop an educational product: a kit of provocations to work with the algebraic thinking, composed of a box with material resources and a guide with tasks and orientations about how this kit becomes a mediator artifact of potential changes in the school Activity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMatematica Estudo e ensinoRaciocínioEducaçãoLógica simbólica e matemática Estudo e ensinoProfessores de matemática FormaçãoReconhecimento de padrõesAlgebra abstrata Estudo e ensinoEducação MatemáticaPensamento algébricoGeneralização de padrõesProcessos de objetificaçãoIntrodução ao pensamento algébrico: a generalização de padrõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_fl_viafinal.pdfapplication/pdf2739570https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKFTE/1/disserta__o_fl_viafinal.pdf458a37b9cc6b849c862d9ff6e0ea9872MD51TEXTdisserta__o_fl_viafinal.pdf.txtdisserta__o_fl_viafinal.pdf.txtExtracted texttext/plain352299https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ARKFTE/2/disserta__o_fl_viafinal.pdf.txt3029e34242e436cc9383e0c995b8160cMD521843/BUOS-ARKFTE2019-11-14 12:07:06.923oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ARKFTERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:07:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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