Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andréia Cristina de Oliveira Pires
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C
Resumo: O Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los.
id UFMG_e804e02b5272c1eed0b38a2fa7c6469b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRG9C
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Aline Gabriele PereiraAndréia Cristina de Oliveira Pires2019-08-12T01:39:58Z2019-08-12T01:39:58Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9CO Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliação da aprendizagemProjeto Político-PedagógicoAvaliação institucionalAvaliação educacional: a que se propõe e a que se fazinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdfapplication/pdf630790https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRG9C/1/tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf0002a207ee889a37b6a78607e8ff4da4MD51TEXTtcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf.txttcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf.txtExtracted texttext/plain91103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRG9C/2/tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf.txtf72b38a19a0d180caf3806cd365ad0eaMD521843/BUBD-9WRG9C2019-11-14 07:12:10.604oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRG9CRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:12:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
title Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
spellingShingle Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
Andréia Cristina de Oliveira Pires
Avaliação da aprendizagem
Projeto Político-Pedagógico
Avaliação institucional
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
title_short Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
title_full Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
title_fullStr Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
title_full_unstemmed Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
title_sort Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
author Andréia Cristina de Oliveira Pires
author_facet Andréia Cristina de Oliveira Pires
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aline Gabriele Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Andréia Cristina de Oliveira Pires
contributor_str_mv Aline Gabriele Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
Projeto Político-Pedagógico
Avaliação institucional
topic Avaliação da aprendizagem
Projeto Político-Pedagógico
Avaliação institucional
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
description O Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T01:39:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T01:39:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRG9C/1/tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRG9C/2/tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0002a207ee889a37b6a78607e8ff4da4
f72b38a19a0d180caf3806cd365ad0ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589247199870976