Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C |
Resumo: | O Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los. |
id |
UFMG_e804e02b5272c1eed0b38a2fa7c6469b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRG9C |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Aline Gabriele PereiraAndréia Cristina de Oliveira Pires2019-08-12T01:39:58Z2019-08-12T01:39:58Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9CO Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalAvaliação da aprendizagemProjeto Político-PedagógicoAvaliação institucionalAvaliação educacional: a que se propõe e a que se fazinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdfapplication/pdf630790https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRG9C/1/tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf0002a207ee889a37b6a78607e8ff4da4MD51TEXTtcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf.txttcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf.txtExtracted texttext/plain91103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRG9C/2/tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf.txtf72b38a19a0d180caf3806cd365ad0eaMD521843/BUBD-9WRG9C2019-11-14 07:12:10.604oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WRG9CRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:12:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz |
title |
Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz |
spellingShingle |
Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz Andréia Cristina de Oliveira Pires Avaliação da aprendizagem Projeto Político-Pedagógico Avaliação institucional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz |
title_full |
Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz |
title_fullStr |
Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz |
title_full_unstemmed |
Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz |
title_sort |
Avaliação educacional: a que se propõe e a que se faz |
author |
Andréia Cristina de Oliveira Pires |
author_facet |
Andréia Cristina de Oliveira Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aline Gabriele Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andréia Cristina de Oliveira Pires |
contributor_str_mv |
Aline Gabriele Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Projeto Político-Pedagógico Avaliação institucional |
topic |
Avaliação da aprendizagem Projeto Político-Pedagógico Avaliação institucional Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
O Presente trabalho é uma análise feita tendo como base o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Timóteo-MG, sobre a ação educativa da avaliação. Seu objetivo é analisar o processo de avaliação que é proposto no PPP da escola, e o que realmente é implementado, dando ênfase à prática da avaliação na escola. Considerando que são diversos os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e, portanto, no processo avaliativo, o texto aborda o tema a partir das perspectivas de professores, alunos e pais; debatendo a forma como esses sujeitos se relacionam com a avaliação realizada no ambiente escolar e como, a partir do que propõe o PPP, essa relação pode ser modificada de maneira a contribuir com a melhoria da qualidade da educação ofertada. Será abordada também a avaliação institucional da escola, através dos feedbacks do gestor sobre as avaliações internas e externas. Por fim, conclui-se que professores, alunos, pais e o gestor escolar têm papéis e perspectivas que se integram, e que o PPP pode representar um guia no sentido de oferecer subsídios ao gestor, professores, alunos e famílias, mostrando o perfil da escola, quais os objetivos pretendidos e os caminhos a serem trilhados para alcançá-los. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T01:39:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T01:39:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRG9C |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRG9C/1/tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WRG9C/2/tcc_andreia_cristina_de_oliveira_pires_t14.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0002a207ee889a37b6a78607e8ff4da4 f72b38a19a0d180caf3806cd365ad0ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589247199870976 |