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Antonio Barreto HildebrandoIris Maria da Costa AmâncioIris Maria da Costa AmâncioFernando Antonio MencarelliVanicleia Silva SantosJosé Luiz Ligiéro CoelhoTania Celestino de MacêdoChristian Fernando dos Santos Moura2019-08-13T11:01:55Z2019-08-13T11:01:55Z2016-08-30http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDYKYSComo acontecimentos e fatos do passado histórico de Angola aparecem retratados em três peças do teatro contemporâneo angolano? O que esse retrato oferta em termos de identidade cultural? Como essas peças operam a produção e a transmissão de práticas de incorporação sobre o passado histórico angolano e outros contextos? De que maneira as personagens, os conflitos e as temáticas históricas são tratadas por esse teatro? Em síntese, quais são as contribuições teóricas e identitárias oferecidas pelas relações feitas entre a o teatro angolano, a história e as trocas culturais? Por meio desses questionamentos, este estudo tem como objetivo principal analisar, comparar e compreender o funcionamento da dramaturgia de temática histórica em três espetáculos de diferentes grupos angolanos da atualidade, a saber: O Cego e o Paralítico (2013), do Elinga-Teatro, A Órfã do Rei (2013), do Grupo Teatral Henrique Artes, e As Formigas (2014), projeto de residência artística da Fundação Sindika Dokolo, com a finalidade última de investigar os tensos funcionamentos e expressões estético-discursivas da metateatralidade intercultural, operador teórico analítico-funcional conceituado e adotado nesta pesquisa, o qual diz respeito aos procedimentos e recursos dramatúrgicos, principalmente, os metalinguísticos, utilizados estrategicamente por esses grupos, no processo de construção de suas respectivas dramaturgias, as quais possibilitam o estabelecimento de diálogos interculturais entre as múltiplas fontes e versões históricas em suas apropriações artísticas e literárias do passado noutras dramaturgias e culturas, a fim de viabilizar o acesso do pesquisador/espectador às vozes angolanas e ao conhecimento da história cultural do seu povo pela via da diferença cultural.As events and facts Angolas historical past appear portrayed in three pieces of contemporary Angolan theater? What this picture offer in terms of cultural identity? As these parts operate production and transmission incorporating practices of the Angolan historical past and other contexts? How the characters, conflicts and historical themes are handled by this theater? In short what are the theoretical and identity contributions offered by the relationships made between the Angolan theater, history and cultural exchanges? Through these questions, this study aims to analyze, compare and understand the functioning of the historical theme of drama in three performances of different Angolan groups today, namely: O Cego e o Paralítico (2013), of the Elinga-Teatro, A Órfã do Rei (2013), of the Grupo Teatral Henrique Artes and As Formigas (2014), artist residency project Fundação Sindika Dokolo, with the ultimate aim to investigate tense runs and aesthetic-discursive expressions of intercultural metateatralidade analytical-functional theoretical operator for us conceptualized and adopted, which relates to procedures and dramaturgical resources, mainly the metalinguistic strategically used by these groups in the process of building their respective dramaturgy, which enable the establishment of intercultural dialogue between multiple sources and historical versions in their artistic and literary appropriation of the past in other cultures, in order to facilitate the reader's access / viewer to Angolan voices and knowledge of the cultural history of his people by means of cultural difference.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMetalinguagemTeatroEstudos interculturaisTeatro angolanoRepresentação teatralInterculturalidadeTeatroTeatro angolanoHistóriaMetalinguagem e metateatralidadeA metateatralidade intercultural: história, teatro e interculturalidade no teatro angolano contemporâneo: O cego e o paralítico, A órfã do rei e As formigas (2013-2014)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_metateatralidade_intercultural_tese_de_doutoramento_apresentada_ao__programa_de_p_s_gradua__o_em_artes_da_escola_de_belas_artes_da_universidade__federal_de_minas_gerais_christian_fernando_dos_santos_moura__2016___3_.pdfapplication/pdf2893100https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BDYKYS/1/a_metateatralidade_intercultural_tese_de_doutoramento_apresentada_ao__programa_de_p_s_gradua__o_em_artes_da_escola_de_belas_artes_da_universidade__federal_de_minas_gerais_christian_fernando_dos_santos_moura__2016___3_.pdf3a76e6362ec9abd92da64f9006d97ebaMD51TEXTa_metateatralidade_intercultural_tese_de_doutoramento_apresentada_ao__programa_de_p_s_gradua__o_em_artes_da_escola_de_belas_artes_da_universidade__federal_de_minas_gerais_christian_fernando_dos_santos_moura__2016___3_.pdf.txta_metateatralidade_intercultural_tese_de_doutoramento_apresentada_ao__programa_de_p_s_gradua__o_em_artes_da_escola_de_belas_artes_da_universidade__federal_de_minas_gerais_christian_fernando_dos_santos_moura__2016___3_.pdf.txtExtracted texttext/plain841779https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BDYKYS/2/a_metateatralidade_intercultural_tese_de_doutoramento_apresentada_ao__programa_de_p_s_gradua__o_em_artes_da_escola_de_belas_artes_da_universidade__federal_de_minas_gerais_christian_fernando_dos_santos_moura__2016___3_.pdf.txtf85b2880cb471b613541b900b87e58e0MD521843/LOMC-BDYKYS2019-11-14 22:43:18.181oai:repositorio.ufmg.br:1843/LOMC-BDYKYSRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:43:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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