A pragmática dos emojis na comunicação digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Teixeira Avelar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-B37NBT
Resumo: Partindo da noção de que a Comunicação Digital (CD) apresenta características híbridas, da modalidade escrita e da modalidade oral, esta pesquisa analisa os emojis, pictogramas que podem representar sentimentos, ideias, entidades, estados ou eventos (EVANS, 2015). O referencial teórico que fundamentou o estudo partiu dos estudos ligados à Polidez (BROWN E LEVINSON 1978/1987) e o Trabalho de face (GOFFMAN 2011)). O objetivo central do estudo foi investigar o potencial pragmático-discursivo dos emojis para além de expressões de emoções. Objetivou-se, também, verificar como os emojis podem contribuir para que o falante (ou usuário) comunique o que pretende com aquilo que digita. Para isso, as seguintes perguntas foram formuladas: Como os emojis contribuem para mitigar ou para intensificar a força ilocucionária dos atos de fala aos quais se ligam? Mais especificamente, como eles contribuem para preservar a face dos interactantes? Os dados foram coletados por meio de trechos de interações retiradas de um grupo de Whatsapp com o consentimento de todos os participantes do mesmo. Os resultados apontam para o fato de que os emojis funcionam não só como elementos atrelados às emoções, como também são capazes de expressar um tipo de intenção do falante (ou usuário) (DRESNER; HERRING 2010), ou seja, eles ultrapassam a comunicação de estados emotivos na CD.
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