Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | https://doi.org/10.1590/010318138653341440311 http://hdl.handle.net/1843/47929 https://orcid.org/0000-0003-1857-0207 https://orcid.org/0000-0001-9953-1204 |
Resumo: | Os emojis estão ligados à expressão emotiva, bem como à identificação do ato de fala prevalente na troca comunicativa em ambiente digital. Nessa perspectiva, este estudo alinha-se à noção de que esses ícones possam salientar a força ilocucionária de um determinado ato de fala (DRESNER; HERRING, 2010, AVELAR, 2018), mais particularmente, o pedido de desculpas perante recusas (KERBRAT-ORECCHIONI, 2001, LEECH, 2014). Para verificar a validade dessa proposta, este estudo foi realizado por meio da análise de 432 threadscontendo emojis , coletados em interações ocorridas em um grupo de WhatsApp (AVELAR, 2018). Os resultados apontam que os emojis constituem estratégia de reparo, restaurando a imagem do ofensor e do ofendido. Essas estratégias são empregadas para reconquistar uma possível perda de face, resultante da realização de um ato de fala despreferido, como a recusa. |
id |
UFMG_c97046c1207c93054613204e028a5db2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/47929 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-12-13T21:00:33Z2022-12-13T21:00:33Z2018-0957316151635https://doi.org/10.1590/0103181386533414403112175-764Xhttp://hdl.handle.net/1843/47929https://orcid.org/0000-0003-1857-0207https://orcid.org/0000-0001-9953-1204Os emojis estão ligados à expressão emotiva, bem como à identificação do ato de fala prevalente na troca comunicativa em ambiente digital. Nessa perspectiva, este estudo alinha-se à noção de que esses ícones possam salientar a força ilocucionária de um determinado ato de fala (DRESNER; HERRING, 2010, AVELAR, 2018), mais particularmente, o pedido de desculpas perante recusas (KERBRAT-ORECCHIONI, 2001, LEECH, 2014). Para verificar a validade dessa proposta, este estudo foi realizado por meio da análise de 432 threadscontendo emojis , coletados em interações ocorridas em um grupo de WhatsApp (AVELAR, 2018). Os resultados apontam que os emojis constituem estratégia de reparo, restaurando a imagem do ofensor e do ofendido. Essas estratégias são empregadas para reconquistar uma possível perda de face, resultante da realização de um ato de fala despreferido, como a recusa.Emojis are linked to the emotive expression, as well as to the identification of the prevailing speech act in a communicative exchange carried in the digital environment. From this perspective, this study is in line with the notion that these icons may be used to highlight the illocutionary force of a given speech act (DRESNER, HERRING, 2010, AVELAR, 2018), more specifically, the apologies following refusals, (KERBRAT-ORECCHIONI, 2001, LEECH, 2014). To verify the validity of this proposal, we carried the analysis of 432 threads containing emojis, collected from interactions within a WhatsApp group (AVELAR, 2018). The results point out that emojis constituted a strategy of repair, used to restore the image of the offender and that of the offended. These strategies also served as repairs, due to the potential face loss resulting from the accomplishment of a dispreferred speech act, such as refusals.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASTrabalhos em Linguística AplicadaAtos de fala (Linguística)Comunicação digitalPedidos de desculpaEstratégias de reparoEmojiEmojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digitalEmojis as strategies of repair in apologies: a study on digital communication exchangesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAna Larissa Adorno Marciotto OliveiraGustavo Ximenes CunhaFernanda Teixeira Avelarapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47929/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEMOJIS COMO ESTRATEGIAS DE REPARO EM PEDIDOS DE DESCULPAS UM ESTUDO SOBRE CONVERSAS EM AMBIENTE DIGITAL.pdfEMOJIS COMO ESTRATEGIAS DE REPARO EM PEDIDOS DE DESCULPAS UM ESTUDO SOBRE CONVERSAS EM AMBIENTE DIGITAL.pdfapplication/pdf1107469https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47929/2/EMOJIS%20COMO%20ESTRATEGIAS%20DE%20REPARO%20EM%20PEDIDOS%20DE%20DESCULPAS%20UM%20ESTUDO%20SOBRE%20CONVERSAS%20EM%20AMBIENTE%20DIGITAL.pdfa2debf6f2d03c72988fde92db6d60d07MD521843/479292022-12-13 18:00:33.516oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-13T21:00:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Emojis as strategies of repair in apologies: a study on digital communication exchanges |
title |
Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital |
spellingShingle |
Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Pedidos de desculpa Estratégias de reparo Emoji Atos de fala (Linguística) Comunicação digital |
title_short |
Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital |
title_full |
Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital |
title_fullStr |
Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital |
title_full_unstemmed |
Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital |
title_sort |
Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital |
author |
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira |
author_facet |
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Gustavo Ximenes Cunha Fernanda Teixeira Avelar |
author_role |
author |
author2 |
Gustavo Ximenes Cunha Fernanda Teixeira Avelar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira Gustavo Ximenes Cunha Fernanda Teixeira Avelar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedidos de desculpa Estratégias de reparo Emoji |
topic |
Pedidos de desculpa Estratégias de reparo Emoji Atos de fala (Linguística) Comunicação digital |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Atos de fala (Linguística) Comunicação digital |
description |
Os emojis estão ligados à expressão emotiva, bem como à identificação do ato de fala prevalente na troca comunicativa em ambiente digital. Nessa perspectiva, este estudo alinha-se à noção de que esses ícones possam salientar a força ilocucionária de um determinado ato de fala (DRESNER; HERRING, 2010, AVELAR, 2018), mais particularmente, o pedido de desculpas perante recusas (KERBRAT-ORECCHIONI, 2001, LEECH, 2014). Para verificar a validade dessa proposta, este estudo foi realizado por meio da análise de 432 threadscontendo emojis , coletados em interações ocorridas em um grupo de WhatsApp (AVELAR, 2018). Os resultados apontam que os emojis constituem estratégia de reparo, restaurando a imagem do ofensor e do ofendido. Essas estratégias são empregadas para reconquistar uma possível perda de face, resultante da realização de um ato de fala despreferido, como a recusa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-13T21:00:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-13T21:00:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/47929 |
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv |
https://doi.org/10.1590/010318138653341440311 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2175-764X |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-1857-0207 https://orcid.org/0000-0001-9953-1204 |
url |
https://doi.org/10.1590/010318138653341440311 http://hdl.handle.net/1843/47929 https://orcid.org/0000-0003-1857-0207 https://orcid.org/0000-0001-9953-1204 |
identifier_str_mv |
2175-764X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Trabalhos em Linguística Aplicada |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47929/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47929/2/EMOJIS%20COMO%20ESTRATEGIAS%20DE%20REPARO%20EM%20PEDIDOS%20DE%20DESCULPAS%20UM%20ESTUDO%20SOBRE%20CONVERSAS%20EM%20AMBIENTE%20DIGITAL.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 a2debf6f2d03c72988fde92db6d60d07 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589540502306816 |