Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gustavo Ximenes Cunha, Fernanda Teixeira Avelar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: https://doi.org/10.1590/010318138653341440311
http://hdl.handle.net/1843/47929
https://orcid.org/0000-0003-1857-0207
https://orcid.org/0000-0001-9953-1204
Resumo: Os emojis estão ligados à expressão emotiva, bem como à identificação do ato de fala prevalente na troca comunicativa em ambiente digital. Nessa perspectiva, este estudo alinha-se à noção de que esses ícones possam salientar a força ilocucionária de um determinado ato de fala (DRESNER; HERRING, 2010, AVELAR, 2018), mais particularmente, o pedido de desculpas perante recusas (KERBRAT-ORECCHIONI, 2001, LEECH, 2014). Para verificar a validade dessa proposta, este estudo foi realizado por meio da análise de 432 threadscontendo emojis , coletados em interações ocorridas em um grupo de WhatsApp (AVELAR, 2018). Os resultados apontam que os emojis constituem estratégia de reparo, restaurando a imagem do ofensor e do ofendido. Essas estratégias são empregadas para reconquistar uma possível perda de face, resultante da realização de um ato de fala despreferido, como a recusa.
id UFMG_c97046c1207c93054613204e028a5db2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/47929
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling 2022-12-13T21:00:33Z2022-12-13T21:00:33Z2018-0957316151635https://doi.org/10.1590/0103181386533414403112175-764Xhttp://hdl.handle.net/1843/47929https://orcid.org/0000-0003-1857-0207https://orcid.org/0000-0001-9953-1204Os emojis estão ligados à expressão emotiva, bem como à identificação do ato de fala prevalente na troca comunicativa em ambiente digital. Nessa perspectiva, este estudo alinha-se à noção de que esses ícones possam salientar a força ilocucionária de um determinado ato de fala (DRESNER; HERRING, 2010, AVELAR, 2018), mais particularmente, o pedido de desculpas perante recusas (KERBRAT-ORECCHIONI, 2001, LEECH, 2014). Para verificar a validade dessa proposta, este estudo foi realizado por meio da análise de 432 threadscontendo emojis , coletados em interações ocorridas em um grupo de WhatsApp (AVELAR, 2018). Os resultados apontam que os emojis constituem estratégia de reparo, restaurando a imagem do ofensor e do ofendido. Essas estratégias são empregadas para reconquistar uma possível perda de face, resultante da realização de um ato de fala despreferido, como a recusa.Emojis are linked to the emotive expression, as well as to the identification of the prevailing speech act in a communicative exchange carried in the digital environment. From this perspective, this study is in line with the notion that these icons may be used to highlight the illocutionary force of a given speech act (DRESNER, HERRING, 2010, AVELAR, 2018), more specifically, the apologies following refusals, (KERBRAT-ORECCHIONI, 2001, LEECH, 2014). To verify the validity of this proposal, we carried the analysis of 432 threads containing emojis, collected from interactions within a WhatsApp group (AVELAR, 2018). The results point out that emojis constituted a strategy of repair, used to restore the image of the offender and that of the offended. These strategies also served as repairs, due to the potential face loss resulting from the accomplishment of a dispreferred speech act, such as refusals.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASTrabalhos em Linguística AplicadaAtos de fala (Linguística)Comunicação digitalPedidos de desculpaEstratégias de reparoEmojiEmojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digitalEmojis as strategies of repair in apologies: a study on digital communication exchangesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleAna Larissa Adorno Marciotto OliveiraGustavo Ximenes CunhaFernanda Teixeira Avelarapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47929/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALEMOJIS COMO ESTRATEGIAS DE REPARO EM PEDIDOS DE DESCULPAS UM ESTUDO SOBRE CONVERSAS EM AMBIENTE DIGITAL.pdfEMOJIS COMO ESTRATEGIAS DE REPARO EM PEDIDOS DE DESCULPAS UM ESTUDO SOBRE CONVERSAS EM AMBIENTE DIGITAL.pdfapplication/pdf1107469https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47929/2/EMOJIS%20COMO%20ESTRATEGIAS%20DE%20REPARO%20EM%20PEDIDOS%20DE%20DESCULPAS%20UM%20ESTUDO%20SOBRE%20CONVERSAS%20EM%20AMBIENTE%20DIGITAL.pdfa2debf6f2d03c72988fde92db6d60d07MD521843/479292022-12-13 18:00:33.516oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-12-13T21:00:33Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Emojis as strategies of repair in apologies: a study on digital communication exchanges
title Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital
spellingShingle Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Pedidos de desculpa
Estratégias de reparo
Emoji
Atos de fala (Linguística)
Comunicação digital
title_short Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital
title_full Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital
title_fullStr Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital
title_full_unstemmed Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital
title_sort Emojis como estratégias de reparo em pedidos de desculpas: um estudo sobre conversas em ambiente digital
author Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
author_facet Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Gustavo Ximenes Cunha
Fernanda Teixeira Avelar
author_role author
author2 Gustavo Ximenes Cunha
Fernanda Teixeira Avelar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Gustavo Ximenes Cunha
Fernanda Teixeira Avelar
dc.subject.por.fl_str_mv Pedidos de desculpa
Estratégias de reparo
Emoji
topic Pedidos de desculpa
Estratégias de reparo
Emoji
Atos de fala (Linguística)
Comunicação digital
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Atos de fala (Linguística)
Comunicação digital
description Os emojis estão ligados à expressão emotiva, bem como à identificação do ato de fala prevalente na troca comunicativa em ambiente digital. Nessa perspectiva, este estudo alinha-se à noção de que esses ícones possam salientar a força ilocucionária de um determinado ato de fala (DRESNER; HERRING, 2010, AVELAR, 2018), mais particularmente, o pedido de desculpas perante recusas (KERBRAT-ORECCHIONI, 2001, LEECH, 2014). Para verificar a validade dessa proposta, este estudo foi realizado por meio da análise de 432 threadscontendo emojis , coletados em interações ocorridas em um grupo de WhatsApp (AVELAR, 2018). Os resultados apontam que os emojis constituem estratégia de reparo, restaurando a imagem do ofensor e do ofendido. Essas estratégias são empregadas para reconquistar uma possível perda de face, resultante da realização de um ato de fala despreferido, como a recusa.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-13T21:00:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-13T21:00:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/47929
dc.identifier.doi.pt_BR.fl_str_mv https://doi.org/10.1590/010318138653341440311
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-764X
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-1857-0207
https://orcid.org/0000-0001-9953-1204
url https://doi.org/10.1590/010318138653341440311
http://hdl.handle.net/1843/47929
https://orcid.org/0000-0003-1857-0207
https://orcid.org/0000-0001-9953-1204
identifier_str_mv 2175-764X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Trabalhos em Linguística Aplicada
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47929/1/License.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/47929/2/EMOJIS%20COMO%20ESTRATEGIAS%20DE%20REPARO%20EM%20PEDIDOS%20DE%20DESCULPAS%20UM%20ESTUDO%20SOBRE%20CONVERSAS%20EM%20AMBIENTE%20DIGITAL.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22
a2debf6f2d03c72988fde92db6d60d07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589540502306816