Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YTNS |
Resumo: | Esta tese tem como objetivo principal historiografar o percurso de Klauss Ribeiro Vianna (Klauss Vianna) no ensino de dança no Brasil, reconstruindo os caminhos que o levaram à elaboração do que denomino experiência educativa. Nesse empenho se entrelaçam suas investigações sobre a consciência corporal, seus trabalhos com o teatro, a criação em dança no e sobre o Brasil e suas reflexões sobre o ensino de dança. O recorte temporal cobre os anos de 1948 a 1990, respectivamente datas do início de seus estudos de balé em Belo Horizonte e de seu último ensaio publicado, o livro A Dança. Nesse movimento, Klauss Vianna fez circular em suas práticas os saberes e as propostas contidas no ideário artístico modernista nacional e internacional, bem como o conhecimento proveniente de seus estudos de anatomia, cinesiologia e da consciência corporal. Constituiu-se, desse modo, como um profissional de dança considerado inovador e controvertido em sua época, e cuja influência repercute ainda nos dias atuais pelas questões que levantou sobre a relação de leigos e artistas cênicos com seus corpos, e sobre o ensino e a criação de uma dança autoral. Procuro, neste texto, reconhecer as condições socioculturais vivenciadas por ele, as relações que estabeleceu com correntes estéticas do seu tempo, os lugares de sociabilidade nos quais se inseriu, bem como as afinidades de seu trabalho com outras práticas corporais; o apoio teórico principal que uso nesta pesquisa é a noção de experiência em Walter Benjamin. |
id |
UFMG_e84192acbd1af236bd2a431b88e17a4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84YTNS |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Tarcisio Mauro VagoAndrea MorenoMaria Cristina Soares de GouveaSuzana Maria Coelho MartinsCassia Navas Alves de CastroArnaldo Leite de Alvarenga2019-08-12T06:45:36Z2019-08-12T06:45:36Z2009-06-30http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YTNSEsta tese tem como objetivo principal historiografar o percurso de Klauss Ribeiro Vianna (Klauss Vianna) no ensino de dança no Brasil, reconstruindo os caminhos que o levaram à elaboração do que denomino experiência educativa. Nesse empenho se entrelaçam suas investigações sobre a consciência corporal, seus trabalhos com o teatro, a criação em dança no e sobre o Brasil e suas reflexões sobre o ensino de dança. O recorte temporal cobre os anos de 1948 a 1990, respectivamente datas do início de seus estudos de balé em Belo Horizonte e de seu último ensaio publicado, o livro A Dança. Nesse movimento, Klauss Vianna fez circular em suas práticas os saberes e as propostas contidas no ideário artístico modernista nacional e internacional, bem como o conhecimento proveniente de seus estudos de anatomia, cinesiologia e da consciência corporal. Constituiu-se, desse modo, como um profissional de dança considerado inovador e controvertido em sua época, e cuja influência repercute ainda nos dias atuais pelas questões que levantou sobre a relação de leigos e artistas cênicos com seus corpos, e sobre o ensino e a criação de uma dança autoral. Procuro, neste texto, reconhecer as condições socioculturais vivenciadas por ele, as relações que estabeleceu com correntes estéticas do seu tempo, os lugares de sociabilidade nos quais se inseriu, bem como as afinidades de seu trabalho com outras práticas corporais; o apoio teórico principal que uso nesta pesquisa é a noção de experiência em Walter Benjamin.Cette thèse a comme but principal, de historiagraphier le parcours de Klauss Ribeiro Vianna (Klauss Vianna) dans l'enseignement de la danse au Brésil, en reconstituant les chemins qui l'ont conduit à l'élaboration de ce que j'appelle l'experience éducative. Dans ce propos, s'entercroisent ses recherches sur la conscience corporelle, son travail au théâtre, sa création en danse, dans et sur le Brésil, bien comme, ses réflexions sur l'enseignement de la danse. Le découpage du temps correspond aux années 1948 à 1990, respectivement les dates du début de ses études de ballet à Belo Horizonte, et son dernier essai, le livre, A Dança (La Danse). Pour autant, je cherche á établir les conditions socio-culturelles vecues par lui, les relations partagés avec des courrants esthétiques de son temps, les lieux de sociabilité auxquels il s'est introduit, bien comme l'affinité de son travail avec d'autres pratiques corporelles, dont l'appui théorique principal vient de la notion d'expérience en Walter Benjamin. En ce mouvement, Klauss Vianna a fait circuler dans ses pratiques, les savoirs et les propositions contenues dans l'imaginaire artistique du modernisme national et international, et aussi celles venues de ses études d'anatomie, de kinésiologie, et de la conscience corporelle. De cette façon il s'est construit comme um professionnel de danse, innovateur et controversé dans son époque, et cela se répand jusqu'à nos jours, à causes des questions proposés par lui, sur la relation des amateurs, et des artistes scéniques avec leurs corps et l'enseignement et la création d'une danse d'auteur.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVianna, Klaus, 1928-1992EducaçãoDança Estudo e ensinoEducação HistóriaExperiência educativaHistoriografia da educação: Klauss ViannaDança brasileiraKlauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_doutorado_fae_pdf.pdfapplication/pdf9470978https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YTNS/1/tese_final_doutorado_fae_pdf.pdfff25be071a502534811e19381a2247f8MD51TEXTtese_final_doutorado_fae_pdf.pdf.txttese_final_doutorado_fae_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain774922https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YTNS/2/tese_final_doutorado_fae_pdf.pdf.txt9517d4039cd0634f6272239e2bce7b6dMD521843/FAEC-84YTNS2019-11-14 10:45:59.821oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84YTNSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:45:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990) |
title |
Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990) |
spellingShingle |
Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990) Arnaldo Leite de Alvarenga Experiência educativa Historiografia da educação : Klauss Vianna Dança brasileira Vianna, Klaus, 1928-1992 Educação Dança Estudo e ensino Educação História |
title_short |
Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990) |
title_full |
Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990) |
title_fullStr |
Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990) |
title_full_unstemmed |
Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990) |
title_sort |
Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990) |
author |
Arnaldo Leite de Alvarenga |
author_facet |
Arnaldo Leite de Alvarenga |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tarcisio Mauro Vago |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Andrea Moreno |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria Cristina Soares de Gouvea |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Suzana Maria Coelho Martins |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Cassia Navas Alves de Castro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arnaldo Leite de Alvarenga |
contributor_str_mv |
Tarcisio Mauro Vago Andrea Moreno Maria Cristina Soares de Gouvea Suzana Maria Coelho Martins Cassia Navas Alves de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência educativa Historiografia da educação : Klauss Vianna Dança brasileira |
topic |
Experiência educativa Historiografia da educação : Klauss Vianna Dança brasileira Vianna, Klaus, 1928-1992 Educação Dança Estudo e ensino Educação História |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Vianna, Klaus, 1928-1992 Educação Dança Estudo e ensino Educação História |
description |
Esta tese tem como objetivo principal historiografar o percurso de Klauss Ribeiro Vianna (Klauss Vianna) no ensino de dança no Brasil, reconstruindo os caminhos que o levaram à elaboração do que denomino experiência educativa. Nesse empenho se entrelaçam suas investigações sobre a consciência corporal, seus trabalhos com o teatro, a criação em dança no e sobre o Brasil e suas reflexões sobre o ensino de dança. O recorte temporal cobre os anos de 1948 a 1990, respectivamente datas do início de seus estudos de balé em Belo Horizonte e de seu último ensaio publicado, o livro A Dança. Nesse movimento, Klauss Vianna fez circular em suas práticas os saberes e as propostas contidas no ideário artístico modernista nacional e internacional, bem como o conhecimento proveniente de seus estudos de anatomia, cinesiologia e da consciência corporal. Constituiu-se, desse modo, como um profissional de dança considerado inovador e controvertido em sua época, e cuja influência repercute ainda nos dias atuais pelas questões que levantou sobre a relação de leigos e artistas cênicos com seus corpos, e sobre o ensino e a criação de uma dança autoral. Procuro, neste texto, reconhecer as condições socioculturais vivenciadas por ele, as relações que estabeleceu com correntes estéticas do seu tempo, os lugares de sociabilidade nos quais se inseriu, bem como as afinidades de seu trabalho com outras práticas corporais; o apoio teórico principal que uso nesta pesquisa é a noção de experiência em Walter Benjamin. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-06-30 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T06:45:36Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T06:45:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YTNS |
url |
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YTNS |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YTNS/1/tese_final_doutorado_fae_pdf.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YTNS/2/tese_final_doutorado_fae_pdf.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ff25be071a502534811e19381a2247f8 9517d4039cd0634f6272239e2bce7b6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589201466228736 |