Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnaldo Leite de Alvarenga
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YTNS
Resumo: Esta tese tem como objetivo principal historiografar o percurso de Klauss Ribeiro Vianna (Klauss Vianna) no ensino de dança no Brasil, reconstruindo os caminhos que o levaram à elaboração do que denomino experiência educativa. Nesse empenho se entrelaçam suas investigações sobre a consciência corporal, seus trabalhos com o teatro, a criação em dança no e sobre o Brasil e suas reflexões sobre o ensino de dança. O recorte temporal cobre os anos de 1948 a 1990, respectivamente datas do início de seus estudos de balé em Belo Horizonte e de seu último ensaio publicado, o livro A Dança. Nesse movimento, Klauss Vianna fez circular em suas práticas os saberes e as propostas contidas no ideário artístico modernista nacional e internacional, bem como o conhecimento proveniente de seus estudos de anatomia, cinesiologia e da consciência corporal. Constituiu-se, desse modo, como um profissional de dança considerado inovador e controvertido em sua época, e cuja influência repercute ainda nos dias atuais pelas questões que levantou sobre a relação de leigos e artistas cênicos com seus corpos, e sobre o ensino e a criação de uma dança autoral. Procuro, neste texto, reconhecer as condições socioculturais vivenciadas por ele, as relações que estabeleceu com correntes estéticas do seu tempo, os lugares de sociabilidade nos quais se inseriu, bem como as afinidades de seu trabalho com outras práticas corporais; o apoio teórico principal que uso nesta pesquisa é a noção de experiência em Walter Benjamin.
id UFMG_e84192acbd1af236bd2a431b88e17a4e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84YTNS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Tarcisio Mauro VagoAndrea MorenoMaria Cristina Soares de GouveaSuzana Maria Coelho MartinsCassia Navas Alves de CastroArnaldo Leite de Alvarenga2019-08-12T06:45:36Z2019-08-12T06:45:36Z2009-06-30http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YTNSEsta tese tem como objetivo principal historiografar o percurso de Klauss Ribeiro Vianna (Klauss Vianna) no ensino de dança no Brasil, reconstruindo os caminhos que o levaram à elaboração do que denomino experiência educativa. Nesse empenho se entrelaçam suas investigações sobre a consciência corporal, seus trabalhos com o teatro, a criação em dança no e sobre o Brasil e suas reflexões sobre o ensino de dança. O recorte temporal cobre os anos de 1948 a 1990, respectivamente datas do início de seus estudos de balé em Belo Horizonte e de seu último ensaio publicado, o livro A Dança. Nesse movimento, Klauss Vianna fez circular em suas práticas os saberes e as propostas contidas no ideário artístico modernista nacional e internacional, bem como o conhecimento proveniente de seus estudos de anatomia, cinesiologia e da consciência corporal. Constituiu-se, desse modo, como um profissional de dança considerado inovador e controvertido em sua época, e cuja influência repercute ainda nos dias atuais pelas questões que levantou sobre a relação de leigos e artistas cênicos com seus corpos, e sobre o ensino e a criação de uma dança autoral. Procuro, neste texto, reconhecer as condições socioculturais vivenciadas por ele, as relações que estabeleceu com correntes estéticas do seu tempo, os lugares de sociabilidade nos quais se inseriu, bem como as afinidades de seu trabalho com outras práticas corporais; o apoio teórico principal que uso nesta pesquisa é a noção de experiência em Walter Benjamin.Cette thèse a comme but principal, de historiagraphier le parcours de Klauss Ribeiro Vianna (Klauss Vianna) dans l'enseignement de la danse au Brésil, en reconstituant les chemins qui l'ont conduit à l'élaboration de ce que j'appelle l'experience éducative. Dans ce propos, s'entercroisent ses recherches sur la conscience corporelle, son travail au théâtre, sa création en danse, dans et sur le Brésil, bien comme, ses réflexions sur l'enseignement de la danse. Le découpage du temps correspond aux années 1948 à 1990, respectivement les dates du début de ses études de ballet à Belo Horizonte, et son dernier essai, le livre, A Dança (La Danse). Pour autant, je cherche á établir les conditions socio-culturelles vecues par lui, les relations partagés avec des courrants esthétiques de son temps, les lieux de sociabilité auxquels il s'est introduit, bien comme l'affinité de son travail avec d'autres pratiques corporelles, dont l'appui théorique principal vient de la notion d'expérience en Walter Benjamin. En ce mouvement, Klauss Vianna a fait circuler dans ses pratiques, les savoirs et les propositions contenues dans l'imaginaire artistique du modernisme national et international, et aussi celles venues de ses études d'anatomie, de kinésiologie, et de la conscience corporelle. De cette façon il s'est construit comme um professionnel de danse, innovateur et controversé dans son époque, et cela se répand jusqu'à nos jours, à causes des questions proposés par lui, sur la relation des amateurs, et des artistes scéniques avec leurs corps et l'enseignement et la création d'une danse d'auteur.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGVianna, Klaus, 1928-1992EducaçãoDança Estudo e ensinoEducação HistóriaExperiência educativaHistoriografia da educação: Klauss ViannaDança brasileiraKlauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_doutorado_fae_pdf.pdfapplication/pdf9470978https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YTNS/1/tese_final_doutorado_fae_pdf.pdfff25be071a502534811e19381a2247f8MD51TEXTtese_final_doutorado_fae_pdf.pdf.txttese_final_doutorado_fae_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain774922https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YTNS/2/tese_final_doutorado_fae_pdf.pdf.txt9517d4039cd0634f6272239e2bce7b6dMD521843/FAEC-84YTNS2019-11-14 10:45:59.821oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-84YTNSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:45:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)
title Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)
spellingShingle Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)
Arnaldo Leite de Alvarenga
Experiência educativa
Historiografia da educação
: Klauss Vianna
Dança brasileira
Vianna, Klaus, 1928-1992
Educação
Dança Estudo e ensino
Educação História
title_short Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)
title_full Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)
title_fullStr Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)
title_full_unstemmed Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)
title_sort Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiencia educativa em movimento (1948 - 1990)
author Arnaldo Leite de Alvarenga
author_facet Arnaldo Leite de Alvarenga
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarcisio Mauro Vago
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andrea Moreno
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Cristina Soares de Gouvea
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Suzana Maria Coelho Martins
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Cassia Navas Alves de Castro
dc.contributor.author.fl_str_mv Arnaldo Leite de Alvarenga
contributor_str_mv Tarcisio Mauro Vago
Andrea Moreno
Maria Cristina Soares de Gouvea
Suzana Maria Coelho Martins
Cassia Navas Alves de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência educativa
Historiografia da educação
: Klauss Vianna
Dança brasileira
topic Experiência educativa
Historiografia da educação
: Klauss Vianna
Dança brasileira
Vianna, Klaus, 1928-1992
Educação
Dança Estudo e ensino
Educação História
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Vianna, Klaus, 1928-1992
Educação
Dança Estudo e ensino
Educação História
description Esta tese tem como objetivo principal historiografar o percurso de Klauss Ribeiro Vianna (Klauss Vianna) no ensino de dança no Brasil, reconstruindo os caminhos que o levaram à elaboração do que denomino experiência educativa. Nesse empenho se entrelaçam suas investigações sobre a consciência corporal, seus trabalhos com o teatro, a criação em dança no e sobre o Brasil e suas reflexões sobre o ensino de dança. O recorte temporal cobre os anos de 1948 a 1990, respectivamente datas do início de seus estudos de balé em Belo Horizonte e de seu último ensaio publicado, o livro A Dança. Nesse movimento, Klauss Vianna fez circular em suas práticas os saberes e as propostas contidas no ideário artístico modernista nacional e internacional, bem como o conhecimento proveniente de seus estudos de anatomia, cinesiologia e da consciência corporal. Constituiu-se, desse modo, como um profissional de dança considerado inovador e controvertido em sua época, e cuja influência repercute ainda nos dias atuais pelas questões que levantou sobre a relação de leigos e artistas cênicos com seus corpos, e sobre o ensino e a criação de uma dança autoral. Procuro, neste texto, reconhecer as condições socioculturais vivenciadas por ele, as relações que estabeleceu com correntes estéticas do seu tempo, os lugares de sociabilidade nos quais se inseriu, bem como as afinidades de seu trabalho com outras práticas corporais; o apoio teórico principal que uso nesta pesquisa é a noção de experiência em Walter Benjamin.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T06:45:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T06:45:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YTNS
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84YTNS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YTNS/1/tese_final_doutorado_fae_pdf.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-84YTNS/2/tese_final_doutorado_fae_pdf.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ff25be071a502534811e19381a2247f8
9517d4039cd0634f6272239e2bce7b6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589201466228736