Deslocamentos subjetivos na sensibilização para a libras em curso de formação de professores e profissionais ouvintes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Rachel Carvalho Leao
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9BLPTK
Resumo: O presente estudo em Linguística Aplicada (LA) analisa textos de alunos ouvintes que cursaram a disciplina Fundamentos de Libras, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, nos segundos semestres dos anos de 2010 e de 2011. Analisa, também, alguns dos textos fornecidos pela disciplina para estudo dos alunos. Nossa hipótese é de que alguns alunos se implicam em dizeres da disciplina centrado na cultura surda enquanto a grande maioria, embora procure demonstrar que sim, não desloca sentidos, rejeitando, portanto, essa abordagem. Por meio dos modos de dizer, observados nos textos que os alunos escreveram e postaram nos fóruns de discussão da disciplina, procuramos apontar, a partir das aulas selecionadas para formação de nosso corpus de pesquisa, em que momentos os alunos passaram por deslocamentos subjetivos. Apontamos, também, as representações que os alunos já possuíam ao iniciar a disciplina (quando possível) e as representações que passaram a ter ao saírem da disciplina. Apoiando-se na análise do discurso franco-brasileira de Michel Foucault e Michel Pêcheux e em conceitos da psicanálise, esta pesquisa trabalhou com a interpretação, estudada por Orlandi ([1999] 2012), como a principal categoria de análise, além da categoria de ressonâncias discursivas apresentada por Serrani-Infanti (1994). A partir das análises, destacamos duas grandes formações discursivas, que não são fechadas e dizeres de uma se imbricam nos dizeres da outra, a dos ouvintes e a dos surdos, a formação discursiva do sujeito surdo. A formação discursiva dos surdos, por sua vez, divide-se em duas modulações, a clínico-terapêutica e a sócio-antropológica. A primeira abriga dizeres sobre a anormalidade, a deficiência e a cura (incluem-se nessa modulação os discursos médico, normalizador, ouvintista, por exemplo). Já a segunda modulação, abriga dizeres da cultura surda, que defende o surdo como um sujeito diferente, além de referendar a existência da cultura surda. Os dizeres dessas formações discursivas constituem os dizeres que nos sinalizam momentos de identificação dos alunos de nossa pesquisa.
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Por meio dos modos de dizer, observados nos textos que os alunos escreveram e postaram nos fóruns de discussão da disciplina, procuramos apontar, a partir das aulas selecionadas para formação de nosso corpus de pesquisa, em que momentos os alunos passaram por deslocamentos subjetivos. Apontamos, também, as representações que os alunos já possuíam ao iniciar a disciplina (quando possível) e as representações que passaram a ter ao saírem da disciplina. Apoiando-se na análise do discurso franco-brasileira de Michel Foucault e Michel Pêcheux e em conceitos da psicanálise, esta pesquisa trabalhou com a interpretação, estudada por Orlandi ([1999] 2012), como a principal categoria de análise, além da categoria de ressonâncias discursivas apresentada por Serrani-Infanti (1994). A partir das análises, destacamos duas grandes formações discursivas, que não são fechadas e dizeres de uma se imbricam nos dizeres da outra, a dos ouvintes e a dos surdos, a formação discursiva do sujeito surdo. A formação discursiva dos surdos, por sua vez, divide-se em duas modulações, a clínico-terapêutica e a sócio-antropológica. A primeira abriga dizeres sobre a anormalidade, a deficiência e a cura (incluem-se nessa modulação os discursos médico, normalizador, ouvintista, por exemplo). Já a segunda modulação, abriga dizeres da cultura surda, que defende o surdo como um sujeito diferente, além de referendar a existência da cultura surda. Os dizeres dessas formações discursivas constituem os dizeres que nos sinalizam momentos de identificação dos alunos de nossa pesquisa.This study in Applied Linguistics investigates texts written by hearing students who attended the course in Fundamentos de Libras at Faculdade de Letras, at Universidade Federal de Minas Gerais during the second terms of 2010 and 2011. Some bibliographical references are also analysed. Our hypothesis is that some of the students engage in the deaf culture discourse. The majority, on the other hand, do not shift meanings although try to ; therefore, they do not necessarily engage the deaf culture discourse. We have tried to identify in what moments students undergo subjective shifts in the ways they write their opinions in the discipline discussion forum. Excerpts of these writings were selected for our corpus. We tried to point out students representations prior to the course (whenever possible) and their representations at the end of it. Our theoretical basis lies on French-Brazilian Discourse Analysis highlighting Michel Foucault and Michel Pêcheux, and also on psychoanalytical concepts. The main analytical category is interpretation presented by Orlandi ([1999] 2012). In addition, we used the category of discursive resonance presented by Serrani-Infanti (1994). From two wide discursive formations of the hearing and the deaf, we highlighted discursive formation of the deaf. The latter, can be divided into two modulations: the clinical-therapeutic and the socio-discursive ones. The former grasps sayings regarding abnormality, deficiency and healing (the medical, normalizing and hearings discourses, among others, are included here.) The latter, however, comprises sayings concerning the deaf culture which supports the deaf as being a special subject and also supports the existence of a deaf culture. Both discursive formations make up the students sayings, signaling their moments of identification to one or to another.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLingüística aplicadaAnálise do discursoProfessores FormaçãoSurdos EducaçãoLíngua brasileira de sinaisAquisição de segunda linguagemRepresentação (Psicanálise)Análise do discursoDeslocamentos subjetivosLinguística AplicadaLibrasRepresentaçãoDeslocamentos subjetivos na sensibilização para a libras em curso de formação de professores e profissionais ouvintesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_ana_rachel_le_o.pdfapplication/pdf916447https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BLPTK/1/disserta__o_ana_rachel_le_o.pdf044677d2fe193e2b2a44b94725685328MD51TEXTdisserta__o_ana_rachel_le_o.pdf.txtdisserta__o_ana_rachel_le_o.pdf.txtExtracted texttext/plain342600https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9BLPTK/2/disserta__o_ana_rachel_le_o.pdf.txtaa2d7de87f7daa739a02d021eeda7857MD521843/MGSS-9BLPTK2019-11-14 03:58:50.558oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9BLPTKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:58:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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