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Elza Maria de Araujo ConceicaoMargarida Cristina Minucci Bicalho2019-08-09T12:00:32Z2019-08-09T12:00:32Z2009-11-28http://hdl.handle.net/1843/BUBD-97JGTMEste trabalho tem como objetivo a organização do serviço de saúde bucal do Centro de Saúde Sagrada Família. As principais dificuldades encontradas pela equipe de saúde bucal são território populoso e alta demanda. A maioria da população é considerada de baixo risco, tem boa escolaridade e demanda mais os serviços de saúde, apesar de não haver um modelo de assistência para esta população. A população adscrita ao Programa de Saúde da Família, que faz parte do médio risco e elevado risco é relativamente menor, mas em números absolutos é um grande número de pessoas que apesar da necessidade, buscam atendimento apenas nas urgências. A metodologia utilizada foi um levantamento dos problemas da população da área de abrangência do centro de saúde, uma revisão da literatura existente sobre a organização do serviço e também a elaboração de uma proposta de várias ações para a promoção de saúde no Centro de Saúde Sagrada Família. A questão central de discussão neste trabalho são os princípios do Sistema Único de Saúde, principalmente a Universalidade e a Equidade. A universalidade é uma meta inquestionável a ser alcançada, no entanto, diante dos recursos disponíveis atualmente, ainda é um sonho. A Equidade deve ser um norteador durante o acolhimento, pois é através da aplicação deste princípio que as injustiças sociais e os baixos investimentos financeiros na saúde poderão ser reparados. As ações de saúde devem atrair o usuário de maior risco, pois a literatura mostra que este tem baixa escolaridade e renda, não reconhece seus problemas de saúde e nem sabem dos seus direitos. Portanto, se faz necessária a construção de ações voltadas para as necessidades da população do Centro de Saúde Sagrada Família, em que se atenda a demanda do usuário, tanto de elevado e baixo risco com um acolhimento humanizado que o faça se sentir cuidado e que ocorram mudanças no estilo de vida das pessoas, pois apenas o atendimento clínico tradicional não produzirá impacto na saúde dessa população.This work aimed to organize the oral health service of the Sagrada Familia Health Center. The main difficulties encountered by the oral health team were, populated territory and high demand. The majority of the population is considered of low risk, have good schooling and demand more health services, although there are no type of assistance to this population. The population into the Health Family Program, which is part of the medium risk and high risk are relatively minor, but in absolute numbers there is a large number of people that, despite the needs, seek emergency service only. The methodology used was to quantify the population problems in the area of the health center, review the existing literature about the organization of the service and elaboration of a proposal of multiple actions of health promotion at the Sagrada Familia Health Center. The main question of the discussion is the principles of the Single Health System, especially universality and equity. Universality is an unquestionable goal to be reached; however, faced with the resources currently available is still a dream. Equity should be a guiding during the user embracement, because it´s through the application of this principle that the social injustice and low financial investments in health can be repaired. Health actions should attract the users of higher risk, because the literature shows that this has low income and schooling, does not recognize their health problems and do not know their rights. Therefore, it is necessary to build actions geared to the needs of the population of the Sagrada Familia Health Center, which congregate users demand for both high and low-risk with a user embracement more humanized and that proportionate changes in people´s lifestyle, because only traditional clinical service will not produce impact on the health of this population.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAcesso aos serviços de saúdeCentros de saúde/organização & administraçãoAcolhimentoAtenção primária à saúdeServiços de saúde comunitáriaServiços de saúde bucal Organização e administraçãoCuidados primários de saúdeAcolhimentoAcesso e organização dos serviçosOrganização do serviço: dificuldade no atendimento a uma população diversificadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmargarida_cristina_minucci_bicalho.pdfapplication/pdf385651https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97JGTM/1/margarida_cristina_minucci_bicalho.pdf294a04e00988002df1aef42115a3b1f8MD51TEXTmargarida_cristina_minucci_bicalho.pdf.txtmargarida_cristina_minucci_bicalho.pdf.txtExtracted texttext/plain90034https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-97JGTM/2/margarida_cristina_minucci_bicalho.pdf.txte712892cd5f8bf92fa12d13cbb79fe49MD521843/BUBD-97JGTM2019-11-14 05:00:05.065oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-97JGTMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:00:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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