Integralidade do cuidado à gestante, puérpera e recém-nascido: o olhar de usuárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/GCPA-7QWHW7 |
Resumo: | Trata-se de um estudo de caso qualitativo fundamentado nos pressupostos da SociologiaCompreensiva de Michel Maffesoli, com o objetivo de compreender a percepção das usuáriassobre a Linha do Cuidado à Gestante, Puérpera e ao Recém-Nascido. O cenário da pesquisafoi o Centro de Saúde São Gabriel, pertencente ao Distrito Sanitário Nordeste do município deBelo horizonte, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 12 usuárias que vivenciaram o cuidadoofertado nessa linha do cuidado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas.Para tratamento e análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdosegundo Bardin (1977) e Minayo (2006). Desse processo, emergiram quatro categoriastemáticas: 1) A resolutividade da linha do cuidado; 2) A educação em saúde como cuidado; 3)A integralidade no micro-espaço de produção do cuidado e 4) A (des) credibilidade no SUS.A primeira trata da reorganização do processo de trabalho enquanto dispositivo quepossibilitou o alcance da resolutividade na linha do cuidado ressaltando as condições deacesso aos serviços e ações da linha do cuidado, os elementos propiciadores de umaassistência resolutiva à mulher - no pré-natal e no parto - e ao recém-nascido além daspeculiaridades do puerpério bem como da assistência a ser prestada às mulheres nessa fase davida. A segunda refere-se à educação em saúde enquanto forma de cuidar, contribuindo para aemancipação dos sujeitos. A terceira dá ênfase às práticas de integralidade, presentes na linhado cuidado, como o acolhimento, o estabelecimento de vínculo, a responsabililização paracom o cuidado e a vida do usuário. As relações cuidadoras entre profissionais de saúde eusuários compõem esse conjunto de elementos que conformam os pilares para amaterialização da integralidade na medida em que inserem o usuário no espaço assistencial,considerando suas subjetividades e apreendendo suas necessidades de forma mais abrangente.Além disso, o trabalho em equipe emerge enquanto possibilidade para o cuidado integral. Aquarta e última categoria mostra que, quando a assistência é pensada e implementada visandoo cuidado integral e resolutivo, é possível prestar-se uma assistência de qualidade ao usuário efazer com que o serviço de saúde tenha sua credibilidade. Espera-se que este estudoproporcione reflexões que viabilizem a construção de um sistema de saúde universal,equânime, integral e que o usuário seja concebido enquanto partícipe desse processo. |
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Claudia Maria de Mattos PennaTúlio Batista FrancoAnézia Moreira Faria MadeiraRegiane Veloso Santos2019-08-10T03:11:07Z2019-08-10T03:11:07Z2009-02-19http://hdl.handle.net/1843/GCPA-7QWHW7Trata-se de um estudo de caso qualitativo fundamentado nos pressupostos da SociologiaCompreensiva de Michel Maffesoli, com o objetivo de compreender a percepção das usuáriassobre a Linha do Cuidado à Gestante, Puérpera e ao Recém-Nascido. O cenário da pesquisafoi o Centro de Saúde São Gabriel, pertencente ao Distrito Sanitário Nordeste do município deBelo horizonte, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 12 usuárias que vivenciaram o cuidadoofertado nessa linha do cuidado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas.Para tratamento e análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdosegundo Bardin (1977) e Minayo (2006). Desse processo, emergiram quatro categoriastemáticas: 1) A resolutividade da linha do cuidado; 2) A educação em saúde como cuidado; 3)A integralidade no micro-espaço de produção do cuidado e 4) A (des) credibilidade no SUS.A primeira trata da reorganização do processo de trabalho enquanto dispositivo quepossibilitou o alcance da resolutividade na linha do cuidado ressaltando as condições deacesso aos serviços e ações da linha do cuidado, os elementos propiciadores de umaassistência resolutiva à mulher - no pré-natal e no parto - e ao recém-nascido além daspeculiaridades do puerpério bem como da assistência a ser prestada às mulheres nessa fase davida. A segunda refere-se à educação em saúde enquanto forma de cuidar, contribuindo para aemancipação dos sujeitos. A terceira dá ênfase às práticas de integralidade, presentes na linhado cuidado, como o acolhimento, o estabelecimento de vínculo, a responsabililização paracom o cuidado e a vida do usuário. As relações cuidadoras entre profissionais de saúde eusuários compõem esse conjunto de elementos que conformam os pilares para amaterialização da integralidade na medida em que inserem o usuário no espaço assistencial,considerando suas subjetividades e apreendendo suas necessidades de forma mais abrangente.Além disso, o trabalho em equipe emerge enquanto possibilidade para o cuidado integral. Aquarta e última categoria mostra que, quando a assistência é pensada e implementada visandoo cuidado integral e resolutivo, é possível prestar-se uma assistência de qualidade ao usuário efazer com que o serviço de saúde tenha sua credibilidade. Espera-se que este estudoproporcione reflexões que viabilizem a construção de um sistema de saúde universal,equânime, integral e que o usuário seja concebido enquanto partícipe desse processo.This is a qualitative study based on the Comprehensive Sociology by Michel Maffesoli, andits objective is to understand the perception of the patients about the Care Line for Pregnantand puerperal women and for the new-born babies. The research took place in the São GabrielHealth Centre, in the city of Belo Horizonte, Brazil. The subjects of the research were 12patients that experienced the care offered by this line. Data collection was done by semistructuredinterviews. To treat and analyze the data, it was used a content analysis techniqueaccording to Bardin (1977) and Minayo (2006). From this process, four thematic categorieswere created: 1) The resolutivity of the care line; 2) The education in health as care; 3) Theintegrality in the micro-space of care production and 4) The (un) reliability in the SUS. Thefirst one is about the re-organization of the work processes as a device that made it possible toreach resolutivity in the care line, the elements that create a resolutive assistance to thewoman in the prenatal period and during labor besides the particularities of the puerperalperiod as well as the assistance needed in this phase of life. The second one refers to thehealth education as a way to care, contributing to the emancipation of the subjects. The thirdone emphasizes the integrality practices present in the care line, such as the nurturing, theestablishment of a connection, the creation of responsibility regarding the care and the life ofthe patient. The care relations between professionals create a group of elements that builds thepillars of the materialization of the integrality as the patient is introduced in the care, learningher needs in a broader way. Besides, team work emerges as a possibility to integral care. Thefourth and last category shows that, when the assistance is thought and implemented aimingthe integral and resolutive care, it is possible to provide a good assistance to the user and tocreate credibility in the health service. It is expected that this study provides reflections thatmake it possible to build a universal health system, in which the user is conceived whileparticipating in this process.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAcesso aos Serviços de SaúdeHumanosRecém-NascidoEnfermagemPesquisa QualitativaQuestionáriosPlanejamento de Assistência ao PacienteQualidade da Assistência à SaúdeSistema Único de SaúdeFemininoAcolhimentoEducação em SaúdeAssistência Integral à SaúdeSaúde Materno-InfantilGravidezParticipação ComunitáriaPlanejamento de Assistência ao PacienteAcesso aos Serviços de SaúdeAssistência Centrada no PacienteAssistência Integral à SaúdeSaúde Materno-InfantilIntegralidade do cuidado à gestante, puérpera e recém-nascido: o olhar de usuáriasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALregiane_veloso_santos.pdfapplication/pdf1256529https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7QWHW7/1/regiane_veloso_santos.pdff2cf48bbb5115672a96c52d015e1db25MD51TEXTregiane_veloso_santos.pdf.txtregiane_veloso_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain224512https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7QWHW7/2/regiane_veloso_santos.pdf.txtb08820f8fcb3388fa0f6baa925e8da0dMD521843/GCPA-7QWHW72019-11-14 09:47:17.576oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-7QWHW7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:47:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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Trata-se de um estudo de caso qualitativo fundamentado nos pressupostos da SociologiaCompreensiva de Michel Maffesoli, com o objetivo de compreender a percepção das usuáriassobre a Linha do Cuidado à Gestante, Puérpera e ao Recém-Nascido. O cenário da pesquisafoi o Centro de Saúde São Gabriel, pertencente ao Distrito Sanitário Nordeste do município deBelo horizonte, Brasil. Os sujeitos da pesquisa foram 12 usuárias que vivenciaram o cuidadoofertado nessa linha do cuidado. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas.Para tratamento e análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdosegundo Bardin (1977) e Minayo (2006). Desse processo, emergiram quatro categoriastemáticas: 1) A resolutividade da linha do cuidado; 2) A educação em saúde como cuidado; 3)A integralidade no micro-espaço de produção do cuidado e 4) A (des) credibilidade no SUS.A primeira trata da reorganização do processo de trabalho enquanto dispositivo quepossibilitou o alcance da resolutividade na linha do cuidado ressaltando as condições deacesso aos serviços e ações da linha do cuidado, os elementos propiciadores de umaassistência resolutiva à mulher - no pré-natal e no parto - e ao recém-nascido além daspeculiaridades do puerpério bem como da assistência a ser prestada às mulheres nessa fase davida. A segunda refere-se à educação em saúde enquanto forma de cuidar, contribuindo para aemancipação dos sujeitos. A terceira dá ênfase às práticas de integralidade, presentes na linhado cuidado, como o acolhimento, o estabelecimento de vínculo, a responsabililização paracom o cuidado e a vida do usuário. As relações cuidadoras entre profissionais de saúde eusuários compõem esse conjunto de elementos que conformam os pilares para amaterialização da integralidade na medida em que inserem o usuário no espaço assistencial,considerando suas subjetividades e apreendendo suas necessidades de forma mais abrangente.Além disso, o trabalho em equipe emerge enquanto possibilidade para o cuidado integral. Aquarta e última categoria mostra que, quando a assistência é pensada e implementada visandoo cuidado integral e resolutivo, é possível prestar-se uma assistência de qualidade ao usuário efazer com que o serviço de saúde tenha sua credibilidade. Espera-se que este estudoproporcione reflexões que viabilizem a construção de um sistema de saúde universal,equânime, integral e que o usuário seja concebido enquanto partícipe desse processo. |
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