Do entulho retirado da malha ferroviária brasileira: reutilização do dormente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGUQBU |
Resumo: | Estima-se que a malha ferroviária brasileira tenha cerca de 29.640 quilômetros de extensão, recurso que é pouco utilizado no Brasil, levando em consideração sua extensão territorial. Composta basicamente por trilho e dormente, a malha oferece vários recursos de transporte para minério e grãos, que são os principais responsáveis por movimentar a economia dos trilhos brasileiros. Os trilhos nacionais possuem cerca de 3.793.920 toneladas de madeira em forma dedormentes, que tem suas peças distribuídas em uma média de mil e seiscentas peças a cada quilômetro. Em contrapartida a utilização de concreto protendido e dormentes metálico é cada dia mais comum, visto a política ambientalista atual, que tem como argumento a grande devastação das florestas e o imenso impacto que as mesmas sofrem para a extração do insumo dos dormentes de madeira. Reutilização dos dormentes de madeira, oriundos das ferrovias brasileiras, é umtema cujo potencial está em ascensão tendo em vista as inúmeras finalidades para os mesmos. Apesar de sua vida útil como madeira de estrutura estar comprometida, as aplicações para a madeira retirada são enormes e variam de madeira na construção civil até a construção de caixotes. Além de se evitar um novo desmatamento na extração da matéria prima, destina-se de forma sustentável o entulho gerado nas reformas das vias ferroviárias, solucionando de uma só vez, dois desafios. A pesquisa abordara a importância da sustentabilidade e reutilização dos entulhos na engenharia civil, em específico os dormentes retirados da malha ferroviária brasileira ratificando a importância e abordando aspectos da reutilização da madeira, apontando soluções para essa questão delicada em que se vive nosdias atuais, e apresentando aplicações interessantes para o insumo retirado da malha ferroviária |
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Danielle Meireles de OliveiraRenata Garcia de Sena2019-08-14T11:35:21Z2019-08-14T11:35:21Z2016-03-02http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AGUQBUEstima-se que a malha ferroviária brasileira tenha cerca de 29.640 quilômetros de extensão, recurso que é pouco utilizado no Brasil, levando em consideração sua extensão territorial. Composta basicamente por trilho e dormente, a malha oferece vários recursos de transporte para minério e grãos, que são os principais responsáveis por movimentar a economia dos trilhos brasileiros. Os trilhos nacionais possuem cerca de 3.793.920 toneladas de madeira em forma dedormentes, que tem suas peças distribuídas em uma média de mil e seiscentas peças a cada quilômetro. Em contrapartida a utilização de concreto protendido e dormentes metálico é cada dia mais comum, visto a política ambientalista atual, que tem como argumento a grande devastação das florestas e o imenso impacto que as mesmas sofrem para a extração do insumo dos dormentes de madeira. Reutilização dos dormentes de madeira, oriundos das ferrovias brasileiras, é umtema cujo potencial está em ascensão tendo em vista as inúmeras finalidades para os mesmos. Apesar de sua vida útil como madeira de estrutura estar comprometida, as aplicações para a madeira retirada são enormes e variam de madeira na construção civil até a construção de caixotes. Além de se evitar um novo desmatamento na extração da matéria prima, destina-se de forma sustentável o entulho gerado nas reformas das vias ferroviárias, solucionando de uma só vez, dois desafios. A pesquisa abordara a importância da sustentabilidade e reutilização dos entulhos na engenharia civil, em específico os dormentes retirados da malha ferroviária brasileira ratificando a importância e abordando aspectos da reutilização da madeira, apontando soluções para essa questão delicada em que se vive nosdias atuais, e apresentando aplicações interessantes para o insumo retirado da malha ferroviáriaUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGDormentes de ferroviasFerroviasSustentabilidadeConstrução civilFerroviaDormenteReutilizaçãoSustentabilidadeDo entulho retirado da malha ferroviária brasileira: reutilização do dormenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_renata_sena_vers__o_final.pdfapplication/pdf1021447https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGUQBU/1/tcc_renata_sena_vers__o_final.pdf743bb804191665da839dc7e7abd1a251MD51TEXTtcc_renata_sena_vers__o_final.pdf.txttcc_renata_sena_vers__o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain51828https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AGUQBU/2/tcc_renata_sena_vers__o_final.pdf.txta0333d0c9d2318dd21923c726c8e90baMD521843/BUBD-AGUQBU2019-11-14 13:28:08.85oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AGUQBURepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:28:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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