Estudo Comparativo Entre Tecnologias Inovadoras Em Superestruturas Ferroviárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piazera, Augusto Boshammer
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177394
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.
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spelling Estudo Comparativo Entre Tecnologias Inovadoras Em Superestruturas FerroviáriasFerroviaTransporteDormenteSuperestruturaMateriaisTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil.Com o passar dos anos, novas técnicas vem sendo desenvolvidas com relação à construção de ferrovias. Desde malhas ferroviárias que fazem uso de material de plástico, aço, madeira, ferro e até mesmo borrachas especiais como dormente até as mais avançadas, como as ferrovias construídas sobre lajes. Essas técnicas visam um melhoramento no desempenho e vida útil da estrutura; além de, claro, uma possível diminuição de custos de implantação e manutenção. Todavia, vários são os fatores que devem ser analisados quando do momento de escolha de uma dessas tecnologias em detrimento de outra. Durabilidade, custos iniciais, segurança, facilidade de manutenção, emissão de ruído e impacto ambiental são alguns desses fatores que devem ser levados em conta. No presente trabalho, buscou-se realizar uma comparação objetiva a respeito das técnicas mais recentes e adotadas no mercado mundial atual. Essa comparação tem como objetivo indicar qual técnica seria a melhor para determinada situação. Além disso, uma breve explicação a respeito de cada uma das tecnologias é apresentada e rapidamente discutida, levantando-se seus pontos fortes e fracos, bem como suas principais características.Over the years, new techniques were developed concerning the construction of railroads. Since railway nets that make use of plastic materials, steel, wood, iron or even special rubbers as sleepers until one of the most advanced nowadays, such as the railways built on slabs. These techniques aim to achieve an improvement in performance and service life of the structure; besides, of course, of a possible reduction on implementation and maintenance costs. However, there are several factors that should be considered when it comes to the moment of choosing one of these technologies over another. Durability, initial costs, safety, ease of maintenance and noise are some of the factors that must be taken into consideration. In this study, it´s sought to make an objective comparison about the latest adopted techniques in the current world market. This comparison aims to indicate which technique would be more suitable for each specific situation. In addition, a brief explanation about each of the technologies is presented and briefly discussed, lifting up their strengths and weaknesses as well as its main features.Florianópolis, SCNoronha, Marcos Aurélio MarquesUniversidade Federal de Santa CatarinaPiazera, Augusto Boshammer2017-07-11T18:51:11Z2017-07-11T18:51:11Z2017-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis91 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177394porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-11T18:51:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177394Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-11T18:51:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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