Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amanda Sarmento Barros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFJQ
Resumo: A úlcera por pressão (UP) é considerada um problema de saúde grave, intervenções educativas associadas a recomendações à prática clínica baseadas em evidências podem promover a melhoria da qualidade do cuidado. O objetivo do estudo é avaliar o resultado das intervenções educativas para a adoção de medidas de prevenção de UP pela equipe de enfermagem da terapia intensiva. A metodologia pautou-se no Processo de Ensino Aprendizagem e na Revisão Integrativa. A coleta ocorreu em novembro de 2014, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, SCIELO e a Biblioteca Cochrane, por meio dos descritores Educational Instruction, Health Fairs, Education Department Hospital, Education Nursing, Education Nursing Continuing, Training, Education, Inservice Training, Nursing Team, Nursing Staff, Pressure Ulcer, Intensive Care Units, Intensive Care Unit, Centers for Intensive Care, Intensive Care Unit e as palavras-chaves Instruções Educativas e Pessoal de Enfermagem. Foram identificados 12 artigos e selecionados dois que atendiam os critérios de inclusão. Os dois estudos da amostra foram realizados por enfermeiros e publicados em inglês, em periódicos de enfermagem e medicina, em 2006 e 2008. Ambos eram pesquisas descritivas, cuja amostra foi enfermeiros e membros da equipe clínica de instituições de saúde. Estabeleceu-se17 recomendações, oito sobre intervenções educativas para prevenção da UP (nível VI), e nove sobre implementação de estratégias educativas (nível VI). Conclui-se que o a implementação de práticas educativas baseada em evidências e boas práticas diminui as taxas de incidência e prevalência da UP, sendo o processo de educação uma dimensão inerente ao cuidado, ao trabalho e à transformação social.
id UFMG_eb012147ec36aca691f0e2262a95a223
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWFJQ
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eline Lima BorgesSelme Silqueira de MatosAmanda Sarmento Barros2019-08-10T23:57:48Z2019-08-10T23:57:48Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFJQA úlcera por pressão (UP) é considerada um problema de saúde grave, intervenções educativas associadas a recomendações à prática clínica baseadas em evidências podem promover a melhoria da qualidade do cuidado. O objetivo do estudo é avaliar o resultado das intervenções educativas para a adoção de medidas de prevenção de UP pela equipe de enfermagem da terapia intensiva. A metodologia pautou-se no Processo de Ensino Aprendizagem e na Revisão Integrativa. A coleta ocorreu em novembro de 2014, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, SCIELO e a Biblioteca Cochrane, por meio dos descritores Educational Instruction, Health Fairs, Education Department Hospital, Education Nursing, Education Nursing Continuing, Training, Education, Inservice Training, Nursing Team, Nursing Staff, Pressure Ulcer, Intensive Care Units, Intensive Care Unit, Centers for Intensive Care, Intensive Care Unit e as palavras-chaves Instruções Educativas e Pessoal de Enfermagem. Foram identificados 12 artigos e selecionados dois que atendiam os critérios de inclusão. Os dois estudos da amostra foram realizados por enfermeiros e publicados em inglês, em periódicos de enfermagem e medicina, em 2006 e 2008. Ambos eram pesquisas descritivas, cuja amostra foi enfermeiros e membros da equipe clínica de instituições de saúde. Estabeleceu-se17 recomendações, oito sobre intervenções educativas para prevenção da UP (nível VI), e nove sobre implementação de estratégias educativas (nível VI). Conclui-se que o a implementação de práticas educativas baseada em evidências e boas práticas diminui as taxas de incidência e prevalência da UP, sendo o processo de educação uma dimensão inerente ao cuidado, ao trabalho e à transformação social.The pressure ulcers (PU) is considered a major health problem, educational interventions associated with recommendations to clinical practice evidence-based can encourage improvements in the quality of care. The objective of the study is to evaluate the results of the educational interventions for the adoption of PU prevention measures by the nursing staff of intensive care. The methodology was guided by the Teaching and Learning Process and Integrative Review. The gathering took place in November 2014 in the databases LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, SCIELO and the Cochrane Library, through the Educational Instruction, Health Fairs, Education Department Hospital, Education Nursing, Education Nursing Continuing, Training, Education, Inservice Training, Nursing Team, Nursing Staff, Pressure Ulcer, Intensive Care Units, Intensive Care Unit, Centers for Intensive Care, Intensive Care Unit descriptors and the keywords Instructions Education and Nursing Personnel. 12 articles were identified and were selected two that met the inclusion criteria. Both studies from the sample were performed by nurses and published in English in nursing and medicine journals in 2006 and 2008. Both were descriptive research, in which the sample was nurses and members of the clinical staff of health institutions. 17 recommendations were established, eight on educational interventions for preventing PU (level VI), and nine on implementation of educational strategies (level VI). The conclusion is that the implementation of educational practices based on evidences and good practice decreases the incidence and prevalence of PU, being the education process an inherent dimension to care, labor and social transformation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeEducação em EnfermagemPrevenção e Unidade deTerapia IntensivaÚlcera por PressãoIntervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALamanda_sarmento_barros__cefpeps.pdfapplication/pdf7363753https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFJQ/1/amanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf38c950ea3b6c56092f13a4f0872ceb56MD51TEXTamanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf.txtamanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf.txtExtracted texttext/plain117312https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFJQ/2/amanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf.txt75bb5ac0288e5b7525e5ca09abbde691MD521843/BUBD-9ZWFJQ2019-11-14 06:38:27.523oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWFJQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo
title Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo
spellingShingle Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo
Amanda Sarmento Barros
Educação em Enfermagem
Prevenção e Unidade de
Terapia Intensiva
Úlcera por Pressão
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
title_short Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo
title_full Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo
title_fullStr Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo
title_full_unstemmed Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo
title_sort Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo
author Amanda Sarmento Barros
author_facet Amanda Sarmento Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eline Lima Borges
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Selme Silqueira de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Amanda Sarmento Barros
contributor_str_mv Eline Lima Borges
Selme Silqueira de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Prevenção e Unidade de
Terapia Intensiva
Úlcera por Pressão
topic Educação em Enfermagem
Prevenção e Unidade de
Terapia Intensiva
Úlcera por Pressão
Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
description A úlcera por pressão (UP) é considerada um problema de saúde grave, intervenções educativas associadas a recomendações à prática clínica baseadas em evidências podem promover a melhoria da qualidade do cuidado. O objetivo do estudo é avaliar o resultado das intervenções educativas para a adoção de medidas de prevenção de UP pela equipe de enfermagem da terapia intensiva. A metodologia pautou-se no Processo de Ensino Aprendizagem e na Revisão Integrativa. A coleta ocorreu em novembro de 2014, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, SCIELO e a Biblioteca Cochrane, por meio dos descritores Educational Instruction, Health Fairs, Education Department Hospital, Education Nursing, Education Nursing Continuing, Training, Education, Inservice Training, Nursing Team, Nursing Staff, Pressure Ulcer, Intensive Care Units, Intensive Care Unit, Centers for Intensive Care, Intensive Care Unit e as palavras-chaves Instruções Educativas e Pessoal de Enfermagem. Foram identificados 12 artigos e selecionados dois que atendiam os critérios de inclusão. Os dois estudos da amostra foram realizados por enfermeiros e publicados em inglês, em periódicos de enfermagem e medicina, em 2006 e 2008. Ambos eram pesquisas descritivas, cuja amostra foi enfermeiros e membros da equipe clínica de instituições de saúde. Estabeleceu-se17 recomendações, oito sobre intervenções educativas para prevenção da UP (nível VI), e nove sobre implementação de estratégias educativas (nível VI). Conclui-se que o a implementação de práticas educativas baseada em evidências e boas práticas diminui as taxas de incidência e prevalência da UP, sendo o processo de educação uma dimensão inerente ao cuidado, ao trabalho e à transformação social.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-06-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T23:57:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T23:57:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFJQ
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFJQ
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFJQ/1/amanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFJQ/2/amanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 38c950ea3b6c56092f13a4f0872ceb56
75bb5ac0288e5b7525e5ca09abbde691
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589459576356864