Intervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFJQ |
Resumo: | A úlcera por pressão (UP) é considerada um problema de saúde grave, intervenções educativas associadas a recomendações à prática clínica baseadas em evidências podem promover a melhoria da qualidade do cuidado. O objetivo do estudo é avaliar o resultado das intervenções educativas para a adoção de medidas de prevenção de UP pela equipe de enfermagem da terapia intensiva. A metodologia pautou-se no Processo de Ensino Aprendizagem e na Revisão Integrativa. A coleta ocorreu em novembro de 2014, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, SCIELO e a Biblioteca Cochrane, por meio dos descritores Educational Instruction, Health Fairs, Education Department Hospital, Education Nursing, Education Nursing Continuing, Training, Education, Inservice Training, Nursing Team, Nursing Staff, Pressure Ulcer, Intensive Care Units, Intensive Care Unit, Centers for Intensive Care, Intensive Care Unit e as palavras-chaves Instruções Educativas e Pessoal de Enfermagem. Foram identificados 12 artigos e selecionados dois que atendiam os critérios de inclusão. Os dois estudos da amostra foram realizados por enfermeiros e publicados em inglês, em periódicos de enfermagem e medicina, em 2006 e 2008. Ambos eram pesquisas descritivas, cuja amostra foi enfermeiros e membros da equipe clínica de instituições de saúde. Estabeleceu-se17 recomendações, oito sobre intervenções educativas para prevenção da UP (nível VI), e nove sobre implementação de estratégias educativas (nível VI). Conclui-se que o a implementação de práticas educativas baseada em evidências e boas práticas diminui as taxas de incidência e prevalência da UP, sendo o processo de educação uma dimensão inerente ao cuidado, ao trabalho e à transformação social. |
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Eline Lima BorgesSelme Silqueira de MatosAmanda Sarmento Barros2019-08-10T23:57:48Z2019-08-10T23:57:48Z2015-06-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFJQA úlcera por pressão (UP) é considerada um problema de saúde grave, intervenções educativas associadas a recomendações à prática clínica baseadas em evidências podem promover a melhoria da qualidade do cuidado. O objetivo do estudo é avaliar o resultado das intervenções educativas para a adoção de medidas de prevenção de UP pela equipe de enfermagem da terapia intensiva. A metodologia pautou-se no Processo de Ensino Aprendizagem e na Revisão Integrativa. A coleta ocorreu em novembro de 2014, nas bases de dados LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, SCIELO e a Biblioteca Cochrane, por meio dos descritores Educational Instruction, Health Fairs, Education Department Hospital, Education Nursing, Education Nursing Continuing, Training, Education, Inservice Training, Nursing Team, Nursing Staff, Pressure Ulcer, Intensive Care Units, Intensive Care Unit, Centers for Intensive Care, Intensive Care Unit e as palavras-chaves Instruções Educativas e Pessoal de Enfermagem. Foram identificados 12 artigos e selecionados dois que atendiam os critérios de inclusão. Os dois estudos da amostra foram realizados por enfermeiros e publicados em inglês, em periódicos de enfermagem e medicina, em 2006 e 2008. Ambos eram pesquisas descritivas, cuja amostra foi enfermeiros e membros da equipe clínica de instituições de saúde. Estabeleceu-se17 recomendações, oito sobre intervenções educativas para prevenção da UP (nível VI), e nove sobre implementação de estratégias educativas (nível VI). Conclui-se que o a implementação de práticas educativas baseada em evidências e boas práticas diminui as taxas de incidência e prevalência da UP, sendo o processo de educação uma dimensão inerente ao cuidado, ao trabalho e à transformação social.The pressure ulcers (PU) is considered a major health problem, educational interventions associated with recommendations to clinical practice evidence-based can encourage improvements in the quality of care. The objective of the study is to evaluate the results of the educational interventions for the adoption of PU prevention measures by the nursing staff of intensive care. The methodology was guided by the Teaching and Learning Process and Integrative Review. The gathering took place in November 2014 in the databases LILACS, MEDLINE, BDENF, IBECS, SCIELO and the Cochrane Library, through the Educational Instruction, Health Fairs, Education Department Hospital, Education Nursing, Education Nursing Continuing, Training, Education, Inservice Training, Nursing Team, Nursing Staff, Pressure Ulcer, Intensive Care Units, Intensive Care Unit, Centers for Intensive Care, Intensive Care Unit descriptors and the keywords Instructions Education and Nursing Personnel. 12 articles were identified and were selected two that met the inclusion criteria. Both studies from the sample were performed by nurses and published in English in nursing and medicine journals in 2006 and 2008. Both were descriptive research, in which the sample was nurses and members of the clinical staff of health institutions. 17 recommendations were established, eight on educational interventions for preventing PU (level VI), and nine on implementation of educational strategies (level VI). The conclusion is that the implementation of educational practices based on evidences and good practice decreases the incidence and prevalence of PU, being the education process an inherent dimension to care, labor and social transformation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeEducação em EnfermagemPrevenção e Unidade deTerapia IntensivaÚlcera por PressãoIntervenções educativas para prevenção da úlcera por pressão na prática clínica por profissionais de enfermagem de Unidade de Tratamento Intensivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALamanda_sarmento_barros__cefpeps.pdfapplication/pdf7363753https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFJQ/1/amanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf38c950ea3b6c56092f13a4f0872ceb56MD51TEXTamanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf.txtamanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf.txtExtracted texttext/plain117312https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZWFJQ/2/amanda_sarmento_barros__cefpeps.pdf.txt75bb5ac0288e5b7525e5ca09abbde691MD521843/BUBD-9ZWFJQ2019-11-14 06:38:27.523oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZWFJQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:38:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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