Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clárison Gonçalves Gamarano
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/42140
Resumo: Ao longo da História a maneira de se perceber e aplicar o Marketing passou por profundas transformações. Por se tratar de um fenômeno bastante fragmentado e ainda em formação, Vargo e Lusch (2004) propuseram uma lógica integradora e abrangente para a compreensão das trocas e eventos relacionados: a lógica dominada por serviço (LDS). Trata-se de uma contraposição à lógica tradicional, que não seria capaz de explicar todos os aspectos envolvidos às transações nos contextos social e econômico atuais. Com o objetivo de contribuir com aplicações empíricas, este projeto testou um modelo quantitativo, cujo construto focal é a satisfação do consumidor, pelo prisma dessa nova lógica. Para isso, o Crossfit, que representa um fenômeno crescente e pouco explorado, foi utilizado como base para a validação dos preceitos da LDS, sobretudo no que concerne aos aspectos que envolvem a cocriação, fator essencial à formulação adequada de estratégias de marketing. Foi utilizada a modelagem de equações estruturais para calcular os impactos entre os construtos do modelo. Como resultado, seis das sete hipóteses contidas no modelo proposto foram suportadas. Ficou provado o impacto positivo da qualidade do serviço na cocriação e no valor percebido, bem como o impacto positivo da cocriação no valor percebido e na satisfação. Além disso, a satisfação impactou positivamente a comunicação boca a boca. Estes resultados propiciaram avanços ao estado da arte a todas as vertentes que compõem o fenômeno estudado, sejam elas: a satisfação do consumidor, a cocriação de valor, a LDS e o Crossfit. No âmbito gerencial, destaca-se a possibilidade de obtenção de vantagens competitivas às empresas que observarem o comportamento do consumidor por meio das resoluções alcançadas neste estudo.
id UFMG_eb1679f3a06bd0fb10c439a766fc473f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/42140
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ricardo Teixeira Veigahttp://lattes.cnpq.br/2160652000585374Christiane Luce GomesLuiz Rodrigo Cunha Mourahttp://lattes.cnpq.br/1387862203959935Clárison Gonçalves Gamarano2022-05-31T18:34:25Z2022-05-31T18:34:25Z2020-03-27http://hdl.handle.net/1843/42140Ao longo da História a maneira de se perceber e aplicar o Marketing passou por profundas transformações. Por se tratar de um fenômeno bastante fragmentado e ainda em formação, Vargo e Lusch (2004) propuseram uma lógica integradora e abrangente para a compreensão das trocas e eventos relacionados: a lógica dominada por serviço (LDS). Trata-se de uma contraposição à lógica tradicional, que não seria capaz de explicar todos os aspectos envolvidos às transações nos contextos social e econômico atuais. Com o objetivo de contribuir com aplicações empíricas, este projeto testou um modelo quantitativo, cujo construto focal é a satisfação do consumidor, pelo prisma dessa nova lógica. Para isso, o Crossfit, que representa um fenômeno crescente e pouco explorado, foi utilizado como base para a validação dos preceitos da LDS, sobretudo no que concerne aos aspectos que envolvem a cocriação, fator essencial à formulação adequada de estratégias de marketing. Foi utilizada a modelagem de equações estruturais para calcular os impactos entre os construtos do modelo. Como resultado, seis das sete hipóteses contidas no modelo proposto foram suportadas. Ficou provado o impacto positivo da qualidade do serviço na cocriação e no valor percebido, bem como o impacto positivo da cocriação no valor percebido e na satisfação. Além disso, a satisfação impactou positivamente a comunicação boca a boca. Estes resultados propiciaram avanços ao estado da arte a todas as vertentes que compõem o fenômeno estudado, sejam elas: a satisfação do consumidor, a cocriação de valor, a LDS e o Crossfit. No âmbito gerencial, destaca-se a possibilidade de obtenção de vantagens competitivas às empresas que observarem o comportamento do consumidor por meio das resoluções alcançadas neste estudo.Throughout history, the manner of perceiving and applying Marketing has undergone profound transformations. Once it is a rather fragmented phenomenon and is still in the process of formation, Vargo and Lusch (2004) proposed an integrative and comprehensive logic for the understanding of exchanges and their related events: the service-dominated logic (S-DL). This logic represents a contrast to the traditional logic, which would not be able to explain all aspects involved in transactions in the current social and economic contexts. In order to contribute to empirical applications, this project tested a quantitative model, whose focal construct is the consumer satisfaction, throughout the prism of this new logic. For this, Crossfit, which represents a growing phenomenon, however it is also a little explored subject, was used as a basis for the validation of the S-DL precepts, especially with regard to those aspects involved to the co-creation thematic, an essential factor for the proper formulation of marketing strategies. Structural equation modeling was used to calculate the impacts between the model's constructs. As a result, six of those seven hypotheses contained in the proposed model were supported. In a nutshell, the positive impact of service quality on co-creation and perceived value was proven, as well as the positive impact of co-creation on perceived value and satisfaction. In addition, satisfaction positively impacted the word of mouth communication. These results provided advances to the state of the art in all aspects that make up the studied phenomenon, are they: consumer satisfaction, co-creation of value, S-DL and Crossfit. In the managerial scope, stands out the possibility of obtaining competitive advantages for companies that observe consumer behavior through the resolutions reached in this study.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFMGBrasilFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASMarketingAdministraçãoAcademias de ginásticaCocriaçãoCrossfitLógica dominada por serviçoModelagem de equações estruturaisSatisfaçãoAntecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviçoAntecedents and consequences of satisfaction with the practice of Crossfit from the perspective of service-dominat logicinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação completa Clárison.pdfDissertação completa Clárison.pdfAntecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviçoapplication/pdf1626795https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42140/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20completa%20Cl%c3%a1rison.pdf26198e9f75a61d4102aa653cc7b4c35eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42140/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/421402022-05-31 15:34:25.326oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-05-31T18:34:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Antecedents and consequences of satisfaction with the practice of Crossfit from the perspective of service-dominat logic
title Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço
spellingShingle Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço
Clárison Gonçalves Gamarano
Cocriação
Crossfit
Lógica dominada por serviço
Modelagem de equações estruturais
Satisfação
Marketing
Administração
Academias de ginástica
title_short Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço
title_full Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço
title_fullStr Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço
title_full_unstemmed Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço
title_sort Antecedentes e consequentes da satisfação com a prática do Crossfit na perspectiva da lógica dominada por serviço
author Clárison Gonçalves Gamarano
author_facet Clárison Gonçalves Gamarano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ricardo Teixeira Veiga
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2160652000585374
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Christiane Luce Gomes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Luiz Rodrigo Cunha Moura
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1387862203959935
dc.contributor.author.fl_str_mv Clárison Gonçalves Gamarano
contributor_str_mv Ricardo Teixeira Veiga
Christiane Luce Gomes
Luiz Rodrigo Cunha Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Cocriação
Crossfit
Lógica dominada por serviço
Modelagem de equações estruturais
Satisfação
topic Cocriação
Crossfit
Lógica dominada por serviço
Modelagem de equações estruturais
Satisfação
Marketing
Administração
Academias de ginástica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Marketing
Administração
Academias de ginástica
description Ao longo da História a maneira de se perceber e aplicar o Marketing passou por profundas transformações. Por se tratar de um fenômeno bastante fragmentado e ainda em formação, Vargo e Lusch (2004) propuseram uma lógica integradora e abrangente para a compreensão das trocas e eventos relacionados: a lógica dominada por serviço (LDS). Trata-se de uma contraposição à lógica tradicional, que não seria capaz de explicar todos os aspectos envolvidos às transações nos contextos social e econômico atuais. Com o objetivo de contribuir com aplicações empíricas, este projeto testou um modelo quantitativo, cujo construto focal é a satisfação do consumidor, pelo prisma dessa nova lógica. Para isso, o Crossfit, que representa um fenômeno crescente e pouco explorado, foi utilizado como base para a validação dos preceitos da LDS, sobretudo no que concerne aos aspectos que envolvem a cocriação, fator essencial à formulação adequada de estratégias de marketing. Foi utilizada a modelagem de equações estruturais para calcular os impactos entre os construtos do modelo. Como resultado, seis das sete hipóteses contidas no modelo proposto foram suportadas. Ficou provado o impacto positivo da qualidade do serviço na cocriação e no valor percebido, bem como o impacto positivo da cocriação no valor percebido e na satisfação. Além disso, a satisfação impactou positivamente a comunicação boca a boca. Estes resultados propiciaram avanços ao estado da arte a todas as vertentes que compõem o fenômeno estudado, sejam elas: a satisfação do consumidor, a cocriação de valor, a LDS e o Crossfit. No âmbito gerencial, destaca-se a possibilidade de obtenção de vantagens competitivas às empresas que observarem o comportamento do consumidor por meio das resoluções alcançadas neste estudo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-31T18:34:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-31T18:34:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/42140
url http://hdl.handle.net/1843/42140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42140/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20completa%20Cl%c3%a1rison.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42140/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 26198e9f75a61d4102aa653cc7b4c35e
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589485239205888