Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9U |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo explicitar o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental localizada no Vale do Aço, Minas Gerais. A pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora. A construção do PPP teve a participação dos segmentos de professores, funcionários, pais e alunos. Diante da inexistência do PPP, a escola realizou reuniões, reflexões e planejamento de ações. Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Azevedo (2004), Casassaus (2013), Cury (2006), Gonçalves e Carmo (2001), Oliveira (2013), Silva (2013), Veiga (2008) e outros pesquisadores que defendem uma educação democrática e de qualidade. Os dados aqui relatados apontam para o fato de que, no contexto pesquisado, o processo de início de construção do PPP nessa instituição pública de ensino ajudou na gestão democrática, pois os sujeitos participantes deram o primeiro passo do exercício de cidadania. |
id |
UFMG_eb62f51e65fa330f0b7820f92363d57d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPR9U |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rita Cristina Lima Lages e SilvaIvone Rosa Ferreira de Sá2019-08-13T23:07:52Z2019-08-13T23:07:52Z2013-07-17http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9UO presente trabalho teve como objetivo explicitar o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental localizada no Vale do Aço, Minas Gerais. A pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora. A construção do PPP teve a participação dos segmentos de professores, funcionários, pais e alunos. Diante da inexistência do PPP, a escola realizou reuniões, reflexões e planejamento de ações. Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Azevedo (2004), Casassaus (2013), Cury (2006), Gonçalves e Carmo (2001), Oliveira (2013), Silva (2013), Veiga (2008) e outros pesquisadores que defendem uma educação democrática e de qualidade. Os dados aqui relatados apontam para o fato de que, no contexto pesquisado, o processo de início de construção do PPP nessa instituição pública de ensino ajudou na gestão democrática, pois os sujeitos participantes deram o primeiro passo do exercício de cidadania.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoGestão democráticaEscolas Organizacao e administracaoGestão democráticaParticipaçãoProjeto Político PedagógicoAutonomiaProjeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALivone.pdfapplication/pdf610793https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPR9U/1/ivone.pdf88a832ae56342e18c65b7a8d57aa17d0MD51TEXTivone.pdf.txtivone.pdf.txtExtracted texttext/plain84974https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPR9U/2/ivone.pdf.txt49e1d3442ecf83fa1aa67f5ec413bc24MD521843/BUBD-9ZPR9U2019-11-14 14:09:39.281oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPR9URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:09:39Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática |
title |
Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática |
spellingShingle |
Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática Ivone Rosa Ferreira de Sá Gestão democrática Participação Projeto Político Pedagógico Autonomia Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
title_short |
Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática |
title_full |
Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática |
title_fullStr |
Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática |
title_full_unstemmed |
Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática |
title_sort |
Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática |
author |
Ivone Rosa Ferreira de Sá |
author_facet |
Ivone Rosa Ferreira de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rita Cristina Lima Lages e Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ivone Rosa Ferreira de Sá |
contributor_str_mv |
Rita Cristina Lima Lages e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão democrática Participação Projeto Político Pedagógico Autonomia |
topic |
Gestão democrática Participação Projeto Político Pedagógico Autonomia Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
description |
O presente trabalho teve como objetivo explicitar o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental localizada no Vale do Aço, Minas Gerais. A pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora. A construção do PPP teve a participação dos segmentos de professores, funcionários, pais e alunos. Diante da inexistência do PPP, a escola realizou reuniões, reflexões e planejamento de ações. Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Azevedo (2004), Casassaus (2013), Cury (2006), Gonçalves e Carmo (2001), Oliveira (2013), Silva (2013), Veiga (2008) e outros pesquisadores que defendem uma educação democrática e de qualidade. Os dados aqui relatados apontam para o fato de que, no contexto pesquisado, o processo de início de construção do PPP nessa instituição pública de ensino ajudou na gestão democrática, pois os sujeitos participantes deram o primeiro passo do exercício de cidadania. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T23:07:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T23:07:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9U |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9U |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPR9U/1/ivone.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPR9U/2/ivone.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88a832ae56342e18c65b7a8d57aa17d0 49e1d3442ecf83fa1aa67f5ec413bc24 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589429657337856 |