Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joyce Conceição Gimenes Romero
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/61775
Resumo: O presente trabalho propõe a análise do romance El infinito en la palma de la mano (2008), da autora nicaraguense Gioconda Belli, a partir das noções de transgressão e de intertextualidade. Considerando o conceito de transgressão desenvolvido por M. Keith Booker (1991), verifica-se como a intertextualidade é utilizada nessa obra para atingir o efeito transgressivo e como o emprego desse artifício se insere dentro do contexto da produção estética latino-americana. No que tange à intertextualidade enquanto recurso transgressivo, essa obra reelabora o mito antropogônico e antropológico, fundacional para as mitologias judaica e cristã, a partir do Gênesis bíblico, mas também de textos judaicos extracanônicos. Esta investigação se concentra sobretudo nas implicações da representação mítico-simbólica da mulher, a protagonista Eva, uma vez que a narrativa se centra nessa personagem, recuperando ficcionalmente a perspectiva daquela que permanece à margem do discurso tradicional. Busca-se, por fim, verificar como e em que medida se manifestam na obra rupturas (transgressões) ou reafirmações de estereótipos do feminino já consagrados pela cultura patriarcal (pseudotransgressões)
id UFMG_eb63cdbbf9f420fa7f7da9174706b23a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/61775
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Elisa Maria Amorim Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0158056065348126María Dolores Aybar RamírezJacyntho José Lins BrandãoSara del Carmen Rojo de la RosaAntonio Orlando de Oliveira Dourado LopesJuliana Batista Cavalcanti Miranda Tavareshttp://lattes.cnpq.br/7467995005129446Joyce Conceição Gimenes Romero2023-12-06T14:33:20Z2023-12-06T14:33:20Z2023-08-28http://hdl.handle.net/1843/61775O presente trabalho propõe a análise do romance El infinito en la palma de la mano (2008), da autora nicaraguense Gioconda Belli, a partir das noções de transgressão e de intertextualidade. Considerando o conceito de transgressão desenvolvido por M. Keith Booker (1991), verifica-se como a intertextualidade é utilizada nessa obra para atingir o efeito transgressivo e como o emprego desse artifício se insere dentro do contexto da produção estética latino-americana. No que tange à intertextualidade enquanto recurso transgressivo, essa obra reelabora o mito antropogônico e antropológico, fundacional para as mitologias judaica e cristã, a partir do Gênesis bíblico, mas também de textos judaicos extracanônicos. Esta investigação se concentra sobretudo nas implicações da representação mítico-simbólica da mulher, a protagonista Eva, uma vez que a narrativa se centra nessa personagem, recuperando ficcionalmente a perspectiva daquela que permanece à margem do discurso tradicional. Busca-se, por fim, verificar como e em que medida se manifestam na obra rupturas (transgressões) ou reafirmações de estereótipos do feminino já consagrados pela cultura patriarcal (pseudotransgressões)The present research proposes the analysis of the novel El infinito en la palma de la mano (2008), by the Nicaraguan author Gioconda Belli, based on the notions of transgression and intertextuality. Considering the concept of transgression developed by M. Keith Booker (1991), it is verified how intertextuality is used in this work to achieve the transgressive effect and how the use of this artifice is inserted within the context of Latin American aesthetic production. With regard to intertextuality as a transgressive resource, this novel re-elaborates the anthropogonic and anthropological myth, foundational for Jewish and Christian mythologies, based on biblical Genesis, but also on extracanonical Jewish texts. As for the transgression, this investigation focuses mainly on the implications of the mythical- symbolic representation of the woman, the protagonist Eva, since the narrative is centered on this character, fictionally recovering the perspective of the one who remains on the margins of the traditional discourse. Thus, the aim is to verify how and to what extent ruptures (transgressions) or reaffirmations of stereotypes of the feminine consecrated by the patriarchal culture (pseudotransgressions) are manifested in the novel.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASBelli, Gioconda. – Infinito em la palma de la mano – Crítica e interpretaçãoFicção nicaraguense – História e críticaIntertextualidade na literaturaTransgressão na literaturaMitologia na literaturaJudaísmo na literaturaMulheres na literaturaEva (Personagem bíblico)Crítica literária femininaTransgressãoIntertextualidadeCrítica Bíblica FeministaApócrifosEva (personagem bíblico)MitoGioconda BelliEl infinito en la palma de la manoTransgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Manoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_JOYCE_revisado (Biblioteca).pdfTese_JOYCE_revisado (Biblioteca).pdfapplication/pdf4275359https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61775/3/Tese_JOYCE_revisado%20%28Biblioteca%29.pdf6ec432c49e6945418a78c4a20be6ecbbMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61775/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/617752023-12-06 11:33:20.866oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-06T14:33:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano
title Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano
spellingShingle Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano
Joyce Conceição Gimenes Romero
Transgressão
Intertextualidade
Crítica Bíblica Feminista
Apócrifos
Eva (personagem bíblico)
Mito
Gioconda Belli
El infinito en la palma de la mano
Belli, Gioconda. – Infinito em la palma de la mano – Crítica e interpretação
Ficção nicaraguense – História e crítica
Intertextualidade na literatura
Transgressão na literatura
Mitologia na literatura
Judaísmo na literatura
Mulheres na literatura
Eva (Personagem bíblico)
Crítica literária feminina
title_short Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano
title_full Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano
title_fullStr Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano
title_full_unstemmed Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano
title_sort Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano
author Joyce Conceição Gimenes Romero
author_facet Joyce Conceição Gimenes Romero
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elisa Maria Amorim Vieira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0158056065348126
dc.contributor.referee1.fl_str_mv María Dolores Aybar Ramírez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jacyntho José Lins Brandão
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sara del Carmen Rojo de la Rosa
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Juliana Batista Cavalcanti Miranda Tavares
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7467995005129446
dc.contributor.author.fl_str_mv Joyce Conceição Gimenes Romero
contributor_str_mv Elisa Maria Amorim Vieira
María Dolores Aybar Ramírez
Jacyntho José Lins Brandão
Sara del Carmen Rojo de la Rosa
Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes
Juliana Batista Cavalcanti Miranda Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Transgressão
Intertextualidade
Crítica Bíblica Feminista
Apócrifos
Eva (personagem bíblico)
Mito
Gioconda Belli
El infinito en la palma de la mano
topic Transgressão
Intertextualidade
Crítica Bíblica Feminista
Apócrifos
Eva (personagem bíblico)
Mito
Gioconda Belli
El infinito en la palma de la mano
Belli, Gioconda. – Infinito em la palma de la mano – Crítica e interpretação
Ficção nicaraguense – História e crítica
Intertextualidade na literatura
Transgressão na literatura
Mitologia na literatura
Judaísmo na literatura
Mulheres na literatura
Eva (Personagem bíblico)
Crítica literária feminina
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Belli, Gioconda. – Infinito em la palma de la mano – Crítica e interpretação
Ficção nicaraguense – História e crítica
Intertextualidade na literatura
Transgressão na literatura
Mitologia na literatura
Judaísmo na literatura
Mulheres na literatura
Eva (Personagem bíblico)
Crítica literária feminina
description O presente trabalho propõe a análise do romance El infinito en la palma de la mano (2008), da autora nicaraguense Gioconda Belli, a partir das noções de transgressão e de intertextualidade. Considerando o conceito de transgressão desenvolvido por M. Keith Booker (1991), verifica-se como a intertextualidade é utilizada nessa obra para atingir o efeito transgressivo e como o emprego desse artifício se insere dentro do contexto da produção estética latino-americana. No que tange à intertextualidade enquanto recurso transgressivo, essa obra reelabora o mito antropogônico e antropológico, fundacional para as mitologias judaica e cristã, a partir do Gênesis bíblico, mas também de textos judaicos extracanônicos. Esta investigação se concentra sobretudo nas implicações da representação mítico-simbólica da mulher, a protagonista Eva, uma vez que a narrativa se centra nessa personagem, recuperando ficcionalmente a perspectiva daquela que permanece à margem do discurso tradicional. Busca-se, por fim, verificar como e em que medida se manifestam na obra rupturas (transgressões) ou reafirmações de estereótipos do feminino já consagrados pela cultura patriarcal (pseudotransgressões)
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-06T14:33:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-06T14:33:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/61775
url http://hdl.handle.net/1843/61775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61775/3/Tese_JOYCE_revisado%20%28Biblioteca%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61775/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ec432c49e6945418a78c4a20be6ecbb
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589357027721216