Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/61775 |
Resumo: | O presente trabalho propõe a análise do romance El infinito en la palma de la mano (2008), da autora nicaraguense Gioconda Belli, a partir das noções de transgressão e de intertextualidade. Considerando o conceito de transgressão desenvolvido por M. Keith Booker (1991), verifica-se como a intertextualidade é utilizada nessa obra para atingir o efeito transgressivo e como o emprego desse artifício se insere dentro do contexto da produção estética latino-americana. No que tange à intertextualidade enquanto recurso transgressivo, essa obra reelabora o mito antropogônico e antropológico, fundacional para as mitologias judaica e cristã, a partir do Gênesis bíblico, mas também de textos judaicos extracanônicos. Esta investigação se concentra sobretudo nas implicações da representação mítico-simbólica da mulher, a protagonista Eva, uma vez que a narrativa se centra nessa personagem, recuperando ficcionalmente a perspectiva daquela que permanece à margem do discurso tradicional. Busca-se, por fim, verificar como e em que medida se manifestam na obra rupturas (transgressões) ou reafirmações de estereótipos do feminino já consagrados pela cultura patriarcal (pseudotransgressões) |
id |
UFMG_eb63cdbbf9f420fa7f7da9174706b23a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/61775 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Elisa Maria Amorim Vieirahttp://lattes.cnpq.br/0158056065348126María Dolores Aybar RamírezJacyntho José Lins BrandãoSara del Carmen Rojo de la RosaAntonio Orlando de Oliveira Dourado LopesJuliana Batista Cavalcanti Miranda Tavareshttp://lattes.cnpq.br/7467995005129446Joyce Conceição Gimenes Romero2023-12-06T14:33:20Z2023-12-06T14:33:20Z2023-08-28http://hdl.handle.net/1843/61775O presente trabalho propõe a análise do romance El infinito en la palma de la mano (2008), da autora nicaraguense Gioconda Belli, a partir das noções de transgressão e de intertextualidade. Considerando o conceito de transgressão desenvolvido por M. Keith Booker (1991), verifica-se como a intertextualidade é utilizada nessa obra para atingir o efeito transgressivo e como o emprego desse artifício se insere dentro do contexto da produção estética latino-americana. No que tange à intertextualidade enquanto recurso transgressivo, essa obra reelabora o mito antropogônico e antropológico, fundacional para as mitologias judaica e cristã, a partir do Gênesis bíblico, mas também de textos judaicos extracanônicos. Esta investigação se concentra sobretudo nas implicações da representação mítico-simbólica da mulher, a protagonista Eva, uma vez que a narrativa se centra nessa personagem, recuperando ficcionalmente a perspectiva daquela que permanece à margem do discurso tradicional. Busca-se, por fim, verificar como e em que medida se manifestam na obra rupturas (transgressões) ou reafirmações de estereótipos do feminino já consagrados pela cultura patriarcal (pseudotransgressões)The present research proposes the analysis of the novel El infinito en la palma de la mano (2008), by the Nicaraguan author Gioconda Belli, based on the notions of transgression and intertextuality. Considering the concept of transgression developed by M. Keith Booker (1991), it is verified how intertextuality is used in this work to achieve the transgressive effect and how the use of this artifice is inserted within the context of Latin American aesthetic production. With regard to intertextuality as a transgressive resource, this novel re-elaborates the anthropogonic and anthropological myth, foundational for Jewish and Christian mythologies, based on biblical Genesis, but also on extracanonical Jewish texts. As for the transgression, this investigation focuses mainly on the implications of the mythical- symbolic representation of the woman, the protagonist Eva, since the narrative is centered on this character, fictionally recovering the perspective of the one who remains on the margins of the traditional discourse. Thus, the aim is to verify how and to what extent ruptures (transgressions) or reaffirmations of stereotypes of the feminine consecrated by the patriarchal culture (pseudotransgressions) are manifested in the novel.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASBelli, Gioconda. – Infinito em la palma de la mano – Crítica e interpretaçãoFicção nicaraguense – História e críticaIntertextualidade na literaturaTransgressão na literaturaMitologia na literaturaJudaísmo na literaturaMulheres na literaturaEva (Personagem bíblico)Crítica literária femininaTransgressãoIntertextualidadeCrítica Bíblica FeministaApócrifosEva (personagem bíblico)MitoGioconda BelliEl infinito en la palma de la manoTransgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Manoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese_JOYCE_revisado (Biblioteca).pdfTese_JOYCE_revisado (Biblioteca).pdfapplication/pdf4275359https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61775/3/Tese_JOYCE_revisado%20%28Biblioteca%29.pdf6ec432c49e6945418a78c4a20be6ecbbMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61775/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/617752023-12-06 11:33:20.866oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-06T14:33:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano |
title |
Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano |
spellingShingle |
Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano Joyce Conceição Gimenes Romero Transgressão Intertextualidade Crítica Bíblica Feminista Apócrifos Eva (personagem bíblico) Mito Gioconda Belli El infinito en la palma de la mano Belli, Gioconda. – Infinito em la palma de la mano – Crítica e interpretação Ficção nicaraguense – História e crítica Intertextualidade na literatura Transgressão na literatura Mitologia na literatura Judaísmo na literatura Mulheres na literatura Eva (Personagem bíblico) Crítica literária feminina |
title_short |
Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano |
title_full |
Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano |
title_fullStr |
Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano |
title_full_unstemmed |
Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano |
title_sort |
Transgressões e pseudo-transgressões: intertexto, mito e feminino em El Infinito em la Palma de la Mano |
author |
Joyce Conceição Gimenes Romero |
author_facet |
Joyce Conceição Gimenes Romero |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Elisa Maria Amorim Vieira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0158056065348126 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
María Dolores Aybar Ramírez |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Jacyntho José Lins Brandão |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Sara del Carmen Rojo de la Rosa |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Juliana Batista Cavalcanti Miranda Tavares |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7467995005129446 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joyce Conceição Gimenes Romero |
contributor_str_mv |
Elisa Maria Amorim Vieira María Dolores Aybar Ramírez Jacyntho José Lins Brandão Sara del Carmen Rojo de la Rosa Antonio Orlando de Oliveira Dourado Lopes Juliana Batista Cavalcanti Miranda Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transgressão Intertextualidade Crítica Bíblica Feminista Apócrifos Eva (personagem bíblico) Mito Gioconda Belli El infinito en la palma de la mano |
topic |
Transgressão Intertextualidade Crítica Bíblica Feminista Apócrifos Eva (personagem bíblico) Mito Gioconda Belli El infinito en la palma de la mano Belli, Gioconda. – Infinito em la palma de la mano – Crítica e interpretação Ficção nicaraguense – História e crítica Intertextualidade na literatura Transgressão na literatura Mitologia na literatura Judaísmo na literatura Mulheres na literatura Eva (Personagem bíblico) Crítica literária feminina |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Belli, Gioconda. – Infinito em la palma de la mano – Crítica e interpretação Ficção nicaraguense – História e crítica Intertextualidade na literatura Transgressão na literatura Mitologia na literatura Judaísmo na literatura Mulheres na literatura Eva (Personagem bíblico) Crítica literária feminina |
description |
O presente trabalho propõe a análise do romance El infinito en la palma de la mano (2008), da autora nicaraguense Gioconda Belli, a partir das noções de transgressão e de intertextualidade. Considerando o conceito de transgressão desenvolvido por M. Keith Booker (1991), verifica-se como a intertextualidade é utilizada nessa obra para atingir o efeito transgressivo e como o emprego desse artifício se insere dentro do contexto da produção estética latino-americana. No que tange à intertextualidade enquanto recurso transgressivo, essa obra reelabora o mito antropogônico e antropológico, fundacional para as mitologias judaica e cristã, a partir do Gênesis bíblico, mas também de textos judaicos extracanônicos. Esta investigação se concentra sobretudo nas implicações da representação mítico-simbólica da mulher, a protagonista Eva, uma vez que a narrativa se centra nessa personagem, recuperando ficcionalmente a perspectiva daquela que permanece à margem do discurso tradicional. Busca-se, por fim, verificar como e em que medida se manifestam na obra rupturas (transgressões) ou reafirmações de estereótipos do feminino já consagrados pela cultura patriarcal (pseudotransgressões) |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-06T14:33:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-06T14:33:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-08-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/61775 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/61775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61775/3/Tese_JOYCE_revisado%20%28Biblioteca%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61775/4/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ec432c49e6945418a78c4a20be6ecbb cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589357027721216 |