A importância da malha ferroviária e sua situação crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Luiza Alves de Souza
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C4GSQ
Resumo: A malha ferroviária brasileira experimentou seus anos de glória e foi intensa a sua contribuição para o processo de modernização do país no ante e no pós-guerra. Apesar disso, a linha férrea não encontrou solo fértil para se disseminar; pelo contrário, avançou pouco, mas satisfez o desejo do Estado, o gestor do patrimônio. As ferrovias são de suma importância para um melhor escoamento de mercadorias, possuem menor custo, não correm risco de congestionamentos, transportam grandes volumes, pesos e quantidades. Com a capacidade exportadora, o Brasil precisa de investimentos em infraestrutura e material rodante em suas ferrovias que se encontram sucateadas e com reduzida proporção em relação à sua extensão territorial. Outro grande problema é a falta de padronização das bitolas entre as concessionárias dentro do país. O Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT) abordou o processo de planejamento de transportes, formalizou e aperfeiçoou a metodologia estratégica usada pelo Ministério dos Transportes, considerando os principais tipos de cargas, e, tendo como meta elevar a participação das ferrovias na movimentação de carga no país. A indústria do setor está preparada, embora grande parte dos vagões aqui produzidos esteja correndo nos trilhos de outros países. Para a elaboração deste trabalho foi utilizada a pesquisa bibliográfica como ferramenta metodológica, pois foram consultadas diferentes obras que descrevem sobre o tema: malha ferroviária.
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