O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/20465
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
id UNB-2_1187e6af59b22e1b9fd95a29cf2094a9
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/20465
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Ribeiro, Carlos Vinícius SousaAragão, Joaquim José Guilherme deRIBEIRO, Carlos Vinícius Sousa. O estudo de cadeia logística: o caso da Ferrovia Norte-Sul. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.http://bdm.unb.br/handle/10483/20465Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.A competitividade do mercado internacional exige que os produtos brasileiros possuam valor perante aos consumidores internacionais. A logística possui uma participação importante na geração de valor dos produtos para os clientes. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta a logística como um dos principais componentes da atividade empresarial. Baseado nessa importância, esse estudo tem como objetivo melhorar o tempo nas diversas atividades da logística. Buscou se informações para identificar as atividades logísticas da operação logística de exportação da soja em grãos, como os seus tempos de operação para simular o cenário atual e identificar os atividades que foram mais relevantes na sua execução.Partindo assim, do cenário atual, simulou-se as melhorias em termos de tempo de execução das atividades para então avaliar os resultados. Foram realizadas Simulações de Monte Carlo para quantificar o tempo de trânsito e a variabilidade do transporte de soja em grãos utilizando a Ferrovia Norte Sul. Ao final do trabalho, concluiu-se que pequenas alterações podem gerar economias de cerca de 10% em tempo de trânsito, além do aumento da confiabilidade do sistema.Submitted by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-08-02T11:29:40Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf: 2387675 bytes, checksum: 52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aa (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2018-08-02T11:30:02Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf: 2387675 bytes, checksum: 52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aa (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-02T11:30:02Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf: 2387675 bytes, checksum: 52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aa (MD5)The competitiveness of the international market requires that Brazilian products have value to international consumers. Logistics has an important participation in the generation utility marketing for customers. In this sense, the present work presents logistics as one of the main components of business activity. Based on this importance, this study aims to improve the time of logistics activities. It sought information to identify the logistic activities of the soybean grain export logistics operation, such as its operating times to simulate the current scenario and to identify the activities that were most relevant in its execution. Thus, from the current scenario, the improvements in terms of the execution time of the activities were evaluated and the results were then evaluated. Monte Carlo simulations were carried out to quantify the transit time and the variability of soybean transport in grains using the Ferrovia Norte Sul. At the end of the study, it was concluded that small changes can generate savings of around 10% in transit time, in addition to increasing system reliability.Transporte ferroviárioLogística de transporteTransporte de mercadoriasO estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2018-08-02T11:30:02Z2018-08-02T11:30:02Z2017-11-28info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdfapplication/pdf2387675http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/1/2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aaMD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/5/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD5510483/204652018-08-02 08:30:02.472oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712018-08-02T11:30:02Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul
title O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul
spellingShingle O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul
Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa
Transporte ferroviário
Logística de transporte
Transporte de mercadorias
title_short O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul
title_full O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul
title_fullStr O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul
title_full_unstemmed O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul
title_sort O estudo de cadeia logística : o caso da Ferrovia Norte-Sul
author Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa
author_facet Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Carlos Vinícius Sousa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragão, Joaquim José Guilherme de
contributor_str_mv Aragão, Joaquim José Guilherme de
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Transporte ferroviário
Logística de transporte
Transporte de mercadorias
topic Transporte ferroviário
Logística de transporte
Transporte de mercadorias
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2017.
publishDate 2017
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2017-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-02T11:30:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-02T11:30:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RIBEIRO, Carlos Vinícius Sousa. O estudo de cadeia logística: o caso da Ferrovia Norte-Sul. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/20465
identifier_str_mv RIBEIRO, Carlos Vinícius Sousa. O estudo de cadeia logística: o caso da Ferrovia Norte-Sul. 2017. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/20465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/1/2017_CarlosViniciusSousaRibeiro_tcc.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/20465/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 52ca3d5a09fda7660a9928c45f8089aa
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493065772302336