O Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao à Docencia (PIBID): as repercussões na perspectiva de seus atores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9KNP |
Resumo: | Esta tese tem como foco o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e volta-se para as ações desenvolvidas no âmbito desse programa nos Institutos Federais do Norte de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, no curso de Ciências Biológicas, a partir de subprojetos produzidos por essas duas instituições. Buscou-se analisar o processo de recontextualização do PIBID pelos atores envolvidos - Bolsistas de Iniciação à Docência (ID), Professores Supervisores (SUP) e Coordenadores de Área (CA), identificando como os discursos que orientam o PIBID se singularizam em cada instituição. Primeiramente, foram discutidas questões relacionadas à formação docente, bem como às políticas nessa área, com base na literatura que aborda esses campos. A seguir, foi analisado o contexto de implementação do PIBID tendo como base um breve levantamento sobre a região onde se encontram os dois institutos e um levantamento de dados que possibilitou traçar o perfil dos participantes. A questão central desta tese é identificar e analisar como os dispositivos legais e os documentos orientadores que regulamentam o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência são interpretados nos discursos dos atores participantes desse programa. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos, a análise documental, o questionário e a entrevista semiestruturada. Na primeira etapa foram aplicados questionários com questões fechadas, cujos dados, tratados por meio do software SPSS, geraram eixos orientadores das entrevistas realizadas com os segmentos ID, SUP e CA. Para o tratamento dos dados das entrevistas, empregamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os resultados permitem apontar que o PIBID, de fato, favoreceu a inserção dos futuros professores na educação básica, mas não foi capaz de superar o clássico distanciamento entre a universidade e a educação básica, uma vez que a primeira se comporta como aquela que detém a teoria, e a segunda, a prática. Constatamos também que o PIBID favoreceu um repensar sobre a prática dos professores coordenadores de área, embora não tenha conseguido modificar as ações formativas dentro do curso de licenciatura, pois estão circunscritas às mudanças da prática docente apenas dos envolvidos com o programa. Verificamos, ainda, que a inserção do bolsista de ID na educação básica provoca mudanças na percepção do futuro professor sobre a docência e nas perspectivas do licenciando sobre a profissão, encaminhando-o para a pósgraduação e reforçando nele a vontade de se tornar professor do ensino superior. Destacamos, por último, que experiências como o PIBID mostram que mesmo conseguindo alcançar alguns de seus objetivos, tornam-se urgentes medidas mais amplas e radicais para mudanças efetivas na formação inicial dos e nos cursos de licenciatura. Essas medidas incluem desde a valorização da carreira, evidenciada pela elevação dos salários docentes e de outras medidas que dizem respeito à melhoria das condições de trabalho do professorado, assim como transformações no currículo dos cursos de formação inicial desse futuro profissional, entre outras. Pode-se dizer, finalmente que somente dentro de um novo cenário profissional será possível traçar uma política nacional de formação docente consequente e profícua. |
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Luciola Licinio de C P SantosDalila Andrade OliveiraAdriana Maria Cancella DuarteElba Siqueira de Sá BarrettoMaria Ines Galvão Flores Marcondes de SouzaJosé de Sousa Miguel LopesMaria de Lourdes Ribeiro Gaspar2019-08-13T06:53:06Z2019-08-13T06:53:06Z2017-12-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AW9KNPEsta tese tem como foco o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e volta-se para as ações desenvolvidas no âmbito desse programa nos Institutos Federais do Norte de Minas Gerais e Triângulo Mineiro, no curso de Ciências Biológicas, a partir de subprojetos produzidos por essas duas instituições. Buscou-se analisar o processo de recontextualização do PIBID pelos atores envolvidos - Bolsistas de Iniciação à Docência (ID), Professores Supervisores (SUP) e Coordenadores de Área (CA), identificando como os discursos que orientam o PIBID se singularizam em cada instituição. Primeiramente, foram discutidas questões relacionadas à formação docente, bem como às políticas nessa área, com base na literatura que aborda esses campos. A seguir, foi analisado o contexto de implementação do PIBID tendo como base um breve levantamento sobre a região onde se encontram os dois institutos e um levantamento de dados que possibilitou traçar o perfil dos participantes. A questão central desta tese é identificar e analisar como os dispositivos legais e os documentos orientadores que regulamentam o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência são interpretados nos discursos dos atores participantes desse programa. A pesquisa utilizou como procedimentos metodológicos, a análise documental, o questionário e a entrevista semiestruturada. Na primeira etapa foram aplicados questionários com questões fechadas, cujos dados, tratados por meio do software SPSS, geraram eixos orientadores das entrevistas realizadas com os segmentos ID, SUP e CA. Para o tratamento dos dados das entrevistas, empregamos a Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os resultados permitem apontar que o PIBID, de fato, favoreceu a inserção dos futuros professores na educação básica, mas não foi capaz de superar o clássico distanciamento entre a universidade e a educação básica, uma vez que a primeira se comporta como aquela que detém a teoria, e a segunda, a prática. Constatamos também que o PIBID favoreceu um repensar sobre a prática dos professores coordenadores de área, embora não tenha conseguido modificar as ações formativas dentro do curso de licenciatura, pois estão circunscritas às mudanças da prática docente apenas dos envolvidos com o programa. Verificamos, ainda, que a inserção do bolsista de ID na educação básica provoca mudanças na percepção do futuro professor sobre a docência e nas perspectivas do licenciando sobre a profissão, encaminhando-o para a pósgraduação e reforçando nele a vontade de se tornar professor do ensino superior. Destacamos, por último, que experiências como o PIBID mostram que mesmo conseguindo alcançar alguns de seus objetivos, tornam-se urgentes medidas mais amplas e radicais para mudanças efetivas na formação inicial dos e nos cursos de licenciatura. Essas medidas incluem desde a valorização da carreira, evidenciada pela elevação dos salários docentes e de outras medidas que dizem respeito à melhoria das condições de trabalho do professorado, assim como transformações no currículo dos cursos de formação inicial desse futuro profissional, entre outras. Pode-se dizer, finalmente que somente dentro de um novo cenário profissional será possível traçar uma política nacional de formação docente consequente e profícua.This thesis focus on the Institutional Program of Initiation to Teaching (PIBID) and emphasizes the actions developed under this program in the Federal Institution of the North of Minas Gerais and Triângulo Mineiro, specifically in the Biological Sciences courses, from subprojects developed by these two institutions. The research sought to analyze the process of recontextualization of PIBID by the participants involved - Grant Recipients of Initiation to Teaching (ID), Teachers Supervisors (SUP) and Area Coordinators (CA). Furthermore, the research attempted to identify how the speeches that guide the PIBID are unique in each institution. Firstly, issues related to teacher education, as well as to policies in this area, were discussed, based on the literature that deals with these fields. Next, the implementation of PIBID was analyzed based on a brief survey on the region where the two institutions are located and a data survey that made it possible to outline the participants profile. The central point of this thesis is to identify and analyze how the legal provisions and the guiding documents that regulate the Institutional Program of Initiation to Teaching are interpreted in the speeches of the participants of this program. The research used as a methodological procedure, the documentary analysis, the questionnaire and the semi-structured interview. During the first step, questionnaires with closed questions were applied, the data was processed through the SPSS software, and the data was then used to generate guiding axes of the interviews performed with ID, SUP and CA. The Bardin Content Analysis was used to evaluate the interview data (2009). The results indicate that the PIBID, in fact, favored the inclusion of future teachers in the education system, however, the program was not able to overcome the distance between the higher education system and the basic education system, since the former behaves like the one that holds the theory, and the second, the practice. It was also found that the PIBID favored a rethinking process about the practices used by the area coordinator teachers, although it did not manage to modify the formative actions within the licentiate course, since they are confined to changes in the teaching practice only of those involved with the program. Additionally, it was verified that the insertion of the grant recipient of ID in the basic education system causes changes in the perception of the future teacher about teaching methods and the perspectives of the graduate student on the profession, guiding the graduate student to a postgraduate program and reinforcing in the student the desire to become a professor. Lastly, the research highlights, that experiences such as the PIBID show that even achieving some of its objectives, broader and more radical measures are critical for effective changes in initial training and undergraduate courses. These measures include career enhancement, which can be obtained by increasing teacher salaries and improving working conditions of teachers, as well as changes in the curriculum of initial training courses of future professionals, among others. Finally, it can be said that only within a new professional scenario will it be possible to draw up a national policy of effective and profitable teacher education.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoInstituto federalFormação de professoresInstituição de ensino superiorLicenciaturaEscola de Educação BásicaPibidPolítica de formação de professoresO Programa Institucional de Bolsa de Iniciacao à Docencia (PIBID): as repercussões na perspectiva de seus atoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgeducacao_marialourdesribeirogaspar_tesedoutorado.pdfapplication/pdf2659169https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW9KNP/1/ppgeducacao_marialourdesribeirogaspar_tesedoutorado.pdfc3cf467555265017792f7d78d19d8b36MD51TEXTppgeducacao_marialourdesribeirogaspar_tesedoutorado.pdf.txtppgeducacao_marialourdesribeirogaspar_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain926238https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AW9KNP/2/ppgeducacao_marialourdesribeirogaspar_tesedoutorado.pdf.txtd942e4756bb301e1fa09bfe0f062641cMD521843/BUBD-AW9KNP2019-11-14 21:52:07.282oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AW9KNPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:52:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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