O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141768 |
Resumo: | Partindo de uma concepção de professor crítico-reflexivo, a presente proposta de pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Tem como objetivo geral investigar os reflexos e as possíveis contribuições do PIBID para o processo de formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que terá como objeto de estudo o Grupo PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Teremos como sujeitos os integrantes que participam diretamente do processo de elaboração e aplicação de atividades pedagógicas em escolas públicas da Rede Estadual em Presidente Prudente (SP). Analisaremos alguns documentos que respaldam legalmente a implantação deste Programa na universidade, bem como dados obtidos em reuniões do PIBID e das observações das aulas em que as atividades elaboradas são aplicadas. Como eixo teórico será utilizado estudos que abordam a temática da formação inicial de professores e sua relação com a articulação entre teoria e prática. Com este estudo esperamos contribuir para a área da formação de professores, evidenciando a importância de propor situações em que possibilitem a aproximação dos acadêmicos com o contexto escolar, bem como sinalizar caminhos que contribuam efetivamente para uma melhor articulação entre teoria e prática a partir da experiência de uma pesquisa que discute, como política de formação, a escola como sendo o lócus da aprendizagem docente. |
id |
UNSP_68f7cf8a60d42ea3397dfd275acec72c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141768 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professoresFormação inicial de professoresPIBIDArticulação teoria e práticaPartindo de uma concepção de professor crítico-reflexivo, a presente proposta de pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Tem como objetivo geral investigar os reflexos e as possíveis contribuições do PIBID para o processo de formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que terá como objeto de estudo o Grupo PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Teremos como sujeitos os integrantes que participam diretamente do processo de elaboração e aplicação de atividades pedagógicas em escolas públicas da Rede Estadual em Presidente Prudente (SP). Analisaremos alguns documentos que respaldam legalmente a implantação deste Programa na universidade, bem como dados obtidos em reuniões do PIBID e das observações das aulas em que as atividades elaboradas são aplicadas. Como eixo teórico será utilizado estudos que abordam a temática da formação inicial de professores e sua relação com a articulação entre teoria e prática. Com este estudo esperamos contribuir para a área da formação de professores, evidenciando a importância de propor situações em que possibilitem a aproximação dos acadêmicos com o contexto escolar, bem como sinalizar caminhos que contribuam efetivamente para uma melhor articulação entre teoria e prática a partir da experiência de uma pesquisa que discute, como política de formação, a escola como sendo o lócus da aprendizagem docente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP]Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]2016-07-19T13:00:22Z2016-07-19T13:00:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2643-2655application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2643-26552357-7819http://hdl.handle.net/11449/141768ISSN2357-7819-2014-2643-2655.pdf4339807008555214porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:43:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:18:26.833103Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores |
title |
O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores |
spellingShingle |
O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP] Formação inicial de professores PIBID Articulação teoria e prática |
title_short |
O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores |
title_full |
O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores |
title_fullStr |
O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores |
title_full_unstemmed |
O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores |
title_sort |
O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores |
author |
Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP] |
author_facet |
Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP] Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores PIBID Articulação teoria e prática |
topic |
Formação inicial de professores PIBID Articulação teoria e prática |
description |
Partindo de uma concepção de professor crítico-reflexivo, a presente proposta de pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Tem como objetivo geral investigar os reflexos e as possíveis contribuições do PIBID para o processo de formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que terá como objeto de estudo o Grupo PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Teremos como sujeitos os integrantes que participam diretamente do processo de elaboração e aplicação de atividades pedagógicas em escolas públicas da Rede Estadual em Presidente Prudente (SP). Analisaremos alguns documentos que respaldam legalmente a implantação deste Programa na universidade, bem como dados obtidos em reuniões do PIBID e das observações das aulas em que as atividades elaboradas são aplicadas. Como eixo teórico será utilizado estudos que abordam a temática da formação inicial de professores e sua relação com a articulação entre teoria e prática. Com este estudo esperamos contribuir para a área da formação de professores, evidenciando a importância de propor situações em que possibilitem a aproximação dos acadêmicos com o contexto escolar, bem como sinalizar caminhos que contribuam efetivamente para uma melhor articulação entre teoria e prática a partir da experiência de uma pesquisa que discute, como política de formação, a escola como sendo o lócus da aprendizagem docente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T13:00:22Z 2016-07-19T13:00:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2643-2655 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141768 ISSN2357-7819-2014-2643-2655.pdf 4339807008555214 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141768 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2643-2655 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-2643-2655.pdf 4339807008555214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2643-2655 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128344985698304 |