O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141768
Resumo: Partindo de uma concepção de professor crítico-reflexivo, a presente proposta de pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Tem como objetivo geral investigar os reflexos e as possíveis contribuições do PIBID para o processo de formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que terá como objeto de estudo o Grupo PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Teremos como sujeitos os integrantes que participam diretamente do processo de elaboração e aplicação de atividades pedagógicas em escolas públicas da Rede Estadual em Presidente Prudente (SP). Analisaremos alguns documentos que respaldam legalmente a implantação deste Programa na universidade, bem como dados obtidos em reuniões do PIBID e das observações das aulas em que as atividades elaboradas são aplicadas. Como eixo teórico será utilizado estudos que abordam a temática da formação inicial de professores e sua relação com a articulação entre teoria e prática. Com este estudo esperamos contribuir para a área da formação de professores, evidenciando a importância de propor situações em que possibilitem a aproximação dos acadêmicos com o contexto escolar, bem como sinalizar caminhos que contribuam efetivamente para uma melhor articulação entre teoria e prática a partir da experiência de uma pesquisa que discute, como política de formação, a escola como sendo o lócus da aprendizagem docente.
id UNSP_68f7cf8a60d42ea3397dfd275acec72c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141768
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professoresFormação inicial de professoresPIBIDArticulação teoria e práticaPartindo de uma concepção de professor crítico-reflexivo, a presente proposta de pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Tem como objetivo geral investigar os reflexos e as possíveis contribuições do PIBID para o processo de formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que terá como objeto de estudo o Grupo PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Teremos como sujeitos os integrantes que participam diretamente do processo de elaboração e aplicação de atividades pedagógicas em escolas públicas da Rede Estadual em Presidente Prudente (SP). Analisaremos alguns documentos que respaldam legalmente a implantação deste Programa na universidade, bem como dados obtidos em reuniões do PIBID e das observações das aulas em que as atividades elaboradas são aplicadas. Como eixo teórico será utilizado estudos que abordam a temática da formação inicial de professores e sua relação com a articulação entre teoria e prática. Com este estudo esperamos contribuir para a área da formação de professores, evidenciando a importância de propor situações em que possibilitem a aproximação dos acadêmicos com o contexto escolar, bem como sinalizar caminhos que contribuam efetivamente para uma melhor articulação entre teoria e prática a partir da experiência de uma pesquisa que discute, como política de formação, a escola como sendo o lócus da aprendizagem docente.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP]Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]2016-07-19T13:00:22Z2016-07-19T13:00:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2643-2655application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2643-26552357-7819http://hdl.handle.net/11449/141768ISSN2357-7819-2014-2643-2655.pdf4339807008555214porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-08T06:03:19Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141768Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-08T06:03:19Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores
title O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores
spellingShingle O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores
Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP]
Formação inicial de professores
PIBID
Articulação teoria e prática
title_short O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores
title_full O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores
title_fullStr O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores
title_sort O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores
author Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP]
author_facet Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author_role author
author2 Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
PIBID
Articulação teoria e prática
topic Formação inicial de professores
PIBID
Articulação teoria e prática
description Partindo de uma concepção de professor crítico-reflexivo, a presente proposta de pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Tem como objetivo geral investigar os reflexos e as possíveis contribuições do PIBID para o processo de formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que terá como objeto de estudo o Grupo PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Teremos como sujeitos os integrantes que participam diretamente do processo de elaboração e aplicação de atividades pedagógicas em escolas públicas da Rede Estadual em Presidente Prudente (SP). Analisaremos alguns documentos que respaldam legalmente a implantação deste Programa na universidade, bem como dados obtidos em reuniões do PIBID e das observações das aulas em que as atividades elaboradas são aplicadas. Como eixo teórico será utilizado estudos que abordam a temática da formação inicial de professores e sua relação com a articulação entre teoria e prática. Com este estudo esperamos contribuir para a área da formação de professores, evidenciando a importância de propor situações em que possibilitem a aproximação dos acadêmicos com o contexto escolar, bem como sinalizar caminhos que contribuam efetivamente para uma melhor articulação entre teoria e prática a partir da experiência de uma pesquisa que discute, como política de formação, a escola como sendo o lócus da aprendizagem docente.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T13:00:22Z
2016-07-19T13:00:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2643-2655
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141768
ISSN2357-7819-2014-2643-2655.pdf
4339807008555214
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141768
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2643-2655
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2643-2655.pdf
4339807008555214
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2643-2655
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797789325660782592