Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_ee28a1cdc89d2fa9d202add3bfb70364
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQ72
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Maria Alice Moreira LimaGilmar Moura da SilvaJosiete Silva dos Santos2019-08-13T14:38:20Z2019-08-13T14:38:20Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADTQ72A indisciplina está sendo apontada em várias pesquisas como um dos maiores problemas enfrentados pelos professores na atualidade. Este trabalho apresenta um projeto denominado Gincana Avaliativa que aborda, através de um sistema de pontos e prêmios, questões ligadas a disciplina no cumprimento das atividades propostas em sala de aula e também das regras presentes no ambiente escolar. Essa prática pedagógica está sendo aplicada desde o ano de 2005 na regência de turmas do 1º e 2º ciclos. No caso dessa pesquisa, por amostragem, foram observados os alunos do 4º ano do 2º ciclo da Escola Municipal Padre Edeimar Massote. As observações e questionários aplicados aos alunos foram os instrumentos utilizados para se chegar aos resultados dessa experiência. Foi concluído que a Gincana Avaliativa funciona como uma boa metodologia para o trabalho com a disciplina por promover, de fato, mudanças significativas. Os resultados mais importantes desse projeto são percebidos na melhoria da aprendizagem, pois o mesmo acaba proporcionando um espaço propício para o melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos por permitir que o espaço e o tempo da sala de aula sejam mais aproveitados.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Jogos educativosAtividades criativas na sala de aula Disciplina escolarDisciplinaSala de aulaAprendizagemMetodologiaGincana avaliativaRegrasexperiênciaProjeto gincana avaliativa: intervenção para trabalhar a disciplina dos estudantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjosiete_silva_dos_santos.pdfapplication/pdf220619https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/1/josiete_silva_dos_santos.pdfbfcc3239f2f29f21c8c99c451e372eb3MD51TEXTjosiete_silva_dos_santos.pdf.txtjosiete_silva_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain48771https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADTQ72/2/josiete_silva_dos_santos.pdf.txt7e8520178ae06504723e72772e822104MD521843/BUOS-ADTQ722019-11-14 11:09:45.367oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADTQ72Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:09:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548186555383808